sábado, 28 de janeiro de 2023

Letramento, alfabetização e autismo por Simone Helen Drumond Ischkanian 🌷

Educar FCE

Faculdade Campos Elíseos Vol. 19, n. 01 (Abril, 2019), SP.

1. Inclusão escolar; 

2. Musicalização; 

3. Trabalho docente; 

4. Aprendizagem;  

5. Ludicidade. 

CDD 370


LETRAMENTO, ALFABETIZAÇÃO E AUTISMO Ischkanian ensina que letramento e alfabetização têm diferenças quanto aos seus efeitos práticos. Enquanto alfabetização é um processo pedagógico tradicional, em que a escola se preocupa em ensinar a criança os princípios básicos do alfabeto, ou seja, o ensinar a ler e a escrever sendo uma prioridade da escola que pensa o alfabetizar. Considera-se, aqui, a escrita da língua portuguesa, basicamente, enquanto representação gráfica. Por outro lado, defende a autora, o letramento cuida de ser “uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita” (ISCHKANIAN, s/d).


 

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