quarta-feira, 21 de setembro de 2022

A acessibilidade é imprescindível em qualquer ambiente.


 

O Método de Portfólios Educacionais SHDI (Inclusão, Autismo e Educação) destaca em suas atividades globalizantes que é no dia a dia escolar que alunos típicos e atípicos, enquanto atores sociais têm acesso aos diferentes conteúdos curriculares, “os quais devem ser organizados de forma a efetivar a aprendizagem” (Brasil, 2004, p. 8).

 

A Especialista em Educação Especial e Psicóloga Escolar e Educacional, Rita de Cássia Soares Duque, aflora que para a Educação Inclusiva seja bem-sucedida na escola ou em qualquer ambiente educacional é imprescindível que a acessibilidade se faça presente, desde a entrada até os equipamentos que favoreçam o ensino e a aprendizagem de todos os alunos típicos e atípicos. “A acessibilidade pode ser definida como a forma de organizar os espaços para que todas as pessoas possam utilizá-lo de forma autônoma” (DANZIGER DE MATOS, 2022).

 

Compete à educação oferecer respostas específicas adequadas e diversificadas, que proporcionam aos alunos (típicos e atípicos), “condições de superar ou compensar as suas dificuldades de aprendizagem, independentemente das causas que provocaram tal problema em seu processo de escolarização”. (SOARES DUQUE, 2022).

 

A educação inclusiva diz respeito a todos: Quando falamos em inclusão, não se trata apenas de incluir uma pessoa a um grupo restrito. O conceito abrange a adesão de todos os que estão envolvidos no ensino. Dessa forma, família, comunidade, educadores, gestores escolares e demais pessoas relacionadas precisam fazer parte deste processo.

Para que a inclusão ocorra e favoreça todos os envolvidos nesse processo, faz-se necessário que o professor repense e reestruture “estratégias de ensino para não ficar preso ao espaço delimitado na sala de aula, faz se necessário repensar nas práticas pedagógicas até mesmo numa nova gestão da classe” (SOARES DUQUE, 2022).

 

Como se nota, as ações educativas voltadas para a inclusão são aquelas que consideram todos os alunos típicos e atípicos, como seres únicos e diferentes, mas com características peculiares, e capazes de aprender, de transformar a realidade em que vivem. Para isso, aqueles que possuem limitações de aprendizagem e que por isso podem ser considerados inclusos, devem contar com o atendimento educacional especializado - aí reside a importância de o educador estudar e estar preparado para lidar com a diversidade e contar com o apoio desses profissionais.

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