(…) No contexto escolar é muito importante aplicar e
desenvolver metodologias de intervenção interdisciplinares com base no modelo
de ensino estruturado. ”Para entender o que o outro diz, não basta
entender suas palavras, mas também seu pensamento e suas motivações.” Vygotsky.
E o método de Portfólios de Simone Helen
Drumond Ischkanian, disponibiliza materiais em diversas áreas do conhecimento,
que facilitam os processos de aprendizagem, de autonomia e de adaptação das
crianças na escola.
Os
portfólios educacionais do Projeto: Inclusão - Autismo e Educação - adaptam-se às necessidades de cada aluno
autista. Os instrumentos de trabalho utilizados são adequados e escolhidos com
o máximo de cuidado e rigor. Os portfólios educacionais de autoria de Simone
Helen Drumond Ischkanian foram projetados em diversos níveis cognitivos e
motor. O método e as técnicas estão embasados no lúdico, com o uso de recursos concretos.
As técnicas compreendem que alguns autistas têm dificuldades de relacionamento
e de conexão com as pessoas à sua volta, por isso, vale-se de motivações com
recursos lúdicos e brinquedos pedagógicos.
Os procedimentos metodológicos não oferecem falsas esperanças
educacionais, mas viabilizam recursos pedagógicos aos pais, educadores e
terapeutas de como é possível desenvolver as habilidades de um autista.
Projeto: Inclusão - Autismo e Educação e seus
portfólios educacionais são a favor do cérebro do autista, por isso, quando
algumas atividades são trabalhadas por mais de uma vez, elas são aliadas a
etapas de evolução cognitiva e motora, eles respeitam os comportamentos
ritualistas e a partir desses são planejadas atividades lúdicas de contato ocular,
desenvolvimento social e inclusão de diversos conteúdos que permitem o autista
projetarem-se educacionalmente. Nas dificuldades de relacionamento e de conexão
com as pessoas à sua volta, as técnicas dos portfólios permitem que essa
relação seja sanada de forma lúdica voltadas para a socialização. Quando o
autista revela que desenvolveu aquela habilidade, logo o portfólio seguinte
amplia a motivação e permite que o
conteúdo possa ser ampliado e ensinado de diversos pontos de vistas.
O método
de portfólios do Projeto: Inclusão - Autismo e Educação valem-se dos
comportamentos ritualistas para planejar atividades lúdicas de contato ocular,
desenvolvimento social e inclusão de diversos conteúdos que permitem os
autistas possam projetar-se educacionalmente. As técnicas utilizadas nos
portfólios são coesamente planejadas nos portfólios e revelam aos pais,
educadores e terapeutas como é possível criar um ambiente livre de distrações e
onde as interações sejam facilitadas. Os portfólios direcionam como é possível
organizar um espaço que possa diminuir tensões e distrações que inibem o
progresso e a interação educacional adequada.
Esse material permite que os pais, educadores e
terapeutas observarem que sempre que são incluídas e aplicadas outras terapias
a um contexto educacional a intervenção torna-se muito mais eficaz. Nenhumas
das técnicas do método de portfólios promovem desenvolvimento de habilidades
eficaz, quando trabalhada isoladamente. O Projeto: Inclusão - Autismo e
Educação e seus portfólios, não são uma colcha de retalhos, que busca
fundamentar métodos e programas para autistas, são técnicas planejadas com foco
na educação global do autista. As técnicas dos portfólios educacionais de
permite que diversas pessoas autistas possam desenvolver suas habilidades de
forma coesa, alem de respeitar os desafios.
A educação de um autista
é um conjunto de pessoas, fatores, métodos, programas e técnicas, que
necessitam de motivação constante. Sabemos que o autismo não tem tratamento,
embora as competências dos alunos possam desde cedo ser desenvolvidas, para que
se encontre um equilíbrio. Esse equilíbrio poderá ser feito através da
educação. Não existe um método específico para ensinar os alunos com TEA, que
seja um sucesso para todos os alunos, uma vez que as necessidades de todos
alteram com o tempo, tornando-se necessário tentar outras abordagens (Ministry
of Education, 2000).
Para Marques (2001), um
ambiente estruturado é mais funcional na educação de alunos com TEA, em que o
docente pode alterar as condições físicas que irão favorecer a aprendizagem. As
atividades dos portfólios educacionais do Projeto: Inclusão - Autismo e Educação revelam o
tratamento mais eficaz do autismo é sem dúvida a educação, “os objetivos gerais
(…) desenvolver ao máximo suas possibilidades e competências, favorecer um
equilíbrio pessoal o mais harmonioso possível, fomentar o bem-estar emocional e
aproximar as crianças autistas do mundo e de relações significativas.” (Coll,
Palacios & Marchesi, 1995: p.286). Os portfólios educacionais são
relevantes ao contexto escolar, uma vez que possibilita uma programação em sala
de aula para o desenvolvimento de habilidades.
Ao serem definidos os
objetivos educacionais, deve ser levado em consideração, o conhecimento preciso
acerca da natureza do autismo, o ponto de referência oferecido pelo
desenvolvimento normal, uma consideração realista das possibilidades de
desenvolvimento funcional do aluno em diferentes áreas.
É uma análise igualmente
realista dos contextos ambientais em que essas funções estão inseridas (Coll,
Palacios & Marchesi, 1995).
As técnicas dos
portfólios guiam o processo de ensino-aprendizagem em sala de aula. Englobam os
objetivos e conteúdos, a metodologia a ser exercida pelos educadores, as
atividades a serem implementadas, as metas que se pretende atingir, os recursos
e os materiais a serem utilizados, o processo de avaliação e a organização das
situações de ensino-aprendizagem.
Em comparação aos modelos condutores rígidos que
tratam de obter o desenvolvimento de uma linguagem verbal nas crianças
autistas, independentemente de seus níveis cognitivos e comunicativos prévios
(LOVAAS apud COLL, 1995), e que foram dominantes nos anos setenta, ao longo da
década de oitenta, foram sendo desenvolvidos esquemas de intervenção, baseados
na idéia de que é possível e desejável promover a aquisição de modelos
comunicativos funcionais, sejam verbais ou não. (COLL; PALACIOS; MARCHESI,
1995, p. 289).
A interação com pessoas e objetos para crianças
autistas não tem o mesmo significado que para outras crianças. De acordo com
Coll, Palacios e Marchesi (1995), isto não quer dizer que os autistas não
tenham também motivações lúdicas, sociais, comunicativas, sensoriais e mesmo
epistemológicas.
Os professores deverão promover a aprendizagem e
diante desse contexto o método de portfólios é de grande valia, uma vez que os
programas educacionais sejam acompanhados de programas específicos de reforço
que os definam e os relacione com os comportamentos que se deseja
alcançar.
As adaptações
curriculares necessárias deverão ser ajustadas de acordo com as necessidades de
cada aluno, a fim de manter o equilíbrio necessário entre a resposta ao grupo e
a cada aluno do grupo (Coll, Palacios & Marchesi, 1995).
Os portfólios do Projeto: Inclusão - Autismo e
Educação de Simone Helen Drumond Ischkanian, permitem a estruturação dos
conteúdos curriculares e das atividades pedagógicas por meio de materiais
didáticos de excelente qualidade visual que coesamente, atendem as perspectivas
educacionais de alunos e professores.
O uso dos portfólios do Projeto: Inclusão - Autismo
e Educação são excelentes suportes ao corpo docente por meio de mecanismos de
supervisão e avaliação.
Os portfólios educacionais de autoria de Simone
Helen Drumond Ischkanian, viabilizam um ensino eficaz.
Porém o ENSINO EFICAZ, através dos materiais de
autoria de Simone Helen Drumond Ischkanian, ocorrem quando a família, o
profissional terapeuta, a escola, o professor e todos os envolvidos com a
educação da criança, jovem ou adulto no contexto da INCLUSÃO, tomam decisões
prévias e em tempo real sobre os objetivos dos conteúdos, materiais e
estratégias, bem como as alterações de necessárias para atingir os resultados
previstos.
Segundo Jean Piaget, o ser humano é ativo na construção
de seu conhecimento e não uma massa a ser moldada.
Neste sentido o método de Portfólios de Simone Helen
Drumond Ischkanian, revela-se de extrema importância na atuação escolar.
Queridos educadores (utilizando a palavra num
sentido globalizante) permita o envolvimento do aluno no processo de
aprendizagem, execute intervenções constantes levando o aluno a pensar sem
transmitir respostas prontas.
O material está prontinho para ajudar a EDUCAÇÃO no
contexto da INCLUSÃO em nosso querido BRASIL.
O método de Portfólios de Simone Helen Drumond
Ischkanian é um material concreto, competente, com compromisso de atender a
EDUCAÇÃO e desenvolver habilidades.
Método de Portfólios de Simone Helen Drumond
Ischkanian:
Desenvolve habilidades de ATENÇÃO associados a
conceitos
pedagógicos diversos.
Desenvolve habilidades PSICOMOTORAS associados a
conceitos pedagógicos diversos.
Desenvolve habilidades de LINGUAGEM ORAL e ESCRITA
associados a conceitos pedagógicos diversos.
Desenvolve habilidades de RACIOCÍNIO LÓGICO
MATEMÁTICO associados a conceitos pedagógicos diversos.
O método de Portfólios de Simone Helen Drumond
Ischkanian, viabiliza atividades planificadas no papel, que possibilitam a
construção de jogos INTERVENTIVOS associados a conceitos pedagógicos diversos e
facilitam o planejamento do professor, uma vez que o material está pronto para
intervenção, permitindo assim, que o aluno no contexto da INCLUSÃO seja
protagonista da aula do dia, de sua aprendizagem e de seu desenvolvimento de
habilidades.
Os benefícios do método de Portfólios de
Simone Helen Drumond Ischkanian são os mais diversos a favor do desenvolvimento
de habilidades do aluno.
A autora do dos portfólios tem um único
objetivo, que é de promover possibilidades para os alunos no contexto da
INCLUSÃO. Em nenhum momento Simone Helen Drumond Ischkanian, implica diferenças
ideológicas dos métodos existentes, mas afirma em evidências as possibilidades
de aprendizagens na INCLUSÃO.
Para desenvolver as atividades do método de
Portfólios de Simone Helen Drumond Ischkanian:
Adaptação do Curriculo para atender ao aluno;
Planejamento e seleção das atividades dos portfólios
de Simone Helen Drumond Ischkanian.
Promover atividades de rotina, como meio de orientar
a criança nas etapas de atividades do dia e desenvolver novas habilidades
funcionais.
Desenvolver a atividades do dia com organização do
ambiente e organização da proposta planejada para o dia.
Para garantir capacidades de aprendizagens é
necessário, um ambiente organizado, com atividades adequadas (previamente
planejadas). Quando a atividade é particularmente planejada para atender
a individualidade do aluno, a garantia de promover desenvolvimentos de habilidades,
capacidades e aprendizagens é bastante significativa.
Perceba que o método de Portfólios de Simone
Helen Drumond Ischkanian, utiliza uma COMUNICAÇÃO VISUAL CLARA, tornando a
atividades compreensiva ao aluno, garantindo a ordem do manuseio para desenvolver
as etapas, garantindo previsibilidade na interação do aluno com a proposta
educacional.
Para que seu aluno realmente aprenda nesta proposta
de ensino, é necessário no cotidiano ORGANIZAÇÃO do ESPAÇO de trabalho, dos
MATERIAIS e das ATIVIDADES (portfólios que serão trabalhados no dia).
Os pais, terapeutas e educadores devem ter
conhecimento claro de como a criança, jovem ou adulto aprende, para iniciar com
portfólios do porto de partida de suas habilidades já desenvolvidas ou que
necessitam ser desenvolvidas e gradualmente, planejar as modificações e
adequações, para o desenvolvimento de novas habilidades.
Trabalhando com os Portfólios de Simone Helen
Drumond Ischkanian:
1. Planeje as atividade de seleção dos portfólios como uma forma de proporcionar a intenção e controle da atenção, do comportamental e da emocional do aluno.
2. Ofereça a possibilidade do aluno compreender que no ambiente, existe uma rotina referente as atividades diárias.
3. Observações e avaliações diagnósticas pedagogicas:
Na escola - os professores devem escrever breves relatórios periodicamente relatando o processo de desenvolvimento do aluno.
Em casa - os pais devem orientar, observar e mediar perpetravas nas atividades (portfólios) escolares que vão para casa.
Pedagoga ou profissional terapeuta da escola - aplicar periodicamente avaliações diagnósticas pedagógicas embasadas nos trabalhos com os portfólios, garantindo um acompanhamento coeso no processo de aprendizagem do aluno.
4. O aluno deve ter o seu PEI – Plano Educacional Individualizado e as adaptações curriculares, pertinentes ao portfólios, devem estar condizentes as reais necessidades do aluno.
5. Planejar as atividades, selecionar os portfólios de Simone Helen Drumond Ischkanian e elaborar os materiais, mediante aos dados coletados nas sondagens da avaliação diagnóstica. Não ofereça as atividades dos portfólios que não condizem com a REAL perspectiva motora e cognitiva do aluno.
6. É importante a utilização dos recursos da tecnologia assistiva para qualificar as intervenções.
7. Utilizar a comunicação alternativa (quando necessário). A comunicação alternativa para alguns alunos beneficia um melhor entendimento, principalmente nos casos de alunos não verbais.
8. O mediador escolar é um profissional de fundamental importância, para acompanhar as individualidades do aluno.
O que é um mediador escolar?
E o profissional de apoio pedagógico, ao aluno que necessita de atenção individualizada.
9. E quando o aluno se e desestruturar na atividade?
Passo 1 - Respeite o espaço e o tempo do aluno.
Passo 2 - Leve-o com calma e carinho para um local
mais tranquilo e silencioso, permaneça no local até a reorganização do aluno.
Neste ambiente é necessário conversar sobre o que está acontecendo de
forma objetiva. Passe bastante segurança para o aluno e tenha serenidade,
afetividade e paciência em todo contexto.
10. A escola deve promover encontros com as famílias e principalmente com os profissionais que acompanham o aluno, para garantir intervenções de qualidade e realizarem um trabalho em parceria.
Objetivos
gerais dos portfólios educacionais do Projeto: Inclusão - Autismo e Educação de
autoria de Simone Helen Drumond Ischkanian:
Promover
padrões de autonomia pessoal e independência alcançando um ambiente de
desenvolvimento adequado;
Desenvolver
estratégias básicas de autocontrole ao nível do comportamento;
Desenvolver
estratégias de interação social melhorando a compreensão do campo
sócio-emocional;
Desenvolver
a capacidade de conviver no meio social;
Desenvolver
estratégias ao nível da comunicação espontânea e generalizada, através de
pictogramas, sinais, ou outros sistemas de comunicação;
Incentivar
a comunicação e a reciprocidade;
Desenvolver
a área acadêmica e funcional, os conceitos básicos e os processos cognitivos
como atenção, memória e abstração.
Objetivos
dos portfólios educacionais do Projeto: Autismo e Educação referente à autonomia:
O
corpo e suas necessidades básicas: comida, roupas e produtos de higiene
pessoal;
Diferentes
atividades da vida diária;
Orientação
e deslocamentos;
Educação
para a segurança rodoviária;
Desenvolvimento
de atividades em ambientes naturais;
Executar
tarefas e responsabilidades;
Cuidados
e limpeza do corpo;
Regulamento
de comportamento em diferentes atividades;
Orientação
em espaços comuns;
Confiança
no seu próprio potencial;
Iniciativa
e independência nas tarefas diárias, tarefas e jogos de resolução; e
Cuidados
e gosto pela aparência pessoal
Objetivos
dos portfólios educacionais do Projeto: Autismo e Educação referente ao cognitivo:
Conhecimento
do ambiente: ambientes diferentes, animais, plantas, transporte e serviços de
comunicação, profissionais e comunidade;
Esquema
corporal;
Noções
básicas: formas, cores, relações de similaridade, conceitos espaço- temporais;
Letramento
/ Alfabetização;
Conceitos
de Matemática;
Resolução
de Tarefas;
Manipulação
de objetos;
Relação
com o meio;
Observar
o ambiente em mudança;
Análise
ambiental através dos sentidos e ações;
Exploração
das características e qualidades do corpo;
Antecipação
dos efeitos de ações em objetos no ambiente;
O
interesse em conhecer as características do ambiente;
Curiosidade
para os objetos e exploração dos mesmos; e
Valorização
do trabalho bem feito.
Objetivos
dos portfólios educacionais do Projeto: Autismo e Educação referente a comunicação:
Gestos,
sinais, fotografias, pictogramas, linguagem oral e escrita;
Necessidades
ao nível da comunicação ajudar a obter informações e transmitir estados;
Antecipação
de rotinas através da leitura do livro, utilizando objetos, imagens e
pictogramas;
Interpretação
de gestos, imagens e símbolos;
Utilizar
diferentes formas de comunicação;
Compreensão
de outras intenções comunicativas em situações de jogo, rotinas de trabalho;
Situações
de comunicação comuns em diferentes contextos;
Avaliar
o uso da linguagem oral e escrita e sistemas de comunicação alternativos; e
Experiência
com processos de comunicação
Objetivos
dos portfólios educacionais do Projeto: Autismo e Educação referente a socialização:
Os
grupos sociais a que pertence: família, escola; mediadores, terapeutas clínicos
e educacionais;
Socialização;
Formas
de iniciativa à interação;
Sentimentos
e emoções próprias e dos outros;
O
jogo;
Antecipação
e atividades de previsão;
Solução
de problemas;
Participação
em jogos;
Observação
de eventos significativos;
Demonstração
e regulação progressiva de sentimentos e emoções;
Juros
e iniciativa para participar do trabalho de grupo;
Atitude
positiva para a regularidade de experiências de vida diária;
Atitude
positiva mostra de afeto;
Gosto
de estabelecer interações no jogo;
Atitude
de ajuda e cooperação; e
Verificação
Ambiental.
Objetivos
dos portfólios educacionais do Projeto: Autismo e Educação referente à área
motora:
Domínio
do corpo e habilidades motoras finas;
Formas
de expressão artística;
Desenvolvimento
de jogos de condução;
Explorar
as possibilidades e limitações do corpo;
Monitorização
de normas e regras;
Desenvolvimento
de jogos circulares e interativo;
A
participação em desportos;
Técnicas
básicas de desenho, pintura, modelagem e colagem;
Exploração
e utilização de diferentes materiais;
Interesse
em participar em jogos de equipe; e
Cumprimento
das regras do jogo.
Esquema
corporal;
Conceitos
Espaciais;
A
linguagem corporal;
9. Intervenção Pedagógica
Inclusiva
9.1. Plano de Intervenção Pedagógica
Segundo vários autores, nomeadamente, Siegel (2008), Hewitt (2006),
Coll et al. (1995), Wing (1996), Jordan
(2000), Riviére (2001), Ministry of
Education (2000) e (Marques, 2002), surgem
algumas estratégias para lidar com
as alunos TEA. Compreendemos que até o momento que o autismo
não tem cura, embora as competências dos alunos TEA possam desde cedo ser
desenvolvidas, para que se encontre um equilíbrio. Tal poderá ser feito através
da educação do método de portfólios.
Não existe um método específico para ensinar os alunos TEA, que seja
um sucesso para todos os alunos, uma vez que as necessidades de todos alteram
com o tempo, tornando-se necessário tentar outras abordagens (Ministry of
Education, 2000). Para Marques
(2001), um ambiente estruturado é mais funcional na educação de alunos TEA, em que
o docente pode alterar as condições físicas que irão favorecer a aprendizagem.
O método de portfólios do
Projeto: Inclusão - Autismo e Educação, evidencia que as atividades adaptam-se às
necessidades de cada aluno e os instrumentos de trabalho utilizados são
adequados e escolhidos com o máximo de cuidado. No entanto, um ambiente estruturado
requer uma planificação individualizada, com conteúdos claros e objetivos.
Em relação à programação do
método de portfólios do Projeto: Inclusão - Autismo e Educação na sala
de aula, é um
elemento fundamental que
irá orientar e guiar o processo de ensino-aprendizagem da criança com
TEA, uma vez que, engloba os objetivos e conteúdos, a metodologia
a ser exercida
pelo professor, as
atividades a serem implementadas, as metas que se pretende
atingir, os recursos e os materiais a serem utilizados, o
processo de avaliação
e a organização
das situações de
ensino-aprendizagem.
As adaptações curriculares necessárias deverão ser ajustadas de acordo com as necessidades de cada aluno, a fim de manter o equilíbrio necessário entre a resposta ao grupo e a cada aluno do grupo (Coll, Palacios & Marchesi, 1995). (…)
As adaptações curriculares necessárias deverão ser ajustadas de acordo com as necessidades de cada aluno, a fim de manter o equilíbrio necessário entre a resposta ao grupo e a cada aluno do grupo (Coll, Palacios & Marchesi, 1995). (…)
Publicado em 2012 - 200 laudas
Autora: Simone Helen Drumond Ischkanian
Nenhum comentário:
Postar um comentário