quinta-feira, 22 de setembro de 2022

A inclusão na educação superior deve promover possibilidades atitudinais e ambientais.


 

A finalidade é ressaltar as condições necessárias para o pleno acesso, participação e aprendizagem dos “estudantes com deficiência, na educação superior, sublinham-se os principais aspectos da legislação vigente e dos referenciais políticos e pedagógicos educacionais” (SANTOS DE SOUZA, 2022).

 

A inclusão na educação superior: direitos, adaptações e o uso de tecnologias para efetivar o acesso e permanência de estudantes contextualizam que a formação de professores constitui-se como um dos “requisitos fundamentais para que as condições necessárias ao processo inclusivo se tornem realidade, não se restringindo apenas à aceitação de alunos com deficiência em ambiente educacional” (SANTOS DE SOUZA, 2022).

O modelo social, pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimento de natureza física, sensorial e intelectual, que em interação com as barreiras atitudinais e ambientais poderão ter obstruída sua participação em condições de igualdade com as demais pessoas. Assim, é importante compreender que a “deficiência não se constitui como doença ou invalidez e as políticas sociais, destinadas a este grupo populacional, não se restringem às ações de caráter clínico e assistencial” (SANTOS DE SOUZA, 2022).

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