terça-feira, 27 de setembro de 2022

Os processos de ensino e aprendizagem devem ser aperfeiçoados.


 

APRENDIZAGEM E COGNIÇÃO: OS PROCESSOS DE ENSINO DOS INDIVÍDUOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS COM OCORRÊNCIAS BEM SUCEDIDAS NA APRENDIZAGEM.

 

Estamos vivenciando momentos onde a necessidade de aperfeiçoar de forma eficiente os processos de ensino e aprendizagem dos indivíduos com necessidades especiais. Urge a necessidades de “destacar um ensino com ocorrências bem sucedidas na aprendizagem para auxiliar no aprimoramento das atividades do ensino infantil a educação superior” (NOGUEIRA CABRAL, 2022).

A dificuldade de aprendizagem e transtorno de aprendizagem não são sinônimos. O transtorno é uma “alteração no desenvolvimento, a dificuldade pode ser causada tanto por motivos biológicos como também culturais ou até mesmo psíquicos” (NOGUEIRA CABRAL, 2022).

 

DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM

TRANSTORNO DE APRENDIZAGEM

Os bloqueios no aprendizado podem ser tanto por déficits cognitivos como também por causas emocionais e culturais,

A dificuldade de aprendizagem é muitas vezes resolvida com a intervenção escolar, acompanhada pela pedagoga e psicopedagoga.

Mudanças pontuais podem resolver a questão de dificuldade de aprendizagem.

A troca de metodologia, aliada a um excelente planejamento especifico, horário de aula, colegas, melhora significativamente o déficit abrangente em relação ao aprendizado.

Apesar de uma situação social, cultural e psicológica estável, a pessoa com transtorno de aprendizagem apresenta dificuldades por conta de um desenvolvimento neurológico insatisfatório.

É essencial buscar atendimento psicológico para realizar o tratamento adequado.

É fundamental realizar mudanças na abordagem, metodologia e avaliação para que haja progresso nas áreas de dificuldades.

Fonte: Autores (2022)

 

A principal abordagem para a prevenção ou remediação de déficits no funcionamento simbólico é o ensino (seja em ambiente educacional, terapêutico, familiar, ou em todos eles) que resulte na aprendizagem cumulativa de relações simbólicas, associado ao fortalecimento do suporte educacional e família e do coletivo educacional (NOGUEIRA CABRAL, 2022).

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