terça-feira, 27 de setembro de 2022

APRENDIZAGEM E COGNIÇÃO: OS PROCESSOS DE ENSINO DOS INDIVÍDUOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS COM OCORRÊNCIAS BEM SUCEDIDAS NA APRENDIZAGEM.


 

Para fazer a inclusão de verdade e garantir a aprendizagem de todos os alunos tipicos e atipicos no contexto educacional é preciso fortalecer a formação dos educadores e planejar uma boa rede de apoio entre alunos, docentes, gestores, famílias e profissionais de saúde. Por tanto, para que a aprendizagem ocorra é preciso que, o educando construa um sentido pessoal e que isso se transforme em significado social. Logo, a primeira preocupação do educador deve “ser a de ajudar o aluno tipico ou atipico a construir sentido sobre o que irá aprender e não a de apresentar conceitos e procedimentos prontos” (GARABED ISCHKANIAN, 2022).

Aprender e ensinar para transcender é fator primordial.


 

APRENDIZAGEM E COGNIÇÃO: OS PROCESSOS DE ENSINO DOS INDIVÍDUOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS COM OCORRÊNCIAS BEM SUCEDIDAS NA APRENDIZAGEM.

 

Propor situações-problemas para a turma resolver em conjunto – Essa pratica “incentiva os estudantes a recorrem a conhecimentos prévios e a debaterem entre si para encontrar a solução mais adequada ao problema proposto pelo educador” (GUIRALDELLI BARBOSA, 2022)

O docente deve fazer a mediação do debate entre os colegas, adotando as seguintes ações: 

· Mobilizar o conteúdo já trabalhado em aulas anteriores que tem relação com a situação-problema;

· Incentivar os estudantes a raciocinarem logicamente;

· Orientar a turma a criar estratégias para encontrar a solução;

· Pedir que a turma valide e verifique a estratégia proposta; e

· Garantir o respeito e o debate saudável de ideias entre os estudantes.

 


Para firmar a importância dos objetivos, segundo o ECA, “a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho” (BRASIL, 1997).

O estatuto também estipula os deveres do Estado para que sejam assegurados os direitos apontados, quais sejam:

Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

Direito de ser respeitado por seus educadores;

Direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores;

Direito de organização e participação em entidades estudantis;

Acesso a escola pública e gratuita próxima de sua residência;

Garantir ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria;

Assegurar progressivamente a extensão da obrigatoriedade e gratuidade ao ensino médio;

Oferecer atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência (atualmente a nomenclatura utilizada é PCD – Pessoa com Deficiência), preferencialmente na rede regular de ensino;

Oferecer atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a seis anos de idade;

Garantir acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um;

Ofertar ensino noturno “regular, adequado às condições do adolescente trabalhador;

Promover atendimento no ensino fundamental, através de “programas coesamente suplementares de material didático escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde eficaz” (GUIRALDELLI BARBOSA, 2022)

 

Educar para transformar possibilidades.


 

APRENDIZAGEM E COGNIÇÃO: OS PROCESSOS DE ENSINO DOS INDIVÍDUOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS COM OCORRÊNCIAS BEM SUCEDIDAS NA APRENDIZAGEM.

 

Entender os instrumentos que são utilizados nas práticas de ensino é vital para incorporá-los de “maneira eficiente em sala de aula, trabalhando seus pontos fortes e distribuindo com as semelhanças e diferenças entre eles” (SANTOS DE SOUZA, 2022).

                  

             Comportamento simbólico é a capacidade de “uma pessoa de responder ou usar um sistema de símbolos significativos” (SANTOS DE SOUZA, 2022).

 

No portal CAPES, ao analisarmos os temas produzidos nos programas da instituição, até setembro de 2022, relacionados à “aprendizagem e cognição: os processos de ensino dos indivíduos com necessidades especiais com ocorrências bem sucedidas na aprendizagem” - destacamos que a pluralidade dos artigos analisados evidencia os impactos positivos que essa proposta governamental causa no universo educacional, mais precisamente, no grupo de professores. 

 

A análise desse grupo especificamente recebe uma multiplicidade de interesse dos pesquisadores, e, dentro desse universo, em sua quase totalidade, a temática é a relação estabelecida de (representação social, imaginário, saberes, olhares), a construção da prática pedagógica (vivencias cotidianas) ou a “formação específica desses profissionais frente à situação de inclusão irrestrita ou frente a uma patologia ou situação específica como: autismo, psicose, surdez, hospitalização” (SANTOS DE SOUZA, 2022).


 

Os processos de ensino e aprendizagem devem ser aperfeiçoados.


 

APRENDIZAGEM E COGNIÇÃO: OS PROCESSOS DE ENSINO DOS INDIVÍDUOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS COM OCORRÊNCIAS BEM SUCEDIDAS NA APRENDIZAGEM.

 

Estamos vivenciando momentos onde a necessidade de aperfeiçoar de forma eficiente os processos de ensino e aprendizagem dos indivíduos com necessidades especiais. Urge a necessidades de “destacar um ensino com ocorrências bem sucedidas na aprendizagem para auxiliar no aprimoramento das atividades do ensino infantil a educação superior” (NOGUEIRA CABRAL, 2022).

A dificuldade de aprendizagem e transtorno de aprendizagem não são sinônimos. O transtorno é uma “alteração no desenvolvimento, a dificuldade pode ser causada tanto por motivos biológicos como também culturais ou até mesmo psíquicos” (NOGUEIRA CABRAL, 2022).

 

DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM

TRANSTORNO DE APRENDIZAGEM

Os bloqueios no aprendizado podem ser tanto por déficits cognitivos como também por causas emocionais e culturais,

A dificuldade de aprendizagem é muitas vezes resolvida com a intervenção escolar, acompanhada pela pedagoga e psicopedagoga.

Mudanças pontuais podem resolver a questão de dificuldade de aprendizagem.

A troca de metodologia, aliada a um excelente planejamento especifico, horário de aula, colegas, melhora significativamente o déficit abrangente em relação ao aprendizado.

Apesar de uma situação social, cultural e psicológica estável, a pessoa com transtorno de aprendizagem apresenta dificuldades por conta de um desenvolvimento neurológico insatisfatório.

É essencial buscar atendimento psicológico para realizar o tratamento adequado.

É fundamental realizar mudanças na abordagem, metodologia e avaliação para que haja progresso nas áreas de dificuldades.

Fonte: Autores (2022)

 

A principal abordagem para a prevenção ou remediação de déficits no funcionamento simbólico é o ensino (seja em ambiente educacional, terapêutico, familiar, ou em todos eles) que resulte na aprendizagem cumulativa de relações simbólicas, associado ao fortalecimento do suporte educacional e família e do coletivo educacional (NOGUEIRA CABRAL, 2022).