quarta-feira, 28 de setembro de 2022

A neurociência permite a compreensão de forma abrangente do desenvolvimento do indivíduo.


 

NEUROCIÊNCIAS E TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM: PRATICAS EDUCATIVAS PARA (RE) SIGNIFICAR O TRABALHO NA SALA DE AULA.

 

A neurociência permite a compreensão de forma abrangente do desenvolvimento do indivíduo, o que envolve a integração entre o corpo e o meio social. Não apenas o cérebro, mas os contextos sociais, político, cultural e econômico do estudante precisam ser considerados para oferecer um ensino de qualidade.

 

Os professores, pais, familiares e terapeutas da aprendizagem devem unir sua  experiência “dentro e fora da sala de aula, mantendo-se sempre atualizado sobre os últimos estudos da pedagogia, psicopedagógia, neuropsicopedagógia, psicologia, neurociência e aprendizagem” (SANTOS DE SOUZA, 2022).

 

Além de diversificar os modos de interação, proporcionando oportunidades de realizar atividades individualmente, em dupla e em grupos – cujos “critérios de formação também devem ser diversificados” (SANTOS DE SOUZA, 2022).

 

A discalculia compromete principalmente o aprendizado de matemática. Ela se manifesta na dificuldade em solucionar questões, estimar quantidades, memorizar números e reconhecer padrões. Geralmente, “quem tem esse transtorno de aprendizagem também tem dislexia” (SANTOS DE SOUZA, 2022).

A neurociência é o campo científico que investiga o sistema nervoso.


 

NEUROCIÊNCIAS E TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM: PRATICAS EDUCATIVAS PARA (RE) SIGNIFICAR O TRABALHO NA SALA DE AULA.

 

Para o autor Diogo Rafael da Silva, mestrando em Engenharia de Software “os estímulos ambientais fortalecem os circuitos, que se multiplicam e formam conexões cada vez mais rápidas, essas formam uma rede, ligando diferentes regiões do cérebro”.

Quando aliada à psicologia, neuropsicopedagógia, psicologia, psicanálise e aos métodos e técnicas de ensino, a relação entre neurociência e aprendizagem se torna ainda mais efetiva. Nas atividades do Método de Portfólios SHDI - Inclusão, Autismo e Educação, a neurociência se concentra em cada portfólio e foca nos significados, ou seja, em como os indivíduos percebem, interpretam e utilizam o conhecimento.

As práticas educativas envolvem projetos que qualificam o processo de aprendizagem e contribuem para o desenvolvimento dos alunos típicos e atípicos. A gestão educacional, juntamente com a equipe pedagógica e/ou terapeutas educacionais é quem faz o papel de incentivar essas práticas que agregam coesamente o ambiente escolar. “As práticas pedagógicas são instrumentos que ajudam as escolas a concretizarem seus objetivos de aprendizagem” (RAFAEL DA SILVA, 2022).

A neurociência é o campo científico que investiga o sistema nervoso, formado pelo cérebro, medula espinhal e nervos periféricos, e as “ligações dele com toda a fisiologia do corpo humano” (RAFAEL DA SILVA, 2022).

terça-feira, 27 de setembro de 2022

APRENDIZAGEM E COGNIÇÃO: OS PROCESSOS DE ENSINO DOS INDIVÍDUOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS COM OCORRÊNCIAS BEM SUCEDIDAS NA APRENDIZAGEM.


 

Para fazer a inclusão de verdade e garantir a aprendizagem de todos os alunos tipicos e atipicos no contexto educacional é preciso fortalecer a formação dos educadores e planejar uma boa rede de apoio entre alunos, docentes, gestores, famílias e profissionais de saúde. Por tanto, para que a aprendizagem ocorra é preciso que, o educando construa um sentido pessoal e que isso se transforme em significado social. Logo, a primeira preocupação do educador deve “ser a de ajudar o aluno tipico ou atipico a construir sentido sobre o que irá aprender e não a de apresentar conceitos e procedimentos prontos” (GARABED ISCHKANIAN, 2022).

Aprender e ensinar para transcender é fator primordial.


 

APRENDIZAGEM E COGNIÇÃO: OS PROCESSOS DE ENSINO DOS INDIVÍDUOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS COM OCORRÊNCIAS BEM SUCEDIDAS NA APRENDIZAGEM.

 

Propor situações-problemas para a turma resolver em conjunto – Essa pratica “incentiva os estudantes a recorrem a conhecimentos prévios e a debaterem entre si para encontrar a solução mais adequada ao problema proposto pelo educador” (GUIRALDELLI BARBOSA, 2022)

O docente deve fazer a mediação do debate entre os colegas, adotando as seguintes ações: 

· Mobilizar o conteúdo já trabalhado em aulas anteriores que tem relação com a situação-problema;

· Incentivar os estudantes a raciocinarem logicamente;

· Orientar a turma a criar estratégias para encontrar a solução;

· Pedir que a turma valide e verifique a estratégia proposta; e

· Garantir o respeito e o debate saudável de ideias entre os estudantes.

 


Para firmar a importância dos objetivos, segundo o ECA, “a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho” (BRASIL, 1997).

O estatuto também estipula os deveres do Estado para que sejam assegurados os direitos apontados, quais sejam:

Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

Direito de ser respeitado por seus educadores;

Direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores;

Direito de organização e participação em entidades estudantis;

Acesso a escola pública e gratuita próxima de sua residência;

Garantir ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria;

Assegurar progressivamente a extensão da obrigatoriedade e gratuidade ao ensino médio;

Oferecer atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência (atualmente a nomenclatura utilizada é PCD – Pessoa com Deficiência), preferencialmente na rede regular de ensino;

Oferecer atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a seis anos de idade;

Garantir acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um;

Ofertar ensino noturno “regular, adequado às condições do adolescente trabalhador;

Promover atendimento no ensino fundamental, através de “programas coesamente suplementares de material didático escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde eficaz” (GUIRALDELLI BARBOSA, 2022)

 

Educar para transformar possibilidades.


 

APRENDIZAGEM E COGNIÇÃO: OS PROCESSOS DE ENSINO DOS INDIVÍDUOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS COM OCORRÊNCIAS BEM SUCEDIDAS NA APRENDIZAGEM.

 

Entender os instrumentos que são utilizados nas práticas de ensino é vital para incorporá-los de “maneira eficiente em sala de aula, trabalhando seus pontos fortes e distribuindo com as semelhanças e diferenças entre eles” (SANTOS DE SOUZA, 2022).

                  

             Comportamento simbólico é a capacidade de “uma pessoa de responder ou usar um sistema de símbolos significativos” (SANTOS DE SOUZA, 2022).

 

No portal CAPES, ao analisarmos os temas produzidos nos programas da instituição, até setembro de 2022, relacionados à “aprendizagem e cognição: os processos de ensino dos indivíduos com necessidades especiais com ocorrências bem sucedidas na aprendizagem” - destacamos que a pluralidade dos artigos analisados evidencia os impactos positivos que essa proposta governamental causa no universo educacional, mais precisamente, no grupo de professores. 

 

A análise desse grupo especificamente recebe uma multiplicidade de interesse dos pesquisadores, e, dentro desse universo, em sua quase totalidade, a temática é a relação estabelecida de (representação social, imaginário, saberes, olhares), a construção da prática pedagógica (vivencias cotidianas) ou a “formação específica desses profissionais frente à situação de inclusão irrestrita ou frente a uma patologia ou situação específica como: autismo, psicose, surdez, hospitalização” (SANTOS DE SOUZA, 2022).