O hiperfoco Infantil e as perspectivas da alfabetização, envolvem conhecimento profundo da vivência da criança.
É necessário o conhecimento por parte dos professores, pais, medidores ou terapeutas, de materiais, técnicas, métodos e muito apoio para se desenvolver um trabalho alfabetizador coesos e abrangente no universo infantil.
Na alfabetização construtivista e/ou interdisciplinar utilização do hiperfoco é importante. E o mesmo respeito deve ser projetado as formas de aprender, para poder estimular na criança os aspectos motores, cognitivos e afetivos.
Alfabetizar para inclusão, necessita de práticas de alfabetização, onde a pesquisa e a interação de conhecimentos, estejam refletidas.
Emília Ferreiro destaca níveis estruturais da linguagem escrita que são: Nível Pré-Silábico e Nível Alfabético.
Destaco para conhecimento coletivo, que no nível pré-silábico, não se busca correspondência com o som. Por tanto, a criança não verbal, deve ser mediada para diferenciar desenho e escrita, utilizando duas, três ou mais letras para escrever palavras. Além de utilizar a macrografia ou micrografia, a partir das possibilidades motoras da criança. Neste sentido quando variamos os símbolos para obter novas palavras, a criança projeta coesamente os conhecimentos adquiridos e os que ainda necessitam de estímulos.
Conheça as atividades do MÉTODO DE PORTFÓLIOS EDUCACIONAIS SHDI
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