sexta-feira, 10 de junho de 2022

Ouvir histórias é permitir que a criança, desperte o seu melhor no mundo real. Simone Helen Drumond Ischkanian 🌷

Referência das imagens: Secretaria de Educação e Cultura de Marcelino Ramos no Rio Grande do Sul.

LITERATURA E CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Uma boa história, um bom contador, crianças e a imaginação são características da contação de histórias. Além de ser uma proposta lúdica, artística e pedagógica, o ato de contar história na Educação Infantil é muito importante, pois estimula a curiosidade, desperta o imaginário, a construção de ideias, ajuda na oralidade e na interação social.

Quanto mais criativa for a contação de história, mais mágico se tornará este momento para as crianças. Diante dessa magia a Professora Marilene tem como prática permanente a contação de histórias utilizando alguns recursos como fantoches, adereços e fantasias. 

Neste ano a Professora Marilene cumpre seus horários na EMEI Espaço Criança realizando as horas atividades das Professoras das turmas de Berçário 1 e 2 e Maternais 1 e 2, realizando propostas variadas nas áreas da Artes, Contação de História, Música e Psicomotricidade. 

A seguir algumas propostas de Contação de História que a professora levou às crianças da EMEI Espaço Criança: Contação de histórias com fantoche na Turma do Berçário 2 vespertino e  visita da Vovó Clotilde (personagem criada e interpretada pela Professora Marilene) nas Turmas de Maternal 1 e Maternal 2 matutino contando as histórias “A Velhinha Maluquete (Ana Maria Machado) e “Chá das Dez” (Celso Sisto), seguido de um chá e lanche deliciosos. Ainda a convite da Professora Carina e Professora Eva do Jardim B, Vovó Clotilde fez uma visita muito especial contando a História “A Vovó Pirata”, seguido de um delicioso chá, frutas e bolo preparado pelas professoras e pelas crianças da turma. 

“Ouvir histórias é um acontecimento tão prazeroso que desperta o interesse das pessoas em todas as idades. Se os adultos adoram ouvir uma boa história, um “bom causo”, a criança é capaz de se interessar e gostar ainda mais por elas, já que sua capacidade de imaginar é mais intensa. Simone Helen Drumond Ischkanian”.















 

Nenhum comentário:

Postar um comentário