quarta-feira, 28 de julho de 2021

TECNOLOGIA ASSISTIVA (TA) DE SIMONE HELEN DRUMOND ISCHKANIAN - PRANCHA DE MADEIRA ESTRUTURAR PARA ATIVIDADES PEDAGÓGICAS.

TECNOLOGIA ASSISTIVA (TA) DE SIMONE HELEN DRUMOND ISCHKANIAN - PRANCHA DE MADEIRA ESTRUTURAR PARA ATIVIDADES PEDAGÓGICAS.

 Tecnologia assistiva de baixo custo: são aqueles equipamentos ou recursos com pouca sofisticação e confeccionados com materiais de baixo custo disponíveis no dia-a-dia, adaptações feitas pelos terapeutas ou pelos pacientes, ou por ambos ao mesmo tempo. Estes equipamentos são produzidos de maneira mais artesanal e individualizados. (BERSCH, 2008).

O desenvolvimento trazido pelas tecnologias tem inovado cada vez mais o modo de agir na sociedade, tornando as tecnologias um meio fundamental para o melhor funcionamento da sociedade. Sem ser diferente as tecnologias estão ligadas à educação, trazendo diversos benefícios e facilidades no processo de ensino e aprendizagem.

 Tecnologia assistiva (TA) de Simone Helen Drumond Ischkanian - Prancha de madeira estruturar para atividades pedagógicas. 

 Material:

Tabuada de madeira ou MDF no formato retangular.

Folha de metro ou meio metro (trinta centímetros) de acetato transparente. 

O objetivo e desenvolver as habilidades da coordenação motora fina, o letramento e a alfabetização.

 



Figuras 1 e 2: Tecnologia assistiva (TA) de Simone Helen Drumond Ischkanian - Prancha de madeira estruturar para atividades pedagógicas.

Fonte: Simone Helen Drumond Ischkanian

Uso pedagógico:

Permite a comunicação ilimitada por meio de pranchas pedagógicas das atividades do Método de Portfólios Educacionais de Simone Helen Drumond Ischkanian interligadas a atividades manuais.

Favorece alfabetização e produção escrita.

Possibilita a construção e reconstrução delineadora da coordenação motora fina em: letras, sílabas, palavras e textos com símbolos.

Permite a construção e reconstrução de atividades pedagógicas acessíveis para qualquer disciplina e classe social.

 O que é TA? “Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social” (ATA VII – Comitê de Ajudas Técnicas – CAT).









O uso da Tecnologia Assistiva na escolarização do aluno com deficiência sensorial tem se mostrado um grande aliado no processo de inclusão.

Os alunos que utilizam a Tecnologia assistiva (TA) de Simone Helen Drumond Ischkanian - Prancha de madeira estruturar para atividades pedagógicas, obtiveram um bom desenvolvimento das atividades e pode se concluir que sem duvidas a TA de baixo custo  é uma ferramenta importante para o aprendizado dos alunos PCDs, pelo fato de que por meio desta TA, eles podem criar e recriar desenhos, formas, pinturas, desenvolver atividades com letras, números e percorrer coesamente os caminhos do desenvolvimento de habilidades.  


 

O uso das tecnologias assistivas na educação é de importância fundamental, pois possibilitam o processo de aprendizagem, otimizando as potencialidades de cada aluno.

Inclusão significa incluir, fazer parte, inserir, introduzir, torná-las participantes da vida econômica, política e social, assegurando o respeito aos seus direitos no âmbito da sociedade, do Estado e do poder público. A educação inclusiva acolhe todas as pessoas, sem exceção. É para o estudante com deficiência física, para os que têm comprometimento mental, para os superdotados, para todas as minorias e para a criança que é discriminada por qualquer outro motivo.

 O avanço da tecnologia contribui cada vez mais para a inclusão dos alunos com deficiência. Softwares, equipamentos de comunicação alternativa, materiais protéticos e diversos outros itens ampliam a habilidade funcional dos jovens, tornando-se ferramentas úteis para a independência e o aprendizado.

 “A Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social" (ATA VII - Comitê de Ajudas Técnicas - CAT).

É possível perceber o quanto a Tecnologia é importante na vida de todas as pessoas, não sendo diferente na vida das pessoas com deficiência, que ao utilizarem da Tecnologia Assistiva, segundo Bersch (2008), será “um auxílio que promoverá a ampliação de uma habilidade funcional deficitária ou possibilitará a realização da função desejada e que se encontra impedida por circunstância de deficiência ou pelo envelhecimento.

 

 

 

 

 

 

 

Nome da 

Tecnologia Assistiva:

PRANCHA DE 

MADEIRA

 ESTRUTURAR 

 PARA ATIVIDADES 

PEDAGÓGICAS

TECNOLOGIA ASSISTIVA (TA) DE SIMONE HELEN DRUMOND ISCHKANIAN - PRANCHA DE MADEIRA ESTRUTURAR PARA ATIVIDADES PEDAGÓGICAS.

 

Funcionamento: O funcionamento é bem simples, a comunicação oral  e escrita da criança, jovem ou adulto é feita através das atividades do Método de Portfólios Educacionais SHDI de Simone Helen Drumond Ischkanian,

Acessível - Acessível para crianças, jovens e adultos  de qualquer idade e classe social.

Emoções - Ajuda a criança, jovem ou adulto expressar e nomear pensamentos positivos, emoções e novas aprendizagens, através das  atividades pedagógica delineadas.

Off-line - Não precisa de internet

Respostas rápidas - Coleção de frases mais usadas no dia a dia

Independência - Contribui para a autonomia e independência da criança.

 

 

 

 

 

 

 

 

Seus metadados:

Material:

Tabuada de madeira ou MDF no formato retangular.

Folha de metro ou meio metro (trinta centímetros) de acetato transparente. 

Objetivo: Desenvolver as habilidades da coordenação motora fina, o letramento e a alfabetização.

Conhecimento de (leitura) e (nome) dessas letras.

Consciência fonológica.

Aptidões da fala e linguagem.

Atenção sustentada.

Memória operacional.

Preço: Gratuito

Criação:

Simone Helen Drumond Ischkanian

Sandro Garabed Ischkanian

Data de criação: 23/04/2014

Atualização: Constante

Idiomas: Todos

Imagem: Sim

Som: Não

Habilidades desenvolvidas: Comunicação Alternativa para ajudar crianças e adolescentes com autismo a transmitirem seus desejos, sentimentos e necessidades.

 

A habilidade que se deve ter de leitura não é somente traduzir sílabas ou palavras (signos lingüísticos), em sons, isoladamente (a decodificação), é muito mais que isso, a boa leitura deve passar pelas seguintes etapas:

1º - Decodificar;

2º - Compreender;

3º - Interpretar, e

4º - Reter.

 

 

 Categoria de

 pessoas que essa 

Tecnologia Assistiva 

poderá atender:

1 Deficiência Física ou Motora.

2 Deficiência Mental ou Intelectual.

3 Deficiência Visual.

4 Deficiência Auditiva.

5 TEA - Autismo

6 ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica)

7 AVC (Acidente Vascular Cerebral)

Acesse o link e conheça as diversas formas de utilizar essa TA https://www.facebook.com/groups/MetododePortfolios/media




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