quinta-feira, 14 de março de 2024

8°A - Inclusão - José Mateus. Leitura e escrita♥️


Estimular a leitura e a escrita de um aluno autista como José Mateus, do 8º ano, com o Método de Portfólios de Simone Helen Drumond Ischkanian requer uma abordagem individualizada e sensível às necessidades específicas desse aluno. Abaixo, apresento algumas estratégias que podem ser implementadas dentro do contexto do método de portfólios:

1. Avaliação Inicial:

  • Realize uma avaliação inicial das habilidades de leitura e escrita de José Mateus, levando em consideração seu nível atual de habilidades e suas preferências individuais.

2. Seleção de Atividades:

  • Escolha atividades de leitura e escrita que sejam adequadas ao nível de José Mateus e que possam ser adaptadas para atender às suas necessidades.
  • Priorize atividades que sejam do interesse de José Mateus, como textos relacionados a seus hobbies ou temas que ele goste.

3. Adaptação de Materiais:

  • Adapte os materiais de leitura e escrita conforme necessário para atender às necessidades de José Mateus. Isso pode incluir o uso de fontes grandes, espaçamento extra entre as palavras e o uso de imagens ou pictogramas para auxiliar na compreensão.
  • Utilize recursos tecnológicos, como softwares de voz para texto ou programas de leitura de texto, para oferecer suporte adicional a José Mateus durante as atividades de leitura e escrita.

4. Atividades Interativas:

  • Inclua atividades interativas de leitura e escrita que envolvam o uso de jogos educativos, aplicativos de aprendizagem ou atividades práticas, como escrever cartas ou criar histórias em quadrinhos.
  • Estabeleça um ambiente de aprendizado positivo e encorajador, onde José Mateus se sinta motivado a participar ativamente das atividades.

5. Documentação e Reflexão:

  • Incentive José Mateus a documentar suas atividades de leitura e escrita em seu portfólio, incluindo amostras de textos escritos, registros de livros lidos e reflexões sobre suas experiências de leitura.
  • Promova momentos de reflexão guiada, onde José Mateus possa revisar suas atividades, identificar suas conquistas e definir metas para seu desenvolvimento futuro na leitura e na escrita.

6. Envolvimento da Família e da Comunidade:

  • Envolver a família de José Mateus no processo de estimular a leitura e a escrita, fornecendo recursos e sugestões de atividades para serem realizadas em casa.
  • Explore oportunidades para conectar José Mateus com a comunidade local, como visitas à biblioteca ou participação em eventos de leitura e escrita.

7. Monitoramento e Ajustes:

  • Monitore regularmente o progresso de José Mateus em relação às metas estabelecidas em seu portfólio, fazendo ajustes conforme necessário para garantir seu sucesso contínuo.
  • Esteja aberto à experimentação e à adaptação de estratégias conforme você aprende mais sobre as preferências e necessidades individuais de José Mateus.

Ao implementar essas estratégias dentro do Método de Portfólios de Simone Helen Drumond Ischkanian, você pode criar um ambiente de aprendizado inclusivo e centrado no aluno, onde José Mateus se sinta apoiado e capacitado em sua jornada de desenvolvimento da leitura e da escrita.










 

Nenhum comentário:

Postar um comentário