terça-feira, 13 de dezembro de 2016

O LÚDICO: JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA/ TRANSTORNO GLOBAL DO DESENVOLVIMENTO



O LÚDICO: JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA/ TRANSTORNO GLOBAL DO DESENVOLVIMENTO

Simone Helen Drumond Ischkanian[1]
Projeto: Autismo e Educação – Método de Portfólios Educacionais
http://autismosimonehelendrumond.blogspot.com

As atividades com jogos, brinquedos e brincadeiras lúdicas no cotidiano da criança com Transtorno do Espectro Autista é muito importante devido à influência que os mesmos exercem frente às motivações das crianças TEA/TGD, quando eles estão envolvidos emocionalmente na ação, torna-se mais fácil e dinâmico o processo de desenvolvimento de habilidades, voltadas para o ensino e aprendizagem. O foco do Projeto: Autismo e Educação – Método de Portfólios Educacionais é demonstrar a inserção do lúdico: jogos, brinquedos e brincadeiras e revelar que em qualquer contexto voltado para aprendizagem das crianças TEA/TGD é uma proposta educacional prática de vivência transformadora que pode ser mediada eficazmente, dentro dos lares, das escolas, clínicas e demais espaços educacionais.


[1]Graduada em pedagogia pela UFAM.  Especialização em Educação Infantil pela UFAM. Especialização em Coordenação Pedagógica e Especialização em Supervisão Escolar pela Universidade Gama do Rio de Janeiro. Cursando Neuropsicopedagogia pela UCAMPROMINAS MG.  Cursando pós-graduação em Inclusão e em Educação na Perspectiva do Ensino Estruturado para Autistas da abordagem TEACCH. Formadora pedagógica em plataformas EAD nos contextos educacionais para inclusão escolar. Autora do Projeto: Autismo e Educação, método de portfólios educacionais para pessoas com o TGD/TEA, mestrado em Ciências da Educação na Universidad San Carlos.




































Um comentário:

  1. Olá, tenho um neto com TEA, sou professora e desejo de todo o meu coração, comprar um exemplar desse livro, pois baixei em pdf, porém, não ficou a mesma coisa. Meu netinho é apaixonado por cores/gravuras, seguidas do texto. Por favor, poderia me informar onde compro o livro físico?
    Sou Maria Irca, resido em Guia Lopes da Laguna/MS. CEP: 79230-000
    Rua Bela Vista,545? Bairro São Miguel.
    Ou quem sabe poderia me enviar um exemplar do livro, ficaria muito feliz.
    Muito obrigada.

    ResponderExcluir