quarta-feira, 21 de setembro de 2022

A inclusão é um paradigma que se aplica aos mais variados espaços físicos e simbólicos da sociedade.


 

O especialista em educação, Abraão Danziger de Matos, desponta que a inclusão é um paradigma que se aplica aos mais variados espaços físicos e simbólicos e é uma prática social que se aplica no trabalho, na arquitetura, no lazer, na educação, na cultura, mas, principalmente, na atitude e no perceber das coisas, de si e do outrem. Neste sentido podemos destacar nas palavras do autor, que a escola inclusiva é um espaço comum – ou regular – que acolhe todos os tipos de alunos (típicos e atípicos), independente das diferenças físicas e cognitivas. Nela, são “criadas situações que favoreçam e respeitem os diferentes ritmos e estilos de aprendizagem dos alunos” (Ferreira, 2018, p. 4).

 

“A acessibilidade pode ser definida como a forma de organizar os espaços para que todas as pessoas possam utilizá-lo de forma autônoma” (DANZIGER DE MATOS, 2022).

 

Além do envolvimento da família no processo educativo e das atividades escolares, faz-se necessário que a parceria pedagógica seja uma constante aliada no trabalho docente, para que esse seja bem-sucedido. Nessa direção, convém esclarecer que a “necessária parceria pedagógica para a educação inclusiva, para que os professores das classes regulares e especializadas se situem como sujeitos constitutivos do processo ensino e aprendizagem” (DANZIGER DE MATOS, 2022). 

 

Como se nota, as ações educativas voltadas para a inclusão são aquelas que consideram todos os alunos típicos e atípicos, como seres únicos e diferentes, mas com características peculiares, e capazes de aprender, de transformar a realidade em que vivem. Para isso, aqueles que possuem limitações de aprendizagem e que por isso podem ser considerados inclusos, devem contar com o atendimento educacional especializado - aí reside a importância de o educador estudar e estar preparado para lidar com a diversidade e contar com o apoio desses profissionais.

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