quarta-feira, 28 de setembro de 2022

A neurociência permite a compreensão de forma abrangente do desenvolvimento do indivíduo.


 

NEUROCIÊNCIAS E TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM: PRATICAS EDUCATIVAS PARA (RE) SIGNIFICAR O TRABALHO NA SALA DE AULA.

 

A neurociência permite a compreensão de forma abrangente do desenvolvimento do indivíduo, o que envolve a integração entre o corpo e o meio social. Não apenas o cérebro, mas os contextos sociais, político, cultural e econômico do estudante precisam ser considerados para oferecer um ensino de qualidade.

 

Os professores, pais, familiares e terapeutas da aprendizagem devem unir sua  experiência “dentro e fora da sala de aula, mantendo-se sempre atualizado sobre os últimos estudos da pedagogia, psicopedagógia, neuropsicopedagógia, psicologia, neurociência e aprendizagem” (SANTOS DE SOUZA, 2022).

 

Além de diversificar os modos de interação, proporcionando oportunidades de realizar atividades individualmente, em dupla e em grupos – cujos “critérios de formação também devem ser diversificados” (SANTOS DE SOUZA, 2022).

 

A discalculia compromete principalmente o aprendizado de matemática. Ela se manifesta na dificuldade em solucionar questões, estimar quantidades, memorizar números e reconhecer padrões. Geralmente, “quem tem esse transtorno de aprendizagem também tem dislexia” (SANTOS DE SOUZA, 2022).

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