quinta-feira, 29 de abril de 2021

Heitor brilhando com seus dinossauros.

LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO - Heitor é apaixonado por dinossauros e pelo Godzilla, tenho certeza que com este incentivo logo, logo ele vai ler tudo!🦖🦕🦖🦕🦖🦕

Alfabetização: ensinar a ler e a escrever com método fônico🦖🦖🦖🦖🦖🦖

Os métodos fônicos também são conhecidos por métodos sintéticos ou fonéticos. Partem das letras (grafemas) e dos sons (fonemas) para formar as sílabas, palavras e depois frases.Neste método a criança não pronuncia os nomes das letras, mas sim os seus sons. 

"O lingüista americano Bloomfield, propositor do módulo fônico desse método, defende que a aquisição da linguagem é um processo mecânico, ou seja, a criança será sempre estimulada a repetir os sons que absorve do ambiente. Assim, a linguagem seria a formação do hábito de imitar um modelo sonoro".🦖🦖🦖🦖🦖🦖🦖🦖

Métodos para alfabetizar:

• Método Sintético: O método sintético estabelece uma correspondência entre o som e a grafia, entre o oral e o escrito, através do aprendizado por letra por letra, ou sílaba por sílaba e palavra por palavra.🦕🦕🦕🦕🦕

Os métodos sintéticos podem ser divididos em três tipos: o alfabético, o fônico e o silábico. No alfabético, o estudante aprende inicialmente as letras, depois forma as sílabas juntando as consoantes com as vogais, para, depois, formar as palavras que constroem o texto.🦕🦕🦕🦕🦕🦕🦕

No fônico, também conhecido como fonético, o aluno parte do som das letras, unindo o som da consoante com o som da vogal, pronunciando a sílaba formada. Já no silábico, ou silabação, o estudante aprende primeiro as sílabas para formar as palavras.🦕🦕🦕🦕🦕

• Método Analítico:O método analítico, também conhecido como “método olhar-e-dizer”, defende que a leitura é um ato global e audiovisual. Partindo deste princípio, os seguidores do método começam a trabalhar a partir de unidades completas de linguagem para depois dividi-las em partes menores. Por exemplo, a criança parte da frase para extrair as palavras e, depois, dividi-las em unidades mais simples, as sílabas.🦕🦕🦕🦕🦕

Este método pode ser divido em palavração, sentenciação ou global. Na palavração, como o próprio nome diz, parte-se da palavra. Primeiro, existe o contato com os vocábulos em uma sequência que engloba todos os sons da língua e, depois da aquisição de um certo número de palavras, inicia-se a formação das frases.🦕🦕🦕

• Método Alfabético: Um dos mais antigos sistemas de alfabetização, o método alfabético, também conhecido como soletração, tem como princípio de que a leitura parte da decoração oral das letras do alfabeto, depois, todas as suas combinações silábicas e, em seguida, as palavras. A partir daí, a criança começa a ler sentenças curtas e vai evoluindo até conhecer histórias.🦕🦕🦕

Na escola é necessário os educadores deixam claro aos pais, qual o método utilizado, para que os mesmos possam mediar perspectivas relacionadas ao contexto escola. 🦕🦕🦕

Escola - Propor atividades desafiadoras:🦖🦖

Identificar o que cada criança  já sabe

Realizar atividades com foco no sistema de escrita

Realizar atividades com foco nas práticas de linguagem

Utilizar projetos didáticos para alfabetizar 

Trabalhar com sequências didáticas

Incluir atividades permanentes na rotina 

OBS: Só se aprende a ler, lendo, por tanto a pratica da leitura não desenvolve com totalidades de atividades de classe e casa, a perder de vista. Então compete a escola, analisar o PAPEL DA LEITURA e o da ESCRITA, nas turmas de 1º Ano do Fundamental 

Texto: Simone Helen Drumond. 🦖🦖🦖

https://pt.scribd.com/document/407956670/Letramento-e-Alfabetizacao-Do-Heitor-Interdiciplinar-Com-Os-Dinossauros

#HEITOR_QUER_UM_GODZILLA    #ALFABETIZAÇÃO












































 

quarta-feira, 28 de abril de 2021

Consciência Fonologica 😍😍😍😍

Consciência fonológica no Método de Portfólios Educacionais Inclusão - Autismo e Educação é a capacidade de segmentar de modo consciente as palavras em suas menores unidades, em sílabas e em fonemas. 

Observe que a atividade em questão, considerada as habilidade metalinguística de tomada de consciência das características formais da linguagem, é compreendida em dois níveis, sendo eles: a consciência de que a língua falada pode ser segmentada em unidades distintas, ou seja, a frase pode ser segmentada em palavras, as palavras em sílabas e as sílabas em fonemas e que palavras são constituídas por sequências de sons e fonemas representados por grafemas.

Conheça, baixe e aplique as atividades do Método de Portfólios Educacionais SHDI 😍😍😍

Simone Helen Drumond Ischkanian 🌷🌷🌷

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Letra cursiva ou bastão? Tudo depende das disponibilidades motoras da criança, jovem ou adulto.

Quando iniciar a escrita com letra cursiva no contexto da inclusão - Autismo (TEA) e Educação?

Na inclusão em geral depende muito das possibilidades dos movimentos motores que a criança, jovem.ou adulto apresenta, além de suas comorbidades motoras ou neurológicas. O ideal é mediar as perspectivas educacionais pertinentes a escrita, a partir das possibilidades que o educando apresenta. Jamais force a escrita cursiva ou bastão, afinal educar é desvendar mundos repletos de possibilidades para todos. 

Na educação dos pequenos o ideal é apresentar a letra cursiva para a criança entre os 6 a 7 anos, isso se a criança apresentar disponibilidade motora para a letra cursiva. Os estímulos motores gráficos e lúdicos, sãos os principais meios para chegar a uma escrita convencional. 

Na inclusão.e Autismo (TEA) o momento que a criança, jovem ou adulto tenta escrever, produz espontaneamente pequenos traçados misturando linhas retas e curvas interpretando depois o que ela/ele escreveu e que só a própria pessoa reconhece. Por isso, é sempre importante dialogar sobre as produções projetadas. Muito mais que escrever é entender o delineamento motor fino produzido.

Na atividade projetada nas fotos, observe que a criança desenha letras agrupadas de forma aleatória e já possui idéia de que representa a escrita, ou seja, ela sabe o que escreve com determinados sinais, mesmo que não saiba que esses sinais possuem uma ordem de colaboração e significação convencional.

Inclusão - Autismo (TEA) e Educação -  é.importante que os pais, educadores e terapeutas saibam que  a descoberta da escrita pelas crianças jovens ou adultos não ocorre homogeneamente, que elas não aprendem no mesmo ritmo e que possuem diferentes níveis e graus de letramento. Estes aspectos, portanto devem ser enfatizados na alfabetização ou nos atendimentos terapêuticos de forma que as crianças, jovens ou adultos, possam construir concepções de escrita, coerentes a sua disponibilidade motora.

Emilia Ferreiro (2004) com base em Piaget comprova que a escrita é uma produção social e como tal sofre inúmeras transformações ao longo do desenvolvimento pessoal. 

É IMPORTANTE COMPREENDER -  as pessoas neuroatípicas (ou atípicas) lidam com diferentes alterações relacionadas ao desenvolvimento neurológico. As pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) fazem parte do grupo de pessoas atípicas.  Por tanto, Ferreiro e Teberosky (1999) acentuam que as crianças adquirem o conhecimento da escrita através do desenvolvimento cognitivo, onde o ambiente social torna-se importante para o desenvolvimento da escrita antes do início da alfabetização. 

A construção de diferenciação entre as letras é estimulada espontaneamente antes do ensino sistemático. No Método de Portfólios Educacionais SHDI, enfatizamos em nossas atividades os resultados obtidos pela compreensão das autoras, uma vez que os mesmos,  originaram-se de pesquisas e observações de situações pedagógicas. 

A correlação entre as letras e os segmentos sonoros foi observada fundamentalmente por meios da leitura efetuada pelas crianças (FERREIRO; TEBEROSKY, 1999, p. 43). 

Por tanto,  escrever não é um meio de registrar algum conteúdo específico, é um processo em que a criança, jovem ou adulto no contexto da inclusão, imita uma atividade do adulto educador, que não possui em si mesmo significado funcional.

Em pesquisa sobre a psicogênese da língua escrita, as autoras demonstram como se constrói em níveis evolutivos, a compreensão do sistema alfabético de representação da língua, permitindo definir atividades e intervenções pedagógicas que favoreçam a compreensão da escrita. 

Neste sentido, em Autismo e Inclusão - a letra bastão apresenta maior facilidade, pois ela é mais separada e na percepção visual do educando, a bastão é mais convidativa a desbravar suas possibilidades motoras e projetar coesamente suas competências .

Simone Helen Drumond Ischkanian 🌷🌷🌷