Dia 2 de abril é considerado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Essa condição é um transtorno de desenvolvimento grave que prejudica a capacidade de se comunicar e interagir. Por isso, as pessoas afetadas por isso precisam de um carinho especial de todos.
Todos nós somos iguais, mas temos peculiaridades distintas. Aprenda a enxergar isso nas pessoas com quem você convive e ficará cada vez mais fácil lidar com as diferenças mais gritantes em seu dia a dia.
Muitas vezes, lidar com um autista significa ouvir o que eles não te dizem. Precisamos manter a sensibilidade apurada para perceber as entrelinhas.
Não se espante, um autista pode te ensinar muito mais coisas do que você a ele. A inteligência de um autista pode ser infinitamente maior do que a sua.
A pior coisa que um autista tem que enfrentar são olhares e comentários preconceituosos.
Detenha o quanto antes esse tipo de comportamento.
Autistas apenas precisam de um pouco de boa vontade e compreensão. Se você tem autistas em seu convívio social, procure sempre se informar em como ajudar da melhor forma. É preciso ter conhecimento para conseguir ajudar e também ensinar aos outros a como conviver em harmonia.
Autistas são incapazes de mentir.
A sinceridade sempre será a maior virtude deste espectro. Talvez você possa aprender coisas importantíssimas com eles. Lidar com autistas requer uma sensibilidade ainda maior. Eles, assim como você, têm sentimentos profundos e precisam receber um tratamento atencioso e adequado.
Não trate o autismo como uma coisa advinda de um mundo à parte. Encare-o como uma parte importante e, muitas vezes, desafiadora do seu mundo.
É preciso entender essa condição permanente.
É preciso saber que a cura não existe, mas que a melhora requer muito carinho, paciência e constante compreensão.
Não se irrite caso precise falar e explicar a mesma coisa centenas de vezes. Ele não tem culpa de ser assim, ele precisa da sua compreensão e paciência. Talvez ele precise sentir mais proteção do que as outras pessoas.
Faça o papel de seu guardião, o enlace em seus braços e mostre sempre que ele não está sozinho e tem a quem recorrer. Faça tudo o que estiver ao seu alcance para enxergar o mundo pela visão dele. Só assim é possível entender como um autista pensa e em como, consequentemente, age. Paciência é a palavra de ordem para lidar com um autista!
A percepção de mundo dele é diferente da sua, então pode ser que ele leve algum tempo a mais para aprender a lidar com determinada situação. “Todo autista é único! Como pessoas únicas, devem ser conduzidos por caminhos que os falam transcender. Por isso, ensine-o de diversas maneiras, pois ele conseguirá aprender.” (Simone Helen Drumond Ischkanian)
Hoje dia 02 de Abril é o Dia Mundial da Conscientização do Autismo💙!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário