terça-feira, 27 de setembro de 2022

Aprender e ensinar para transcender é fator primordial.


 

APRENDIZAGEM E COGNIÇÃO: OS PROCESSOS DE ENSINO DOS INDIVÍDUOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS COM OCORRÊNCIAS BEM SUCEDIDAS NA APRENDIZAGEM.

 

Propor situações-problemas para a turma resolver em conjunto – Essa pratica “incentiva os estudantes a recorrem a conhecimentos prévios e a debaterem entre si para encontrar a solução mais adequada ao problema proposto pelo educador” (GUIRALDELLI BARBOSA, 2022)

O docente deve fazer a mediação do debate entre os colegas, adotando as seguintes ações: 

· Mobilizar o conteúdo já trabalhado em aulas anteriores que tem relação com a situação-problema;

· Incentivar os estudantes a raciocinarem logicamente;

· Orientar a turma a criar estratégias para encontrar a solução;

· Pedir que a turma valide e verifique a estratégia proposta; e

· Garantir o respeito e o debate saudável de ideias entre os estudantes.

 


Para firmar a importância dos objetivos, segundo o ECA, “a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho” (BRASIL, 1997).

O estatuto também estipula os deveres do Estado para que sejam assegurados os direitos apontados, quais sejam:

Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

Direito de ser respeitado por seus educadores;

Direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores;

Direito de organização e participação em entidades estudantis;

Acesso a escola pública e gratuita próxima de sua residência;

Garantir ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria;

Assegurar progressivamente a extensão da obrigatoriedade e gratuidade ao ensino médio;

Oferecer atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência (atualmente a nomenclatura utilizada é PCD – Pessoa com Deficiência), preferencialmente na rede regular de ensino;

Oferecer atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a seis anos de idade;

Garantir acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um;

Ofertar ensino noturno “regular, adequado às condições do adolescente trabalhador;

Promover atendimento no ensino fundamental, através de “programas coesamente suplementares de material didático escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde eficaz” (GUIRALDELLI BARBOSA, 2022)

 

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