sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

ALFABETIZAÇÃO DO ALUNO AUTISTA

 OBS. POSTEI AQUI ALGUNS SLIDES SOBRE O CURSO (LEMBRO QUE ESTE, NÃO É O CURSO COMPLETO)




























TEA - COMO IDENTIFICAR OS PRIMEIROS SINAIS?






FORMAÇÃO DE EDUCADORES




FORMAÇÃO DE EDUCADORES


Vogal Uu









FORMAÇÃO NO CMEI MADRE ELÍSIA - SEMED MANAUS




FORMAÇÃO MADRE ELÍSIA – INCLUSÃO, CONVERSANDO SOBRE POSSIBILIDADES: UM DIÁLOGO ENTRE TEORIA E A PRÁXIS.
 PROGRAMAÇÃO:
1º momento - Palavra da gestora Wanderluce Almeida.

2º momento – Leitura do poema dividido em grupos.

GRUPO 1 - Procura-se urgentemente alguém que acredite na inclusão.
Alguém que esteja aberto à incluir, a abrigar, a abraçar, a acolher.
Que seja disposto a abrir oportunidades.
Tenha boa vontade para estimular as habilidades de outrem.
 

GRUPO 2 - Que queira perceber as potencialidades de outro alguém.
Que seja humano.
Alguém que veja além das máscaras.
Que consiga acreditar no outro.
 

GRUPO 3 - E que acredite em si mesmo.
Alguém que queira assumir desafios.
Que não tenha medo das diferenças.
Mas que seja diferente.
 

GRUPO 4 - Que não acredite em barreiras.
E que não aceite limites.
Procura-se alguém que confie no brilho do olhar.
Que tenha fé no seu próprio coração.
E que acredite na INCLUSÃO.

TODAS – Essa pessoa sou eu, no CMEI Madre Elisía no ano letivo de 2017!

3º momento – DINÂMICA - INCLUSÃO
Participantes: Devem ser múltiplos de três e sobrar um. Ex: 22 (7x3 = 21, sobra um). Material: Para essa dinâmica só é necessário um espaço livre para que as pessoas possam se movimentar. Desenvolvimento: Dividir em grupos de três pessoas lembre-se que deverá sobrar um. Cada grupo terá 2 paredes e 1 morador.
As paredes deverão ficar de frente uma para a outra e dar as mãos (como no túnel da quadrilha da Festa Junina), o morador deverá ficar entre as duas paredes.
A pessoa que sobrar deverá gritar uma das três opções abaixo:
1 - MORADOR!!- Todos os moradores trocam de "paredes", devem sair de uma "casa" e ir para a outra. As paredes devem ficar no mesmo lugar e a pessoa do meio deve tentar entrar em alguma "casa", fazendo sobrar outra pessoa.
2 - PAREDE!!- Dessa vez só as paredes trocam de lugar, os moradores ficam parados. Obs: As paredes devem trocar os pares. Assim como no anterior, a pessoa do meio tenta tomar o lugar de alguém
3 - TERREMOTO!!- Todos trocam de lugar, quem era parede pode virar morador e vice-versa. Obs: NUNCA dois moradores poderão ocupar a mesma casa, assim como uma casa também não pode ficar sem morador.
 

DIALOGO DE CONCLUSÃO:
Como se sentiram os que ficaram sem casa?
Os que tinham casa pensaram em dar o lugar ao que estava no meio?
Passar isso para a nossa vida: Nos sentimos excluídos no grupo?
Na Escola? No Trabalho? Na Sociedade?
 

Sugestão:
Quanto menor o espaço melhor fica a dinâmica, já que isso propicia várias trombadas. É muito divertido!!

4º momento - TEMA: Inclusão, conversando sobre possibilidades: um diálogo entre teoria e a práxis no CMEI Madre Elisía.
Responsável: Simone Helen Drumond Ischkanian do Projeto: Inclusão – Autismo e Educação.

Subtemas:
1.  MODIFICAÇÕES DO DSM-IV PARA DSM– CONHECER PARA MEDIAR PERSPECTIVAS OBJETIVAS SOBRE O TEA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL.
2. O QUE É? HABILIDADES, COMPETENCIAS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO NA INCLUSÃO.
3. MÉTODO DE PORTFÓLIOS EDUCACIONAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES, COMPETENCIAS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO NA INCLUSÃO.
4.COMO TRABALHAR A INCLUSÃO DE FATO, A PARTIR DA REALIDADE ESCOLAR.
5. EVIDENCIAR O TRABALHO PEDAGÓGICO ESCOLAR É NECESSÁRIO, PARA QUE ESCOLA E FAMÍLIA, POSSAM SER SUGEITOS ATIVOS DA EDUCAÇÃO PARA O HABILIDADES, COMPETENCIAS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO NA INCLUSÃO.


EIXOS NORTEADORES DO TRABALHO: Interações e brincadeiras envolvendo o lúdico, para que a criança no contexto da inclusão, possa desenvolver suas habilidades e o letramento infantil , a partir dos descritores do DCNEI.

5º momento - A importância da Sala AEE no Ambiente da educação Infantil. Professora Keila Assis.

6º momento – Finalização dos trabalhos com a apresentação das construções pedagógicas planas do método de portfólios educacionais para inclusão. 

OBS. No 4º momento, as educadoras serão distribuídas em pequenas equipes e cada uma delas recebera um material didático, que deverá elaborar metas de trabalho para a inclusão, fincadas em objetivos para o desenvolvimento de habilidade. 

Finalização: Sorteios de materiais  pedagógicos do Projeto: Autismo e Educação.

AGRADECIMENTO A ÓTICA AVENIDA E LUCIANA PAULINO