sexta-feira, 17 de julho de 2015

O MÉTODO DE PORTFÓLIOS DO PROJETO: AUTISMO E EDUCAÇÃO


Baseando-se nas legislações, métodos e técnicas vigentes para pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo esta pesquisa teve como objeto revelar que o método de portfólios educacionais do Projeto: Autismo e Educação de Simone Helen Drumond Ischkanian é uma estratégia facilitadora do processo de ensino e aprendizagem das pessoas com TEA. 

O objetivo geral foi: explorar os efeitos do método de portfólio como incentivo à criatividade das habilidades e suas contribuições para a criação de alternativas práticas de promoção da inclusão em Educação. 

Os objetivos específicos foram: 

1) investigar por meio de acompanhamento pedagógico em Espaços Educacionais, como a inclusão de alunos com TEA ocorre; 

2) Elaborar um programa experimental com bases nos métodos e técnicas reconhecidas para autistas denominado método de portfólios “Projeto: Autismo e Educação” de Simone Helen Drumond Ischkanian, para o desenvolvimento do processo criativo, cognitivo e das habilidades dos alunos com TEA, a partir dos dados expostos pelos educandos que frequentam esses Espaços Educacionais; 

3) Aplicar, em caráter exploratório, o programa experimental do método de portfólios do “Projeto: Autismo e Educação” para viabilizar possibilidades gradativas no desenvolvimento das habilidades dos alunos com TEA;

4) Propor, a partir dos resultados obtidos, alternativas curriculares práticas à formação inicial e continuada para a inclusão em educação de alunos com TEA. 

De natureza quantitativa, este estudo foi desenvolvido com sujeitos que integram as comunidades educativas de Espaços Educacionais. 

Os dados foram recolhidos por meio de um questionário construído especificamente para esse efeito. 

A formação especifica e as experiências de trabalho com alunos com o TEA, por meio do método de portfólios educacionais do Projeto: Autismo e Educação nos revelaram que o autista pode desenvolver-se educacional quando o método empregado lhe oferece possibilidades de um currículo adaptado no qual contemple perspectivas relacionadas aos métodos e técnicas especificas para pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo. A partir dos resultados positivos que permearam o Projeto: Autismo e Educação de Simone Helen Drumond Ischkanian, em caráter experimental de formação continuada sobre Educação e Autismo, pais, terapeutas, mediadores e educadores do Brasil, que tomaram conhecimento do projeto, a partir dos envolvidos, pediram que os portfólios fossem disponibilizados e assim, houve a elaboração de um webfolio em um blog para captação de informações e material didático para autistas, além de cursos EAD na plataforma Buzzero.com Cursos Online, onde o referencial teórico-metodológico utilizado para a estruturação teve como base evidenciar que o conhecimento, a criatividade e a produção escrita são incentivadas quando se utiliza os portfólios como instrumento na aprendizagem de pessoas com TEA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário