TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: PORTFÓLIOS DE IDÉIAS INSPIRADORAS PARA INOVAR AS AULAS DO AMBIENTE ESCOLAR E PSICOPEDAGOGICO (PARTE 2).
Simone Helen Drumond Ischkanian¹
Abraão Danziger de Matos2
Rita de Cassia Soares Duque3
Taynan Alécio da Silva4
Juliana Balta Ferreira5
1. INTRODUÇÃO
A educação fragmentada de conteúdos não significativos, presentes nas diversas instituições educacionais do país é fator relevante de preocupação para os autores: Abraão Danziger de Mato; Rita de Cassia Soares Duque; Taynan Alécio da Silva; Juliana Balta Ferreira e Simone Helen Drumond Ischkanian. Este caráter fragmentado e desarticulado tem origem na exigência material de formação dos indivíduos que a sociedade moderna, com suas formas de organização social, impôs às instituições educacionais, inclusive à escola em todos os níveis. Urge a necessidades de contextualizar nas instituições educacionais públicas e particulares do país, um novo novar ao que é relevante a educacão globalizante dos alunos típicos e atípicos.
Não queremos alunos típicos e atípico, meros cumpridores de tarefas, que os levam à dificuldades crescentes em aprender o que está sendo ensinado, levando-os ao desinteresse e desmotivação coletiva. O caminho percorrido pela educação fragmentada traz muitas preocupações e inquietações, em relação à metodologias, conteúdos disciplinares, trabalho pedagógico, avaliação, entre outros. Neste sentido, um grupo de nove (9) autores reuniram-se para evidenciar em artigos, dicas de portfólios de idéias inspiradoras para inovar as aulas do ambiente educacional e psicopedagógico, para abolir a educação fragmentada, aprendizagem fragmentada e ação pedagógica fragmentada do país.
Educação fragmentada é o resultado da fragmentação do conhecimento a ser ensinado é a perda de sentido, que se manifesta nos alunos típicos e atípicos como repúdio a determinadas disciplinas, demonstrando que eles não conseguem perceber as semelhanças e relações entre as diferentes áreas do conhecimento.
Gladys Nogueira Cabral Jayme Salz Odilon Wanessa Silva Roque Ionys Oliveira de Sousa
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Aprendizagem fragmentada significa aprender parcialmente algo e sim organizar os conteúdos de maneira que o estudante típico e atípico, consiga seguir o cronograma de estudos alcançando o resultado desejado. Assim, esses estudantes deves organizar seus estudos por projetos de portfólios semanais, mensais, trimestrais, semestrais, etc.
Simone Ischkanian Abraão D. de Matos Juliana Balta Ferreira |
Ação pedagógica fragmentada significa repensar as instituições educacionais, seus tempos, seu espaço, sua forma de lidar com conteúdos das áreas e com o mundo da informação; significa pensar na aprendizagem como um processo global e complexo; significa romper com um modelo fragmentado de educação e recriar a instituição educacional, transformando-a em espaço significativo.
Rita de Cássia S. Duque Taynan Alécio da Silva |
Fonte: Autores (2022)
Os portfólios de idéias inspiradoras para inovar as aulas do ambiente escolar e psicopedagógico visam retirar o aluno típico e atípico da condição de espectador passivo, estimulando o pensamento crítico e a autonomia intelectual.
A autora do Método de Portfólios – Inclusão, Autismo e Educação, Simone Helen Drumond Ischkanian destaca que a “aprendizagem com portfólios quando muito bem planejada permite que, ao longo do processo ensino-aprendizagem, o conteúdo disciplinar provoque aprendizagens significativas que mobilizem os alunos típicos e atípicos e estabeleçam entre eles o conhecimento globalizante e uma relação de reciprocidade”. A contextualização predispõe ao uso de outras áreas presentes na vida pessoal, social e cultural dos alunos e demonstra saberes já adquiridos pelo mesmo. “A LDB 9.394/96 prevê um ensino e aprendizagem que facilite a ponte entre a teoria e a prática, valorizando o trabalho e a cidadania” (CABRAL, 2022).
De acordo com as Diretrizes Curriculares da Educação Básica (LDB, 1996, p.05):
Os conteúdos disciplinares devem ser tratados, na escola, de modo contextualizado, estabelecendo-se, entre eles, relações interdisciplinares e colocando sob suspeita tanto a rigidez com que tradicionalmente se apresentam quanto o estatuto de verdade atemporal dado a eles. Desta perspectiva, propõe-se que tais conhecimentos contribuam para a crítica às contradições sociais, políticas e econômicas presentes nas estruturas da sociedade contemporânea e propicie compreender a produção científica, a reflexão filosófica, a criação artística, nos contextos em que elas se constituem.
As Diretrizes Nacionais para o Ensino Médio estimulam metodologias de ensino e de avaliação, as quais incentivem o professor a planejar o trabalho pedagógico, com entendimento do caráter social da construção do conhecimento científico, com ênfase aos procedimentos, “as atitudes e também aos valores, para que os conteúdos disciplinares não consistam em apenas conceitos livres de significado” (DANZIGER DE MATOS, 2022).
2. DESENVOLVIMENTO
Escolher a ferramenta ideal para criar seus portfólios de idéias inspiradoras para inovar as aulas do ambiente escolar e psicopedagógico é um passo que exige paciência e persistência até achar aquela com a qual você se entende e se adapta melhor. Muitos nomes são utilizados como porta-fólio, processo-fólio, diário de bordo, webfolio (quando sua construção envolve elementos da informática).
No presente artigo será utilizado o termo portfólio e para ajudar os diversos profissionais nessa missão, listamos a seguir algumas ferramentas que são usadas por muitos profissionais para criar um portfólio na área de tecnologia:
Para criação de portfólios com idéias inspiradoras para inovar as aulas do ambiente escolar e psicopedagógico o Cargo Collective é a ferramenta que conta com boas opções de customização para quem entende de CSS e HTML, ou seja, para deixar sua página do jeitinho que você quiser, completamente exclusiva. Mas, se você não tiver o básico de programação, fique tranquilo, o Cargo também é para você. A plataforma tem mais de quarenta opções de templates à disposição dos usuários, que permitem uma apresentação dos trabalhos de forma bonita e funcional. Basta escolher aquele que mais gosta e seguir em frente. Em poucos passos, e sem muito trabalho, a sua página profissional estará pronta para ser divulgada a quem interessar. (BALTA FERREIRA, 2022)
O DevianArt não é assim tão conhecido como o Behance, mas tem orgulho em ostentar o título de maior comunidade do mundo para divulgação de trabalhos artísticos. Para a criação de portfólios com idéias inspiradoras para inovar as aulas do ambiente escolar e psicopedagógico o DevianArt é primordial, realmente, é muita gente que o utiliza - são mais de 20 milhões de usuários. Os templates disponibilizados têm aparência profissional e são fáceis de usar. No plano gratuito, é permitido apenas o upload de até cem imagens por usuário. Porém, veja pelo lado positivo: a comunidade é grande, então mesmo com essa quantidade há boas chances de conseguir visualizações. Mas se desejar uma opção mais completa, existem planos pagos com mais funcionalidades e possibilidades de personalização. Por fim, se tiver um domínio próprio, pode usá-lo para criar um site com seu próprio nome (ALÉCIO DA SILVA, 2022).
O Github para a criação de portfólios com idéias inspiradoras para inovar as aulas do ambiente escolar e psicopedagógico é uma plataforma usada por programadores para compartilhar e divulgar códigos, projetos, programas com a comunidade, formada, principalmente, por entusiastas do open source. Utilizada desde os mais novatos até os profissionais experientes da área, permite que várias pessoas trabalhem conjuntamente no mesmo projeto. Como o portfólio, é uma ferramenta importante, já que empresas e clientes podem conhecer os seus trabalhos feitos pelos desenvolvedores. Além disso, é possível interagir com outros usuários, fazer networking e receber contatos profissionais. Os projetos no Github são organizados por pastas, que comportam um grande variedade de arquivos, tais como: html,documentos de texto, php, css, pdf, jpeg, gráficos, entre vários outros. Para usá-lo não há limite de upload de arquivos, porém na conta gratuita todos os arquivos das pastas serão públicos, sendo acessados por qualquer pessoa. Quem deseja manter privado e acessível apenas a um grupo específico, precisa fazer um upgrade para a conta paga (SOARES DUQUE. 2022).
O Carbonmade é uma plataforma interessante para criar um portfólio na área de tecnologia. A exemplo do Behance, o Carbonmade também permite organizar os trabalhos por meio de álbuns, divididos por temas e com descrições específicas. O seu uso é muito fácil: basta fazer um cadastro e escolher um layout preferido. Há diversos prontos; determine aquele que mais tem a ver com seu estilo e área de atuação. Os templates não são muito customizáveis, ou seja, é indicado para quem não quer ter muito trabalho pensando em layout e deseja concluir seu portfólio o mais rápido possível. Além disso, a versão gratuita só permite o upload de imagens. Se tiver vídeos e áudios, é necessário usar a versão paga, que é mais completa e com mais opções de layout. Se quiser essa opção, sai 6 dólares por mês para até 10 projetos, 12 dólares para até 50 e 18 dólares na versão ilimitada. (DANZIGER DE MATOS, 2022).
O grupo de autores dos artigos “TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: PORTFÓLIOS DE IDÉIAS INSPIRADORAS PARA INOVAR AS AULAS DO AMBIENTE ESCOLAR E PSICOPEDAGOGICO (PARTES 1 E 2)”. Destacam que na literatura encontram-se diversos tipos de portfólios. Shores e Grace (2001, p. 43 - 45) relacionam três tipos de portfólios: particular, de aprendizagem e demonstrativo.
a) O portfólio particular: apresenta dados dos alunos, reunidos e coletados pelos professores a partir de entrevistas com os pais, estudo de caso. Aprofundam e ampliam o conhecimento do professor em relação ao aluno. E são confidenciais.
b) O portfólio de aprendizagem: é a coleção do aluno, é aquela em que professor e aluno selecionam anotações, rascunhos e esboços de projetos, amostras de trabalhos. Tornam-se fontes de consulta para ambos e fornecem elementos do aprendizado.
c) O portfólio demonstrativo: uma coleção de amostras de trabalhos, relatos narrativos e outras evidências, para ser conferida pelos futuros professores, com o propósito de fornecer um registro contínuo de avaliação. (SHORES e GRACE, 2001, p.145).
Um portfólio é constituído por diversos itens e podem variar conforma: a disciplina/atendimento educacional, o professo ou psicopedagogo/terapeuta educacional e suas finalidades. Cabe ao coletivo educacional decidir trabalhar coesamente com os portfólios e observar a realidade e as necessidades de seus alunos típicos e atípicos, buscar na literatura subsídios e de posse de muita criatividade, aventurar-se embasado em saberes globalizantes, pelos novos caminhos de possibilidades que os portfólios oferecem.
Os autores Rita de Cassia Soares Duque; Abraão Danziger de Mato; Taynan Alécio da Silva; Juliana Balta Ferreira e Simone Helen Drumond Ischkanian, apresentam aos educadores e psicopedagogos, uma seqüência de elementos como sugestão para a elaboração de portfólios com foco no ensino e aprendizagem.
a) CAPA DO PORTFÓLIO - com a identificação do aluno (típico ou atípico) e instituição educacional. Sugere-se ao aluno personalizar (criar) a capa, buscando ilustrações referentes ao conteúdo trabalhado.
b) SUMÁRIO DO PORTFÓLIO - que é a enumeração dos trabalhos e/ou atividades, na ordem que foram organizados na pasta, bem como as páginas em que se iniciam. Demonstram uma seqüência de atividades e conteúdos. É o último item a ser feito.
c) INTRODUÇÃO DO PORTFÓLIO - em que o aluno típico ou atípico destaca a justificativa e os objetivos da elaboração do portfólio. É um dos momentos de reflexão. Pode descrever alguns tópicos considerados importantes e relevantes que estão presentes na pasta.
d) ORGANIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DO PORTFÓLIO – elementos elaborados e selecionados pelo aluno típico ou atípico. Nesta etapa as especificidades dos alunos atípicos, devem se coesamente analisadas, observando as etapas de aprendizagens e os caminhos percorridos, A seleção dos itens (atividades/conteúdos) que compõem o portfólio deve ser realizada buscando qualidade e variedade, na perspectiva de uma apreciação positiva. Essas atividades podem ser pesquisas, textos, resumos, tabelas, figuras, glossário e as atividades contextualizadas neste artigo (elemento constante de pesquisa dos autores).
e) FICHAS DE AUTO-AVALIAÇÃO DO PORTFÓLIO - referentes às atividades elaboradas. São momentos importantes, tanto para autonomia do aluno típico e atípico, quanto para o professor ou psicopedagogo oportunizar atividades que contextualizam o portfólio. Lembre-se: as fichas devem ser apresentadas aos participantes no inicio de cada caminhada.
f) ATIVIDADES REFEITAS DO PORTFÓLIO - após a correção pelo professor ou psicopedagogo, é relevante que o aluno típico ou atípico, refaça as atividades. São fontes importantes para a retomada dos conteúdos. “Os erros são caminhos para o conhecimento é a oportunidade de aplicar saberes globalizante” (ISCHKANIAN, 2022).
g) PARECER DO PROFESSOR OU PSICOPEDAGOGO NO PORTFÓLIO - é importante para novos encaminhamentos, tanto para o professor/psicopedagogo quanto para o aluno típico ou atípico.
h) ANEXOS DO PORTFÓLIO - constituem-se de um espaço para o aluno típico ou atípico, acrescentar informações, como textos, figuras, tabelas, gráficos, não elaborados pelo aluno, que serve de aprofundamento dos conteúdos. “Podem ser usados para fazer relação com outros conteúdos e até mesmo com outras disciplinas, é uma forma de “enriquecer” o portfólio de forma coesa para uma aprendizagem transcendente” (DANZIGER DE MATOS, 2022).
O portfólio constitui-se de um material único, já que é personalizado, exige do professor criatividade, conteúdos mais significativos em que o mesmo procure estimular a criatividade e a autonomia do aluno, incentivá-lo a “personalizar” seu portfólio com mensagens, fotos, desenhos e principalmente que acompanhe o processo, o enfrentamento das limitações e as possibilidades de crescimento e superação, incentivando-o e motivando-o” (SOARES DUQUE, 2022).
O portfólio utilizado como ferramenta de ensino apresenta uma série de vantagens como permitir uma “relação dialógica entre professor e aluno, possibilitar uma maior interação e proporcionar momentos de feedback e registro de idéias” (ALÉCIO DA SILVA,2022).
RECURSOS TECNOLÓGICOS ESTUDADO PELOS AUTORES PARA CONTEXTUALIZAR SEU PORTFÓLIO PESSOAL DE IDÉIAS INSPIRADORAS PARA INOVAR AS AULAS DO AMBIENTE ESCOLAR E PSICOPEDAGOGICO
GeoGebra |
Juliana Balta Ferreira destaca que GeoGebra é um software livre destinado à geometria dinâmica, reúne conteúdo da escola primária ao nível universitário. Geometria Interativa, álgebra, estatística e software de cálculo e dezenas de milhares de materiais livres. Para uso deste programa é necessário instalar no computador. Acessar em: http://www.geogebra.org/cms/pt_BR/ |
Lixo |
Simone Helen Drumond Ischkanian enfatiza que LIXO é um portal sobre práticas sustentáveis na área de resíduos sólidos no Brasil, com ele pode-se aplicar várias práticas sustentáveis. Acessar em: http://www.lixo.com.br/ |
Movie Maker
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Taynan Alécio da Silva evidencia que o Movie Maker é um programa da Microsoft, geralmente vem instalado com o sistema operacional Windows, sendo um excelente programa para criação de vídeos de fácil usabilidade. Com ele os estudantes (típicos e atípicos), podem criar diversas apresentações de pesquisa. Acessar em: http://www.baixaki.com.br/download/windows-movie-maker.htm |
Portal Dia a Dia
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Rita de Cassia Soares Duque ressalta o Portal Dia a Dia é relevante para educação. No ambiente os educadores dispõe de um link, onde estão acessíveis vários links. Acessar em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=16 |
Star Chart ou Carta Celeste
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Abraão Danziger de Matos reflete que Star Chart ou Carta Celeste, é um dispositivo para celulares que baseando na tecnologia GPS mapeia a carta celestial, no contexto educacional os professores dispõem de um recurso educacional baseado em realidade aumentada. |
Tabela 1 – Ferramentas tecnológicas para compor o portfólio digital
Fonte: Autores (2022)
O portfólio merece um lugar de destaque no sentido de “oportunizar aos professores/psicopedagogos e alunos típicos e atípicos, uma reflexão sobre sua trajetória, interagindo e redefinindo coordenadas para sua caminhada” (BALTA FERREIRA, 2022).
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS
O portfólio pode ser definido em linhas gerais, como uma coleção de itens que revela, durante um certo período de tempo, os diferentes aspectos do crescimento e do desenvolvimento de cada aluno, auxiliando o professor a entender melhor o potencial desenvolvimento dos alunos e a organizar e planejar atividades educativas mais eficientes e coerentes.
Observa-se na vivência da implementação do uso de portfólios:
Uma aplicação exige organização, seleção e reflexão.
Um planejamento e organização rigorosos, clareza nos objetivos e um cuidado especial com a seleção das atividades a propor aos alunos típicos e atípico.
O acompanhamento das atividades selecionadas pelos alunos típicos e atipicos para compor seus portfólios.
O professor estabeleça um canal de diálogo com cada aluno através de um contínuo feedback de seus trabalhos,uma revisão sistemática e regular, afim de que o esforço do aprender não resulte em simples compilação de trabalhos.
A elaboração e a análise de portfólios possibilitam aos educadores tornarem-se pesquisadores de sua própria prática pedagógica, ao levá-los à reflexão.
O ensino não pode ser tratado como um processo pronto e acabado.
O trabalho pedagógico deve vir a propiciar retomada de conteúdos, diálogo professor aluno, valorização dos trabalhos e retomada da auto-estima.
O trabalho pedagógico coletivo envolvendo demais professores da série e também apoio da equipe pedagógica e da direção da instituição educacional é de grande contribuição e significância para que o processo ensino e aprendizagem tenha caráter contínuo e reflexivo.
Em suma: o grande desafio para professores, psicopedagogos e alunos típicos e atípicos no âmbito educacional, atualmente é estabelecer novos olhares, para perspectivas inovadoras, as quais centralizam a formação de alunos com capacidade de reflexão e autonomia; uma nova realidade que exige maior interação uns com os outros e participação ativa no processo de aprendizagem. Entende-se que o uso de portfólios não resolverá todos os problemas educacionais, mas nossa vivência demonstra que os mesmos podem influenciar positivamente as formas como se ensina e se aprende.
No momento em que torna o aluno típico ou atípico mais participativo e reflexivo, ao valorizar o saber e o trabalho de cada um, dar-lhe autonomia, melhorar a sua auto-estima, e que as dificuldades devam ser superadas e com elas também é possível se aprender; pode-se então pelo menos apontar um caminho significativo no processo de melhoria da qualidade de ensino.
REFERÊNCIAS
CABRAL, G. N. A gestão educativa atrelada à diversidade cultural e às tecnologias. In: Débora Magdieli Lucca Vieira; Domingos Aparecido dos Reis; Ellen Salvador Miranda; Paula sa Silva Guedes. (Org.). Tecnologias Colaborativas e Inclusivas no Contexto Educacional. 1ed.Alegrete, RS: TERRIED, 2022, v. 1, p. 7-20. Disponível em: https://www.terried.com/_files/ugd/03aaa5_9e0048dfd29e448c99ed5b3a2ebfe459.pdf#Cap1. Acesso em: 10 set 2022.
CABRAL, G. N. As Metodologias Ativas no Processo Educativo. In: Deivid Alex dos Santos; Herika Cristina Olivera da Costa. (Org.). Educação e Aprendizagem: Abordagens Baseadas em Evidências. 1ed.Itapiranga, SC: SCHREIBEN, 2022, v. 1, p. 114-122. Disponível em: https://www.editoraschreiben.com/_files/ugd/e7cd6e_7d8f36d2e0dc4464bf8bc3e861d5bf41.pdf. Acesso em: 11 set 2022.
CARVALHO, M. J. S.; PORTO, L. S. Portfólio educacional: Proposta alternativa de avaliação: Guia didático. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2005.
ISCHKANIAN, Simone Helen Drumond. Tecnologias, educação e portfólios. Disponível em: https://autismosimonehelendrumond.blogspot.com/2022/09/tecnologia-na-educacao-portfolios-de.html. Acesso em: 09 set 2022.
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL. Lei no 9.394, de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/l9394.htm. Acesso em: 09 set 2022.
SHORES, E.; GRACE, C. Manual de Portfólio. Um guia passo a passo para o professor. Porto Alegre: Artmed, 2001.
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