IV Ciclo de Palestras sobre TEA
A Prefeitura de Itaboraí, por meio das secretarias municipais de Educação, Cultura e Turismo e de Saúde realizou na última quinta-feira (19/09), no Colégio Adventista, o IV Ciclo de Palestras sobre TEA (Transtorno do Espectro Autista) de Itaboraí. O evento organizado pela equipe da Clínica-Escola do Autista reuniu centenas de profissionais do município e cidades vizinhas, e contou com palestras, show de música, poemas e sorteio de brindes.
O secretário municipal de Educação, Cultura e Turismo, Osório de Souza agradeceu a equipe da Clínica-Escola do Autista pelo trabalho que fazem, e ressaltou a luta incessante do prefeito Dr. Sadinoel Souza pela busca de caminhos para ampliar o atendimento dos autistas no município.
“Agradeço ainda aos professores e mediadores, que estão em sala de aula buscando incluir os alunos com TEA, é de extrema importância o trabalho de vocês. Parabéns a todos vocês aqui presente, que estão em busca de conhecimento para que possamos cada vez mais está atendendo essas crianças, jovens e adultos com autismo”, disse Osório, ao lado do secretário municipal de Governo de São Pedro da Aldeia, Eron Bezerra.
O evento deu início com a recitação do poema “Quanto vale uma criança autista?”, de Simone Helen Drumond, pelo aluno-paciente desde 2017, da Clínica-Escola do Autista, Felipe Menezes, 7 anos.
Uma das convidadas, a professora e doutora em Psicologia Clínica pela PUC-RIO, Dayse Serra, trouxe para Itaboraí a palestra que tem como tema “Mediação — Conhecimentos, Habilidades e Atitudes”, que abordou assuntos como a inclusão, a diferença entre mediador e cuidador, e destacou a importância da Educação para autistas.
O secretário municipal de Saúde, Júlio César Ambrósio reforçou a luta do prefeito, em busca de recursos para ampliação do atendimento da Clínica-Escola do Autista. “Temos muito orgulho de ser o primeiro município a implantar uma clínica-escola para autista. Mas temos que expandir este serviço, visto que muitas pessoas necessitam dele”, frisou o gestor da pasta.
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio neurológico que afeta a forma como o cérebro funciona. De acordo com dados do CDC, órgão americano, existem cerca de 2 milhões de autistas no Brasil, sendo a maior parte do sexo masculino.
#ComAForçaDoPovo #SECTUR #Itaborai #Educação #Cultura #Turismo #AutismoNãoÉDoença #TEA #Autista #Autismo #Cinema #ClinicaEscolaDoAutista #EducaçãoÉTudo
Referencia do texto: https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=404746883573982&id=321007535281251
Nenhum comentário:
Postar um comentário