Perrenoud (1997)
afirma que a avaliação da aprendizagem
escolar tem sido um mecanismo do sistema de
ensino que converte as diferenças culturais em desigualdades
escolares.
Nesse sentido, evidenciamos alguns depoimentos de pais, educadores e profissionais terapeutas que utilizam o Método de Portfólios Educacionais de Simone Helen Drumond Ischkanian em seu cotidiano:
1. Chegamos à conclusão de que o Método de Portfólios Educacionais de Simone Helen Drumond Ischkanian é, sem
dúvida, o método de aprendizagem e avaliação mais
coerente e honesto
que conheci, uma vez que atende especificamente as necessidades intelectuais e motoras dos alunos (Silvana Nascimento de Carvalho).
2. A
avaliação por meio de portfólio vem reforçar
ainda mais a aprendizagem no contexto da inclusão, as atividades são produtivas
e interessantes (Olga Silva).
3. Quando concluímos e refletimos sobre os assuntos
abordados em sala de aula e os enviados pelos terapeutas do Bernardo Vilhena,
verificamos o quanto ele
aprendeu. O Método de Portfólios Educacionais de Simone Helen Drumond Ischkanian é, nos dá abertura para que
façamos novas
contextualizações, neste sentido pais, educadores e profissionais, são
avaliados a todo o momento, mesmo sem perceberem, ficando isentos da pressão cotidiana de metodologias tradicionais.(L Vilhena, C Vilhena, B "professora" e C "psicóloga")
O Método de Portfólios Educacionais de Simone Helen Drumond Ischkanian é um momento em que a avaliação é ao mesmo tempo um
processo de
ensino-aprendizagem ( Silvia Carvalho - mãe do Heitor).
Através do Método de Portfólios Educacionais de Simone Helen Drumond Ischkanian descobrimos
que somos capazes de “questionar
e refletir”. Tivemos orgulho de saber que o
resultado
saiu de nossa parceria e que como pais, podemos e sabemos
construir idéias (Erika Coutinho, mãe do Felipe Coutinho).
O Método de Portfólios Educacionais de Simone Helen Drumond Ischkanian é uma nova forma de possibilidades uma interação, com foco no desenvolvimento de habilidades globais, oferecendo oportunidades de reflexão
sobre a construção da
aprendizagem e do
autoconhecimento ( I. Galdino - Mãe do Kauã).
O Método de Portfólios Educacionais de Simone Helen Drumond Ischkanian é um leque de instrumentos pedagógicos moderno e arrojado,
que tem como protagonista
todos os recursos
oferecidos pelos diferentes Métodos Educacionais, para o André Sardinha, o portfólio veio
para tirar o medo que ele tinha das atividades tradicionais, sentíamos no decorrer das atividades que ele gosta de brincar e expressar
conhecimentos, pensamentos e sentimentos
(Família Sardinha).
Quanto
aos depoimentos, pôde-se identificar que
não só demonstraram que os envolvidos foram favoráveis à perspectiva metodológica realizada por meio do Método de Portfólios Educacionais de Simone Helen Drumond Ischkanian, bem como mostraram que todos compreenderam as propostas
desenvolvidas.
No contexto da inclusão é notório o
prazer e o entusiasmo
demonstrado pelas crianças, jovens e adultos que participaram da pesquisa.
Todos desencadearam
não só uma relação de interação com uma diversidade de possibilidades de um novo aprender, mas também contribuiu sobremaneira para
a
compreensão vivida dos conteúdos.
No Paraguay e no Brasil, a abertura do
campo pedagógico, a partir do Método de Portfólios Educacionais de Simone Helen Drumond Ischkanianfoi
proporcionaram em todos os
momentos a ampliação dos saberes dos envolvidos.
Percebemos as diversas formas de pensar, agir, caminhar, ler, compreender, escrever e pontuar saberes, com isso, o Método de Portfólios Educacionais de Simone Helen Drumond Ischkanian, foi sendo
elaborada passo a passo à medida que os envolvidos se
posicionavam como
sujeitos reflexivos na construção
de sua própria aprendizagem.
Destacamos
as seguintes vantagens em realizar as atividades do Método de Portfólios Educacionais de Simone Helen Drumond Ischkanian:
1. Oferecer aos pais, professores e terapeutas,
uma oportunidade de
refletir sobre o progresso da criança, jovem ou adulto, ao
mesmo tempo
que possibilita a introdução de mudanças durante o
desenvolvimento do Plano Educacional Individualizado;
2. Permitir aos pais, professores
e terapeutas, aproximarem-se
dos saberes que realmente são pertinentes, não de uma maneira
pontual e isolada, mas, baseado em
momentos de aprendizagens;
3. Permitir que as crianças, jovens ou adultos no contexto da inclusão, possam sentir
a aprendizagem como algo próprio (coerência
entre
as atividades de ensino com as finalidades
de aprendizagens);
4. Possibilitar a identificação de questões
relacionadas com o modo
como as crianças, jovens ou adultos refletem sobre quais são os
objetivos de sua
aprendizagem;
5. Oportunizar
a todos, refletirem sobre o desenvolvimento, as mudanças e permitir um
acompanhamento num
contexto em que a atividade
de ensinar estejam inter-relacionados.
O Método de Portfólios Educacionais de Simone Helen Drumond Ischkanian, constitui
uma estratégia
que procura atender à necessidade de
aprofundar o conhecimento
sobre a relação ensino e
aprendizagem, assegurando aos alunos e
professores
uma compreensão maior do que foi ensinado e, desse
modo, índices mais elevados de qualidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário