APRENDIZAGEM E COGNIÇÃO: OS PROCESSOS DE ENSINO DOS
INDIVÍDUOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS COM OCORRÊNCIAS BEM SUCEDIDAS NA
APRENDIZAGEM.
Propor situações-problemas
para a turma resolver em conjunto – Essa pratica “incentiva
os estudantes a recorrem a conhecimentos prévios e a debaterem entre si para
encontrar a solução mais adequada ao problema proposto pelo educador” (GUIRALDELLI
BARBOSA, 2022).
O docente deve fazer a mediação do debate
entre os colegas, adotando as seguintes ações:
· Mobilizar
o conteúdo já trabalhado em aulas anteriores que tem relação com a
situação-problema;
· Incentivar
os estudantes a raciocinarem logicamente;
· Orientar
a turma a criar estratégias para encontrar a solução;
· Pedir
que a turma valide e verifique a estratégia proposta; e
· Garantir
o respeito e o debate saudável de ideias entre os estudantes.
Para firmar a importância dos
objetivos, segundo o ECA, “a criança e o adolescente têm direito à educação,
visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da
cidadania e qualificação para o trabalho” (BRASIL, 1997).
O estatuto também estipula os deveres
do Estado para que sejam assegurados os direitos apontados, quais sejam:
Igualdade de condições para o acesso e permanência
na escola;
Direito de ser respeitado por seus educadores;
Direito de contestar critérios avaliativos, podendo
recorrer às instâncias escolares superiores;
Direito de organização e participação em entidades
estudantis;
Acesso a escola pública e gratuita próxima de sua
residência;
Garantir ensino fundamental, obrigatório e
gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria;
Assegurar progressivamente a extensão da
obrigatoriedade e gratuidade ao ensino médio;
Oferecer atendimento educacional especializado aos
portadores de deficiência (atualmente a nomenclatura utilizada é PCD – Pessoa
com Deficiência), preferencialmente na rede regular de ensino;
Oferecer atendimento em creche e pré-escola às crianças
de zero a seis anos de idade;
Garantir acesso aos níveis mais elevados do ensino,
da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um;
Ofertar ensino noturno “regular, adequado às
condições do adolescente trabalhador;
Promover atendimento no ensino fundamental, através
de “programas coesamente suplementares de material didático escolar,
transporte, alimentação e assistência à saúde eficaz” (GUIRALDELLI
BARBOSA, 2022).