Diante da legislação projetada neste artigo, a inclusão no educação superior deve promove a diversidade. A ideia da inclusão é mais do que somente garantir o acesso à entrada de alunos atípicos nas instituições de ensino superior. Nosso principal “objetivo é eliminar obstáculos que limitam a aprendizagem e participação discente no processo educativo no Brasil” (OLIVEIRA DE SOUSA, 2022).
O acesso a um sistema educacional inclusivo em todos os níveis pressupõe a “adoção de medidas de apoio específicas para garantir as condições de acessibilidade, necessárias à plena participação e autonomia dos estudantes com deficiência, em ambientes que maximizem seu desenvolvimento acadêmico e social” (OLIVEIRA DE SOUSA, 2022).
Essa perspectiva conduz o debate sobre os rumos da inclusão na educação superior, tornando-se fundamental para a construção de políticas de formação docente, financiamento e gestão, necessárias para a transformação da estrutura educacional a fim de assegurar as condições de acesso, “participação e aprendizagem de todos os estudantes atípicos, concebendo a educação superior, como um espaço que reconhece e valoriza as diferenças” (OLIVEIRA DE SOUSA, 2022).
Nenhum comentário:
Postar um comentário