quinta-feira, 22 de setembro de 2022

A inclusão das pessoas com deficiência na educação superior nos séculos XX e XXI


 

No início do século XXI, esta realidade suscita mobilização e transformação, para que os direitos e inclusão na educação superior de alunos PCDs sejam efetivados para o desenvolvimento de habilidades amplas.  

 A inclusão das pessoas com deficiência na educação superior deve assegurar-lhes, o direito à participação na comunidade com as demais pessoas, as oportunidades de desenvolvimento pessoal, social e profissional, bem como não restringir sua participação em determinados ambientes e atividades com base na deficiência. Igualmente, a condição de deficiência não deve definir a área de seu interesse profissional. Para a efetivação deste direito, é “necessário disponibilizar serviços e recursos de acessibilidade que promovam a plena participação dos estudantes atípicos” (GUIRALDELLI BARBOSA, 2022).

 Em meados do século XX, emerge, em nível mundial, a defesa da concepção de uma sociedade inclusiva. No decorrer desse período histórico, fortalece-se a crítica às práticas de categorização e “segregação de estudantes encaminhados para ambientes especiais, que conduzem, também, ao questionamento dos modelos homogeneizadores de ensino e de aprendizagem, geradores de exclusão nos espaços escolares” (GUIRALDELLI BARBOSA, 2022).

 O desenvolvimento de pesquisa básica e aplicada, abrangendo as inúmeras áreas do conhecimento tem sido importante mecanismo para o avanço da inclusão social das pessoas com deficiência, quando se fundamenta no princípio da transversalidade, do desenho universal e no reconhecimento e valorização da diferença humana, compreendendo a condição de deficiência como característica individual. Assim, é possível, dentro das especificidades de cada “programa de pesquisa, articular, ressignificar e aprofundar aspectos conceituais e promover inovação transformadora, ao relacionar as áreas de pesquisa com a área da tecnologia assistiva” (GUIRALDELLI BARBOSA, 2022).

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