Baseando-se nas
legislações, métodos e técnicas vigentes para pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo esta pesquisa
teve como objeto revelar que o método de portfólios educacionais do Projeto:
Autismo e Educação de Simone Helen Drumond Ischkanian é uma estratégia facilitadora do processo de ensino e
aprendizagem das pessoas com TEA.
O
objetivo geral foi: explorar os efeitos do método de portfólio como incentivo à
criatividade das habilidades e suas contribuições para a criação de
alternativas práticas de promoção da inclusão em Educação.
Os objetivos específicos
foram:
1) investigar por meio de acompanhamento pedagógico em Espaços
Educacionais, como a inclusão de alunos com TEA
ocorre;
2) Elaborar um programa experimental com bases nos métodos e técnicas
reconhecidas para autistas denominado método de portfólios “Projeto: Autismo e
Educação” de Simone Helen Drumond Ischkanian, para o desenvolvimento do processo criativo, cognitivo e das
habilidades dos alunos com TEA, a partir dos dados expostos pelos educandos que frequentam esses Espaços Educacionais;
3) Aplicar, em caráter exploratório, o
programa experimental do método de portfólios do “Projeto: Autismo e Educação”
para viabilizar possibilidades gradativas no desenvolvimento das habilidades dos
alunos com TEA;
4) Propor, a partir dos resultados obtidos, alternativas
curriculares práticas à formação inicial e continuada para a inclusão em educação
de alunos com TEA.
De natureza quantitativa, este estudo foi desenvolvido com
sujeitos que integram as comunidades educativas de Espaços Educacionais.
Os dados foram recolhidos por meio de um
questionário construído especificamente para esse efeito.
A formação especifica
e as experiências de trabalho com alunos com o TEA, por meio do método de portfólios
educacionais do Projeto: Autismo e Educação nos revelaram que o autista pode
desenvolver-se educacional quando o método empregado lhe oferece possibilidades
de um currículo adaptado no qual contemple perspectivas relacionadas aos
métodos e técnicas especificas para pessoas com Transtorno do Espectro do
Autismo. A partir dos resultados positivos que
permearam o Projeto: Autismo e Educação de Simone Helen Drumond Ischkanian, em caráter experimental de formação
continuada sobre Educação e Autismo, pais, terapeutas, mediadores e educadores
do Brasil, que tomaram conhecimento do projeto, a partir dos envolvidos, pediram
que os portfólios fossem disponibilizados e assim, houve a elaboração de um
webfolio em um blog para captação de informações e material didático para
autistas, além de cursos EAD na plataforma Buzzero.com
Cursos Online, onde o referencial
teórico-metodológico utilizado para a estruturação teve como base evidenciar
que o conhecimento, a criatividade e a produção
escrita são incentivadas quando se utiliza os portfólios como instrumento na
aprendizagem de pessoas com TEA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário