TECNOLOGIA ASSISTIVA (TA) DE SIMONE HELEN DRUMOND ISCHKANIAN - PRANCHA DE MADEIRA ESTRUTURAR PARA ATIVIDADES PEDAGÓGICAS.
Tecnologia assistiva de baixo custo: são aqueles equipamentos ou recursos com pouca sofisticação e confeccionados com materiais de baixo custo disponíveis no dia-a-dia, adaptações feitas pelos terapeutas ou pelos pacientes, ou por ambos ao mesmo tempo. Estes equipamentos são produzidos de maneira mais artesanal e individualizados. (BERSCH, 2008).
O desenvolvimento trazido pelas tecnologias tem inovado cada vez mais o modo de agir na sociedade, tornando as tecnologias um meio fundamental para o melhor funcionamento da sociedade. Sem ser diferente as tecnologias estão ligadas à educação, trazendo diversos benefícios e facilidades no processo de ensino e aprendizagem.
Tecnologia assistiva (TA) de Simone Helen Drumond Ischkanian - Prancha de madeira estruturar para atividades pedagógicas.
Material:
Tabuada de madeira ou MDF no formato retangular.
Folha de metro ou meio metro (trinta centímetros) de acetato transparente.
O objetivo e desenvolver as habilidades da coordenação motora fina, o letramento e a alfabetização.
Figuras 1 e 2: Tecnologia assistiva (TA) de Simone Helen Drumond Ischkanian - Prancha de madeira estruturar para atividades pedagógicas.
Fonte: Simone Helen Drumond Ischkanian
Uso pedagógico:
Permite a comunicação ilimitada por meio de pranchas pedagógicas das atividades do Método de Portfólios Educacionais de Simone Helen Drumond Ischkanian interligadas a atividades manuais.
Favorece alfabetização e produção escrita.
Possibilita a construção e reconstrução delineadora da coordenação motora fina em: letras, sílabas, palavras e textos com símbolos.
Permite a construção e reconstrução de atividades pedagógicas acessíveis para qualquer disciplina e classe social.
O que é TA? “Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social” (ATA VII – Comitê de Ajudas Técnicas – CAT).
O uso da Tecnologia Assistiva na escolarização do aluno com deficiência sensorial tem se mostrado um grande aliado no processo de inclusão.
Os alunos que utilizam a Tecnologia assistiva (TA) de Simone Helen Drumond Ischkanian - Prancha de madeira estruturar para atividades pedagógicas, obtiveram um bom desenvolvimento das atividades e pode se concluir que sem duvidas a TA de baixo custo é uma ferramenta importante para o aprendizado dos alunos PCDs, pelo fato de que por meio desta TA, eles podem criar e recriar desenhos, formas, pinturas, desenvolver atividades com letras, números e percorrer coesamente os caminhos do desenvolvimento de habilidades.
O uso das tecnologias assistivas na educação é de importância fundamental, pois possibilitam o processo de aprendizagem, otimizando as potencialidades de cada aluno.
Inclusão significa incluir, fazer parte, inserir, introduzir, torná-las participantes da vida econômica, política e social, assegurando o respeito aos seus direitos no âmbito da sociedade, do Estado e do poder público. A educação inclusiva acolhe todas as pessoas, sem exceção. É para o estudante com deficiência física, para os que têm comprometimento mental, para os superdotados, para todas as minorias e para a criança que é discriminada por qualquer outro motivo.
O avanço da tecnologia contribui cada vez mais para a inclusão dos alunos com deficiência. Softwares, equipamentos de comunicação alternativa, materiais protéticos e diversos outros itens ampliam a habilidade funcional dos jovens, tornando-se ferramentas úteis para a independência e o aprendizado.
“A Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social" (ATA VII - Comitê de Ajudas Técnicas - CAT).
É possível perceber o quanto a Tecnologia é importante na vida de todas as pessoas, não sendo diferente na vida das pessoas com deficiência, que ao utilizarem da Tecnologia Assistiva, segundo Bersch (2008), será “um auxílio que promoverá a ampliação de uma habilidade funcional deficitária ou possibilitará a realização da função desejada e que se encontra impedida por circunstância de deficiência ou pelo envelhecimento.
Nome da Tecnologia Assistiva: PRANCHA DE MADEIRA ESTRUTURAR PARA ATIVIDADES PEDAGÓGICAS |
TECNOLOGIA ASSISTIVA (TA) DE SIMONE HELEN DRUMOND ISCHKANIAN - PRANCHA DE MADEIRA ESTRUTURAR PARA ATIVIDADES PEDAGÓGICAS.
Funcionamento: O funcionamento é bem simples, a comunicação oral e escrita da criança, jovem ou adulto é feita através das atividades do Método de Portfólios Educacionais SHDI de Simone Helen Drumond Ischkanian,Acessível - Acessível para crianças, jovens e adultos de qualquer idade e classe social.Emoções - Ajuda a criança, jovem ou adulto expressar e nomear pensamentos positivos, emoções e novas aprendizagens, através das atividades pedagógica delineadas.Off-line - Não precisa de internetRespostas rápidas - Coleção de frases mais usadas no dia a diaIndependência - Contribui para a autonomia e independência da criança. |
Seus metadados: |
Material: Tabuada de madeira ou MDF no formato retangular. Folha de metro ou meio metro (trinta centímetros) de acetato transparente. Objetivo: Desenvolver as habilidades da coordenação motora fina, o letramento e a alfabetização. Conhecimento de (leitura) e (nome) dessas letras. Consciência fonológica. Aptidões da fala e linguagem. Atenção sustentada. Memória operacional. Preço: Gratuito Criação: Simone Helen Drumond Ischkanian Sandro Garabed Ischkanian Data de criação: 23/04/2014 Atualização: Constante Idiomas: Todos Imagem: Sim Som: Não Habilidades desenvolvidas: Comunicação Alternativa para ajudar crianças e adolescentes com autismo a transmitirem seus desejos, sentimentos e necessidades.
A habilidade que se deve ter de leitura não é somente traduzir sílabas ou palavras (signos lingüísticos), em sons, isoladamente (a decodificação), é muito mais que isso, a boa leitura deve passar pelas seguintes etapas: 1º - Decodificar; 2º - Compreender; 3º - Interpretar, e 4º - Reter.
|
Categoria de pessoas que essa Tecnologia Assistiva poderá atender: |
1 Deficiência Física ou Motora. 2 Deficiência Mental ou Intelectual. 3 Deficiência Visual. 4 Deficiência Auditiva. 5 TEA - Autismo 6 ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica) 7 AVC (Acidente Vascular Cerebral) |
Acesse o link e conheça as diversas formas de utilizar essa TA https://www.facebook.com/groups/MetododePortfolios/media
Nenhum comentário:
Postar um comentário