Hernández
(2000) destaca que a proposta pedagógica com portfólios,
fundamenta-se na intenção de levar adiante o desenvolvimento de habilidades que estejam em consonância com a natureza
evolutiva do processo de aprendizagem.
O que pode
ser referendado por De Sordi (2000), quando apresenta o
portfólio como uma possibilidade interessante de aprendizagem do estudante universitário de modo
contínuo e processual, uma vez que reúne sistematicamente
as diferentes produções dos alunos e os estimula às
mais diversas formas de expressões de suas qualidades.
Neste sentido, o Método de Portfólios de Simone Helen Drumond Ischkanian, faz com que se rompa com o vício de super
valorizar a escrita e a comunicação em situações formais
previamente estipuladas nos diversos ambientes educacionais. De acordo com
as considerações trazidas, pode-se afirmar que um
portfólio é muito mais que uma reunião de trabalhos ou materiais
colocados numa pasta. Além de selecionar e ordenar
evidências de aprendizagens, possibilita,
também, identificar questões relacionadas ao modo como
os estudantes e os educadores refletem sobre quais os
reais objetivos de sua aprendizagem, quais foram
cumpridos e quais não foram alcançados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário