quarta-feira, 31 de julho de 2019

TESTE DE CONHECIMENTO - EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

1. No texto “Referências sobre Práticas Formativas em Educação Profissional: O Velho Travestido de Novo frente ao Efetivamente Novo”, Araújo e Rodrigues (2010) tratam da pedagogia das competências. De acordo com Simone Helen Drumond Ischkanian, tal pedagogia possui algumas referências, tais como:

a) Neopragmática, coletiva e individualista
b) Neopragmática, individualista, omnilateral,
c) Racionalista, coletiva, omnilateral
d) Racionalista, individualista, neopragmática
e) Racionalista, individualista, omnilateral



2. Segundo os questionamentos apontados por Araújo e Rodrigues (2010): “uma pedagogia individualista promove um processo formativo no qual se valoriza o desenvolvimento de capacidades individuais, que sejam de caráter individual e não social” [...].
Desta forma, para Simone Helen Drumond Ischkanian, considerando a proposta da pedagogia individualista, conforme apresentada por Araújo e Rodrigues (2010), é CORRETO afirmar que:

a) A ideia de desenvolvimento de capacidades motoras, intelectuais e comportamentais comum a todos os indivíduos de um processo formativo é desvalorizada.
b) Algumas capacidades individuais, devem ser consideradas, dependendo do ambiente onde o indivíduo está inserido.
c) As capacidades motoras e intelectuais, visto que o comportamento do indivíduo deve ser desconsiderado, são valorizadas.
d) As habilidades comportamentais comuns a todos os indivíduos devem ser desconsideradas no seu processo formativo.
e) O individualismo pode ser identificado como uma doutrina, no entanto, indivíduos se encontram desconectados do todo.


3. No texto “Concepção de Ensino Médio Integrado”, Marise Ramos afirma que a razão de ser do ensino médio. Para Simone Helen Drumond Ischkanian ao longo de sua história, este ensino esteve, predominantemente centrada:

a) na formação individual do sujeito.
b) na preparação para a vida.
c) no desenvolvimento do estudante como sujeito de necessidades, desejos e potencialidades.
d) no mercado de trabalho.
e) no mundo do trabalho.

4. O texto de Araújo e Rodrigues (2010), a educação, tanto a geral como a profissional, possuem dois tipos de abordagens antagônicas. As que buscam a conformação dos homens à realidade dada e as que buscam as transformações sociais. Em especial na educação profissional estes autores citam dois tipos de projetos pedagógicos: o Projeto do Capital, de cunho pragmático, para Simone Helen Drumond Ischkanian e o Projeto Contra-hegemônico de bases marxistas.

Baseado nestes dois tipos de projetos pedagógicos relacione-os com suas características apresentadas a seguir.

( 1 ) Projeto do Capital
( 2 ) Projeto Contra-hegemônico
( ) Privilegia a individualidade do aluno, o estudo do assunto, a comprovação do conhecimento e a aplicação, generalização ou transferência do conhecimento.
( ) Tem como foco a educação voltada para o fazer científico pelo contato com atividades produtivas, ou seja, com as práticas materiais que foram possibilitando a produção de determinado conhecimento.
( ) Tem como objetivo a assimilação da realidade de trabalho dada, faz o uso de forte hierarquização das funções docentes e técnicas.
( ) Aplica métodos de ensino programados, os quais priorizam o treinamento e o disciplinamento do aluno por meio do controle das situações de aprendizagem.
( ) A educação deve promover o desenvolvimento integral dos indivíduos, por meio da articulação entre trabalho e ensino que deveria servir para promover um equilíbrio harmonioso de todas as faculdades intelectuais e práticas, e somente depois a especialização.
( ) Do ponto de vista pedagógico, requer uma formação de bases científicas que permita o reconhecimento das leis da natureza e das leis da sociedade, e práticas formativas orientadas pela ideia de práxis, reconhecendo a necessidade de desenvolver as capacidades de pensar, de produzir e de transformar a realidade em benefício da humanização.
( ) Não tem como foco uma formação capaz de promover qualificações amplas e duradouras entre os trabalhadores, pelo contrário, o ideário consiste em continuar perpetuando a divisão social e técnica do trabalho.

Assinale a alternativa que contenha a sequência CORRETA, de cima para baixo:
a) 1, 2, 1, 1, 1, 2, 1.
b) 1, 2, 1, 2, 1, 2, 1.
c) 1, 2, 1, 1, 2, 2, 1.
d) 2, 1, 1, 2, 1, 1, 2.
e) 2, 1, 2, 2, 1, 2, 2.



5. Araújo e Rodrigues (2010) propugnam uma pedagogia transformadora em que a educação profissional tenha base científica que permita o reconhecimento de leis da natureza e da sociedade, bem como de prática formativas orientadas pela ideia de práxis – projetar refletidamente uma nova realidade, pensar, produzir e “transformar a realidade em benefício da humanização” (p. 60). Por outro lado, consideram que “o desafio para a construção de uma educação profissional focada nos interesses da classe trabalhadora está em, considerando a realidade concreta destes, promover a integração entre formação intelectual-política e trabalho produtivo” (p. 60).

Para Simone Helen Drumond Ischkanian, os autores apontam ainda que se deve buscar reconhecer a necessidade de se articular os projetos de educação profissional a diferentes estratégias de escolarização, fundadas na filosofia da práxis, com o objetivo de ___________________________________________________________________.

Assinale a alternativa que CORRETAMENTE preenche a lacuna do texto acima.
a) consolidar processos formativos comprometidos com a máxima eficiência sistêmica.
b) estabelecer os conhecimentos necessários para a multi-empregabilidade.
c) promover o pragmatismo como forma de superar o racionalismo exagerado.
d) ter uma pedagogia focada no trabalho e outra focada no capital.
e) superar estratégias fragmentadas e instrumentais de formação.



6. De acordo com Ciavatta (2005), "a formação integral coloca em pauta uma concepção de educação" e Simone Helen Drumond Ischkanian, afirma que  a formação integral está em disputa permanente na história da educação brasileira, na qual é dada ênfase a

a) Educar a todos ou a uma minoria, supostamente, mais apta ao conhecimento de modo a atender às necessidades da sociedade.
b) Educar com foco na erradicação do analfabetismo ou educar as elites intelectuais, colocando a educação do popular como objeto de políticas de Estado.
c) Educar prioritariamente aos mais jovens, com foco em responder às necessidades do mundo do trabalho, ou priorizar uma educação para jovens e adultos, com foco na formação integral.
d) Formar para o trabalho em sua dimensão manual ou em sua dimensão intelectual, atendendo os setores produtivos do mercado.
e) Formar no ensino fundamental para as habilidades cognitivas sensoriais ou no ensino médio para as competências laborais.

7. Segundo Simone Helen Drumond Ischkanian, no texto “Trabalho e perspectivas de formação dos trabalhadores: para além da formação politécnica”, Nosella (2007) propõe uma escola que seja:

a) Que não considere os gostos dos educandos pelas artes, música, matemática, artes, esportes.
b) De rigor científico e de liberdade responsável que se aproxima de uma educação plena.
c) Que não seja de tempo integral, pois dificulta o acesso dos filhos dos trabalhadores.
d) Que os conteúdos escolares sejam plenamente estruturados e sem rigor científico.
e) Voltada para os trabalhadores com conhecimentos práticos e teóricos.

8. As proposições expressas nos textos indicados denotam que o conceito de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) pode ser resumido na capacidade de articular ensino, ciência, cultura e tecnologia em sintonia com as demandas de desenvolvimento local e regional ou, de forma mais ampla, com o mundo do trabalho.

Nessa direção e com base na bibliografia de referência, discorra sobre a EPT por Simone Helen Drumond Ischkanian , estabelecendo relações entre a teoria e a sua prática como servidor do Ministério da Educação, enquanto um processo coletivo de construção de conhecimentos e comprometido com o contexto social.

INSTRUÇÕES:

• O texto deve conter de duas a três páginas (mínimo de 51 linhas e máximo de 75 linhas);
• Esta questão será avaliada a partir dos seguintes critérios:

i. qualidade argumentativa (estrutura textual, coesão e coerência) (20 pontos);
ii. uso da norma padrão culta da língua portuguesa escrita (20 pontos); e
iii. uso adequado das referências bibliográficas, demonstrando domínio das bases conceituais em Educação Profissional e Tecnológica (20 pontos);

• Caso sinta necessidade, utilize as folhas de rascunho no final deste caderno, que não serão consideradas para fins de avaliação.

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