quinta-feira, 22 de setembro de 2022

Consonâncias com a legislação que assegura o direito da pessoa com deficiência à educação no Ensino Superior.


 

Em consonância com a legislação que assegura o direito da pessoa com deficiência à educação; com a atual política de educação especial e com os referenciais pedagógicos da educação inclusiva, importa explicitar o significado, destes “marcos legais, políticos e pedagógicos, bem como, seu impacto na organização e oferta da educação em todos os níveis e etapas” (DANZIGER DE MATOS, 2022).

 

Tecer o enredo da plena participação é desafiar o velho paradigma em todas as suas manifestações, desde “as práticas pedagógicas homogeneizadoras, até a edificação dos prédios, organização dos acervos e dos diversos ambientes acadêmicos, bem como, das formas de comunicação” (DANZIGER DE MATOS, 2022).

 

O abrangente e vigoroso desenvolvimento de recursos tecnológicos, em especial aqueles propiciados pela microinformática, os quais representam um espetacular panorama de recursos que podem ser utilizados para a escolarização de alunos PCDs na Educação Superior. 

 

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) são promissoras para a implementação e consolidação de um sistema educacional inclusivo, pelas suas possibilidades inesgotáveis de construção de recursos que facilitam “o acesso às informações, conteúdos curriculares e conhecimentos em geral, por parte de toda a diversidade de pessoas dentre elas os alunos atípicos” (DANZIGER DE MATOS, 2022).

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