quinta-feira, 14 de março de 2024

8°A - Inclusão - José Mateus. Leitura e escrita♥️


 

O Método de Portfólios de Simone Helen Drumond Ischkanian pode ser adaptado para a leitura de alunos com 15 anos, levando em consideração o seu nível de desenvolvimento cognitivo e as suas necessidades específicas de aprendizagem. Abaixo, descrevo como esse método pode ser aplicado para a leitura de alunos nessa faixa etária:

1. Seleção de Material Adequado:

  • Escolha textos que sejam apropriados para a idade e interesses dos alunos de 15 anos. Isso pode incluir artigos de jornais, trechos de livros, poesias contemporâneas, textos informativos ou até mesmo materiais online.

2. Abordagem Interativa:

  • Promova discussões em grupo sobre os textos selecionados, incentivando os alunos a compartilharem suas opiniões, fazerem conexões com suas próprias experiências e debaterem diferentes pontos de vista.
  • Utilize técnicas de leitura compartilhada, onde o professor lê em voz alta partes do texto e os alunos acompanham, contribuindo para a compreensão geral.

3. Análise e Interpretação:

  • Estimule os alunos a analisarem e interpretarem os textos de forma crítica, identificando temas, personagens, pontos-chave e mensagens subjacentes.
  • Proponha atividades que envolvam a elaboração de resumos, a identificação de elementos literários (como metáforas, símbolos e ironia) e a discussão sobre o contexto histórico e cultural dos textos.

4. Produção de Textos:

  • Promova a produção de textos pelos alunos, incentivando-os a expressarem suas próprias ideias e opiniões de forma escrita. Isso pode incluir redações, ensaios, resenhas críticas, poemas ou até mesmo textos criativos inspirados nas leituras realizadas.

5. Registro no Portfólio:

  • Solicite aos alunos que registrem suas reflexões, análises e produções de textos no portfólio. Isso pode ser feito por meio de escrita, desenhos, gravações de áudio ou vídeo, ou mesmo fotografias de trabalhos escritos.

6. Feedback e Revisão:

  • Forneça feedback individualizado aos alunos com base em suas contribuições no portfólio, incentivando-os a aprimorarem suas habilidades de leitura e escrita.
  • Promova a revisão periódica das atividades de leitura e escrita no portfólio, permitindo que os alunos acompanhem seu progresso e identifiquem áreas para desenvolvimento futuro.

7. Ampliação das Habilidades:

  • Explore diferentes gêneros textuais e estilos de escrita para ampliar o repertório dos alunos e desafiá-los a expandirem suas habilidades de leitura e escrita.
  • Ofereça oportunidades para os alunos se engajarem em projetos de pesquisa ou atividades de extensão que incorporem habilidades de leitura e escrita em contextos do mundo real.

Ao adaptar o Método de Portfólios de Simone Helen Drumond Ischkanian para a leitura de alunos com 15 anos, os professores podem criar um ambiente de aprendizado dinâmico e envolvente, que estimula o pensamento crítico, a expressão criativa e o desenvolvimento de habilidades essenciais para o sucesso acadêmico e pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário