PROCEDIMENTOS DE AJUDA E EXEMPLIFICAÇÃO DE PROGRAMAS DE INTERVENÇÃO
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A) Dicas
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Quando estamos realizando o ensino de uma criança com autismo, é importante que ela acerte o máximo possível. Para isso, nós fornecemos ajuda se necessário para que o acerto ocorra. A seguir, nós iremos descrever as principais formas de ajuda.
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B) Ajuda Física
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Esse tipo de ajuda consiste em conduzir a mão (ou parte do corpo envolvida na acção da resposta) da criança e guindo-a a realizar a acção. A ajuda física em geral é utilizada com crianças que não apresentam qualquer iniciativa para realizar a resposta.
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Por exemplo, se a criança lhe levar até a porta para você abrir, você pode dizer“Abre” (Dica Vocal), pegar na mão da criança e ajudá-la a abrir (Ajuda Física) a porta. Ao ensinar a criança a fazer recortes de papel, você pode colocar a tesoura na mão da criança e ir segurando nos dedos dela e dando leves pressões para ela corte. Na hora da rodinha da escola, diga “rodinha” (Dica Vocal) e conduza a criança pela mão até arodinha (Ajuda física) e assim por diante.
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Substitua essa ajuda por uma ajuda leve o mais rápido possível, de modo a proporcionar a independência da criança. Algumas crianças podem apresentar dependência desse tipo de ajuda, ou seja, elas podem sempre aguardar pelo auxílio ao invés de tentarem fazer sozinha.
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C) Ajuda Leve
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A ajuda leve consiste em um procedimento muito similar ao da Ajuda Física, porém a ajuda é menor e mais sútil, contribuindo apenas para a criança iniciar a acção. A criança deve realiza o meio e o final da acção de modo independente.
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Nos nossos exemplos anteriores, quando a criança desejar abrir a porta, você dirá “abre” e direccionará com um leve toque no cotovelo da criança a mão dela para a fechadura, mas deixará ela abrir sozinha. Na actividade de cortar, você fará apenas uma pequena pressão para criança iniciar a cortar e deixará ela cortar independente. Ao direccionar a criança para a rodinha, você dirá “rodinha” e apenas direccionará o corpo da criança levemente, com um toque nas costas dela, para onde ela deve ir. Gradativamente a Ajuda Leve deve ser retirada para que a criança comece a realizar a acção de modo totalmente independente, Você pode alternar entre tentativas com ajuda leve e tentativas sem ajuda.
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D) Atraso
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O atraso é um procedimento muito utilizado para incentivar as respostas independentes da criança. Ele consiste em esperar pela resposta independente e, caso ela não ocorra, você fornece alguma ajuda. Esse tempo de espera é relativo. Ele não pode ser tão curto que a criança prefira esperar pela ajuda ou não tenha tempo para iniciar a resposta independente e nem tão longo que ela perca o interesse.
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E) Dica Gestual
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Esse tipo de ajuda pode ser realizado através do uso de gestos, por exemplo, dizer “Senta” e apontar para a cadeira onde a criança deve sentar ou “pega o livro” e olhar ou apontar para o livro que a criança deve pegar. A comunicação também pode ser realizada através da LIBRAS ou gestos específicos elaborados para que a criança comunique o que deseja, por exemplo, unir as palmas da mão e aproximar do rosto para indicar que deseja dormir. A dica por gesto é essencial especialmente para crianças com deficit no repertório de falante, que podem encontrar neste suporte uma forma de comunicação.
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F) Dica Visual
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A dica visual é realizada através de imagens e, em algumas situações, objectos. Neste caso a dica é a imagem. Por exemplo, se a criança deseja biscoito, ela pode mostrar a imagem do biscoito para comunicar isso; ou se deseja ir ao parque ela pode mostrar a imagem do parque. No começo, a criança pode precisar de ajuda física para iniciar a comunicação, ou seja, um adulto auxilia que ela pegue a imagem do biscoito entregue para alguém para comunicar que deseja o biscoito. Neste ensino, é comum que o nome correspondente à imagem seja dito pelo adulto junto com a entrega da imagem.
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A dica visual é muito utilizada para estabelecer rotina para criança e ensinar crianças a pedirem para ir ao banheiro, seja em casa ou na escola. Você pode tirar fotos da criança realizando todas as actividades diárias, como escovar dente, comer, fazer natação e, na medida em que a criança for realizando a actividade, ela pode ir colocando-a imagem correspondente em um local determinado para actividades já desenvolvidas.
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A dica visual é uma ferramenta muito utilizada com crianças que não possuem repertório de falante ou estão em fase de desenvolvimento deste, auxiliando inclusive para que essa fala aconteça.
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