quinta-feira, 14 de março de 2024

8°A - Inclusão - José Mateus. Leitura e escrita♥️


 

A descoberta da possibilidade de leitura e escrita por um aluno autista de 15 anos, utilizando o Método de Portfólios de Simone Helen Drumond Ischkanian (SHDI), é um momento significativo que requer uma abordagem cuidadosa e personalizada para promover o desenvolvimento contínuo das habilidades desse aluno. Abaixo, apresento um exemplo de como esse processo pode ser facilitado:

1. Identificação das Habilidades e Interesses do Aluno:

  • Comece por entender as habilidades, interesses e preferências individuais do aluno autista de 15 anos. Isso pode ser feito através de observações, conversas com o aluno e sua família, e avaliações informais.

2. Adaptação dos Materiais do SHDI:

  • Adapte os materiais do Método de Portfólios de Simone Helen Drumond Ischkanian para atender às necessidades e interesses específicos do aluno autista. Isso pode incluir o uso de imagens, recursos visuais e estratégias de ensino sensorialmente atraentes.

3. Introdução Gradual à Leitura e Escrita:

  • Introduza gradualmente o aluno aos conceitos de leitura e escrita, utilizando materiais do SHDI que sejam visualmente estimulantes e que correspondam aos seus interesses. Por exemplo, se o aluno gosta de animais, use materiais com imagens de animais e palavras simples relacionadas a eles.

4. Experiências Práticas e Sensoriais:

  • Proporcione experiências práticas e sensoriais que envolvam a leitura e escrita, como escrever em areia ou gel, fazer atividades de correspondência de letras ou palavras, e criar histórias com figuras ou símbolos.

5. Reforço Positivo e Incentivo:

  • Utilize reforço positivo e incentivo para motivar o aluno durante as atividades de leitura e escrita. Celebre cada conquista, por menor que seja, e reconheça o esforço e a dedicação do aluno.

6. Inclusão da Família e Equipe de Apoio:

  • Envolva a família e a equipe de apoio do aluno no processo de aprendizagem, fornecendo orientações e recursos para apoiar a prática da leitura e escrita em casa e na escola.

7. Registro no Portfólio e Reflexão:

  • Incentive o aluno a registrar suas experiências de leitura e escrita no portfólio, incluindo amostras de seu trabalho, reflexões sobre seu progresso e metas para o futuro.

8. Avaliação Contínua e Ajustes:

  • Avalie continuamente o progresso do aluno e faça ajustes no ensino conforme necessário. Esteja atento às preferências e necessidades individuais do aluno, adaptando as estratégias de ensino conforme apropriado.

9. Celebração do Progresso:

  • Celebre cada marco alcançado pelo aluno no desenvolvimento de suas habilidades de leitura e escrita. Reconheça e valorize o progresso do aluno, destacando suas conquistas ao longo do tempo.
Ao seguir essas diretrizes e fornecer um ambiente de apoio e estímulo, o Método de Portfólios de Simone Helen Drumond Ischkanian pode ser uma ferramenta valiosa para ajudar um aluno autista de 15 anos a descobrir e desenvolver suas habilidades de leitura e escrita, abrindo novas possibilidades de aprendizagem e crescimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário