O uso de cores na educação, principalmente as mais vibrantes, como vermelho, amarelo e laranja, contribuem para o desenvolvimento da capacidade motora e cognitiva, do raciocínio, da fala, do tato, da audição, do paladar, dentre outras diversas habilidades.
Pareamento é um termo utilizado por terapeutas ABA, TEACCH, Psicipedagogos, Neuropsicopedagogos, entre outros profissionais da educação e saúde.
O pareamento de cores é um importante o processo de construção do relacionamento do profissional com a criança.
No pareamento é importante que diferentes tonalidades sejam exploradas para captar o interesse e despertar a curiosidade das crianças. Isso porque uma das primeiras características que os pequenos utilizam para diferenciar objetos é justamente a cor.
Habilidades relacionadas às cores:
Identificar e reconhecer as cores;
Nomear as cores;
Desenvolver o raciocínio lógico;
Aumentar o vocabulário e as formas de compreensão da realidade visual
Trabalhar na construção e identificação de objetos coloridos;
Desenvolver a imaginação e a capacidade de abstração e interpretação.
Procedimento Metodológicos para aula e/ou terapia de PAREAMENTO DE CORES:
1. BRINQUE:
Mostre os diferentes jogos, brinquedos e atividades do Método de Portfólios Educacionais SHDI sobre pareamento de cores e permita que ela/ela brinque com os itens ou atividades.
2. AVALIE OS REFORÇADORES:
É importante descobrir e trabalhar com objetos e atividades que a criança gosta e o que é reforçador para ela.
Nas atividades de pareamento é importante diversificar os itens reforçadores, esteja atento para encontrar um novo item quando a criança já estiver desinteressada pelo anterior.
FONTE: https://www.google.com/search?q=PAREAMENTO+simone+helen+drumond&hl=pt-BR&sxsrf=ALeKk02-ezwnRFntEi9KzfMXjyliJ6c2lA:1616601082865&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwjekaaqpMnvAhVDKLkGHYJ-BrMQ_AUoAXoECAMQAw&biw=1366&bih=654
Nenhum comentário:
Postar um comentário