sábado, 19 de março de 2022

Parabéns a todos que fazem a diferença na inclusão 🌷🌷🌷








Todos juntos por uma educação inclusiva. Simone Helen Drumond Ischkanian.

Maika Sanabria - Parabéns pela formação globalizante, afinal o compromisso de uma educação que se propõe universal deve ser o de incluir a diversidade, fugindo de modelos padronizados, que não respeitam as realidades dos estudantes e de suas famílias e promovem cenários de exclusão e fracasso escolar. 

🌷Referências autorais nas imagens.

PEI - Reconhecendo a importância a e relevância da temática em discussão, é fundamental levar o professor a refletir que vivemos em um mundo de diversidades, onde a individualidade humana deve ser respeitada, reconhecida e aceita,uma vez que, comprovadamente somos diferentes uns dos outros, o que faz com que todos nós tenhamos capacidades e limitações para aprender.

No contexto da inclusão compete ao professor reconhecer seu papel de mediador de aprendizagens, para todos os alunos,devendo ser esta mediação desprovida de preconceito, estigma e exclusão.

A educação precisa prestar um bom serviço à comunidade, buscando atender as especificidades dos alunos que chegam à escola, cabendo à educação adequar-se às necessidades dos alunos e não os alunos às necessidades e limitações escola. 

A educação deve efetivar o seu papel de promotora de novos conhecimentos necessários ao exercício de cidadania consciente, uma vez que sua função é capacitar o aluno para ser um agente transformador da sua realidade social. 

Quero enfatizar que o direito de emancipação humana é de todos, devendo a escola e os seus professores, buscar alternativas diferenciadas para atingir seus diferentes grupos de acadêmicos, evitando desta forma, a exclusão.

Urge a necessidade de oferecer subsídios aos professores para auxiliá-los na condução de sua prática pedagógica inclusiva.

Nós do Método de Portfólios Educacionais SHDI, destacamos que é necessário re-significar o pensar e o agir do professor, frente ao processo de ensino e aprendizagem no contexto de uma escola aberta às diferenças, levando-os à prática coesa e científica da ação-reflexão-ação.

Parabéns a todos que buscam significativamente a arte de educar para inclusão e de ter conhecimento globalizante que na educação, o PEI, PLANNER e PLANEJAMENTO é pessoal e quando elaborado com foco na realidade de cada criança, jovem ou adulto no contexto da inclusão, pode transformar vidas, afinal a educação vai muito além do que os olhos podem observar. Simone Helen Drumond Ischkanian 🌷

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário