APRENDIZAGEM E COGNIÇÃO: OS PROCESSOS DE ENSINO DOS INDIVÍDUOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS COM OCORRÊNCIAS BEM SUCEDIDAS NA APRENDIZAGEM.
Estamos vivenciando momentos onde a necessidade de aperfeiçoar de forma eficiente os processos de ensino e aprendizagem dos indivíduos com necessidades especiais. Urge a necessidades de “destacar um ensino com ocorrências bem sucedidas na aprendizagem para auxiliar no aprimoramento das atividades do ensino infantil a educação superior” (NOGUEIRA CABRAL, 2022).
A dificuldade de aprendizagem e transtorno de aprendizagem não são sinônimos. O transtorno é uma “alteração no desenvolvimento, a dificuldade pode ser causada tanto por motivos biológicos como também culturais ou até mesmo psíquicos” (NOGUEIRA CABRAL, 2022).
DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM |
TRANSTORNO DE APRENDIZAGEM |
Os bloqueios no aprendizado podem ser tanto por
déficits cognitivos como também por causas emocionais e culturais, A troca de metodologia, aliada a um excelente planejamento especifico, horário de aula, colegas, melhora significativamente o déficit abrangente em relação ao aprendizado. |
Apesar
de uma situação social, cultural e psicológica estável, a pessoa com
transtorno de aprendizagem apresenta dificuldades por conta de um
desenvolvimento neurológico insatisfatório. |
Fonte: Autores (2022)
A principal abordagem para a prevenção ou remediação de déficits no funcionamento simbólico é o ensino (seja em ambiente educacional, terapêutico, familiar, ou em todos eles) que resulte na aprendizagem cumulativa de relações simbólicas, associado ao fortalecimento do suporte educacional e família e do coletivo educacional (NOGUEIRA CABRAL, 2022).
Nenhum comentário:
Postar um comentário