domingo, 12 de julho de 2020

LETRA /L/ DO LEÃO ARTE - BRINCANDO COM RASPAS DE LÁPIS.





Vamos brincar de recortar✂️✂️✂️✂️✂️








Não autorizo a retirada dos meus slogans e nome de minhas publicações.



 http://simonehelendrumond.blogspot.com/2012/09/frases-sobre-o-ludico-para-o-mural-da.html?m=1











Alfabeto Borboletinha 🦋🦋🦋

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Coleção completa disponível em: http://autismosimonehelendrumond.blogspot.com/search/label/BORBOLETINHA?m=0






No contexto escolar....

(…) No contexto escolar é muito importante aplicar e desenvolver metodologias de intervenção interdisciplinares com base no modelo de ensino estruturado.  ”Para entender o que o outro diz, não basta entender suas palavras, mas também seu pensamento e suas motivações.” Vygotsky.  E o método de Portfólios de Simone Helen Drumond Ischkanian, disponibiliza materiais em diversas áreas do conhecimento, que facilitam os processos de aprendizagem, de autonomia e de adaptação das crianças na escola.

 Os portfólios educacionais do Projeto: Inclusão - Autismo e Educação - adaptam-se às necessidades de cada aluno autista. Os instrumentos de trabalho utilizados são adequados e escolhidos com o máximo de cuidado e rigor. Os portfólios educacionais de autoria de Simone Helen Drumond Ischkanian foram projetados em diversos níveis cognitivos e motor. O método e as técnicas estão embasados no lúdico, com o uso de recursos concretos. As técnicas compreendem que alguns autistas têm dificuldades de relacionamento e de conexão com as pessoas à sua volta, por isso, vale-se de motivações com recursos lúdicos e brinquedos pedagógicos.  Os procedimentos metodológicos não oferecem falsas esperanças educacionais, mas viabilizam recursos pedagógicos aos pais, educadores e terapeutas de como é possível desenvolver as habilidades de um autista. 

Projeto: Inclusão - Autismo e Educação e seus portfólios educacionais são a favor do cérebro do autista, por isso, quando algumas atividades são trabalhadas por mais de uma vez, elas são aliadas a etapas de evolução cognitiva e motora, eles respeitam os comportamentos ritualistas e a partir desses são planejadas atividades lúdicas de contato ocular, desenvolvimento social e inclusão de diversos conteúdos que permitem o autista projetarem-se educacionalmente. Nas dificuldades de relacionamento e de conexão com as pessoas à sua volta, as técnicas dos portfólios permitem que essa relação seja sanada de forma lúdica voltadas para a socialização. Quando o autista revela que desenvolveu aquela habilidade, logo o portfólio seguinte amplia  a motivação e permite que o conteúdo possa ser ampliado e ensinado de diversos pontos de vistas.

   O método de portfólios do Projeto: Inclusão - Autismo e Educação valem-se dos comportamentos ritualistas para planejar atividades lúdicas de contato ocular, desenvolvimento social e inclusão de diversos conteúdos que permitem os autistas possam projetar-se educacionalmente. As técnicas utilizadas nos portfólios são coesamente planejadas nos portfólios e revelam aos pais, educadores e terapeutas como é possível criar um ambiente livre de distrações e onde as interações sejam facilitadas. Os portfólios direcionam como é possível organizar um espaço que possa diminuir tensões e distrações que inibem o progresso e a interação educacional adequada.

Esse material permite que os pais, educadores e terapeutas observarem que sempre que são incluídas e aplicadas outras terapias a um contexto educacional a intervenção torna-se muito mais eficaz. Nenhumas das técnicas do método de portfólios promovem desenvolvimento de habilidades eficaz, quando trabalhada isoladamente. O Projeto: Inclusão - Autismo e Educação e seus portfólios, não são uma colcha de retalhos, que busca fundamentar métodos e programas para autistas, são técnicas planejadas com foco na educação global do autista. As técnicas dos portfólios educacionais de permite que diversas pessoas autistas possam desenvolver suas habilidades de forma coesa, alem de respeitar os desafios.

A educação de um autista é um conjunto de pessoas, fatores, métodos, programas e técnicas, que necessitam de motivação constante. Sabemos que o autismo não tem tratamento, embora as competências dos alunos possam desde cedo ser desenvolvidas, para que se encontre um equilíbrio. Esse equilíbrio poderá ser feito através da educação. Não existe um método específico para ensinar os alunos com TEA, que seja um sucesso para todos os alunos, uma vez que as necessidades de todos alteram com o tempo, tornando-se necessário tentar outras abordagens (Ministry of Education, 2000).

Para Marques (2001), um ambiente estruturado é mais funcional na educação de alunos com TEA, em que o docente pode alterar as condições físicas que irão favorecer a aprendizagem. As atividades dos portfólios educacionais do  Projeto: Inclusão - Autismo e Educação revelam o tratamento mais eficaz do autismo é sem dúvida a educação, “os objetivos gerais (…) desenvolver ao máximo suas possibilidades e competências, favorecer um equilíbrio pessoal o mais harmonioso possível, fomentar o bem-estar emocional e aproximar as crianças autistas do mundo e de relações significativas.” (Coll, Palacios & Marchesi, 1995: p.286). Os portfólios educacionais são relevantes ao contexto escolar, uma vez que possibilita uma programação em sala de aula para o desenvolvimento de habilidades.

Ao serem definidos os objetivos educacionais, deve ser levado em consideração, o conhecimento preciso acerca da natureza do autismo, o ponto de referência oferecido pelo desenvolvimento normal, uma consideração realista das possibilidades de desenvolvimento funcional do aluno em diferentes áreas.

É uma análise igualmente realista dos contextos ambientais em que essas funções estão inseridas (Coll, Palacios & Marchesi, 1995).

As técnicas dos portfólios guiam o processo de ensino-aprendizagem em sala de aula. Englobam os objetivos e conteúdos, a metodologia a ser exercida pelos educadores, as atividades a serem implementadas, as metas que se pretende atingir, os recursos e os materiais a serem utilizados, o processo de avaliação e a organização das situações de ensino-aprendizagem. 

 Em comparação aos modelos condutores rígidos que tratam de obter o desenvolvimento de uma linguagem verbal nas crianças autistas, independentemente de seus níveis cognitivos e comunicativos prévios (LOVAAS apud COLL, 1995), e que foram dominantes nos anos setenta, ao longo da década de oitenta, foram sendo desenvolvidos esquemas de intervenção, baseados na idéia de que é possível e desejável promover a aquisição de modelos comunicativos funcionais, sejam verbais ou não. (COLL; PALACIOS; MARCHESI, 1995, p. 289).

A interação com pessoas e objetos para crianças autistas não tem o mesmo significado que para outras crianças. De acordo com Coll, Palacios e Marchesi (1995), isto não quer dizer que os autistas não tenham também motivações lúdicas, sociais, comunicativas, sensoriais e mesmo epistemológicas.

Os professores deverão promover a aprendizagem e diante desse contexto o método de portfólios é de grande valia, uma vez que os programas educacionais sejam acompanhados de programas específicos de reforço que os definam e os relacione com os comportamentos que se deseja alcançar.

As adaptações curriculares necessárias deverão ser ajustadas de acordo com as necessidades de cada aluno, a fim de manter o equilíbrio necessário entre a resposta ao grupo e a cada aluno do grupo (Coll, Palacios & Marchesi, 1995). 

Os portfólios do Projeto: Inclusão - Autismo e Educação de Simone Helen Drumond Ischkanian, permitem a estruturação dos conteúdos curriculares e das atividades pedagógicas por meio de materiais didáticos de excelente qualidade visual que coesamente, atendem as perspectivas educacionais de alunos e professores.

O uso dos portfólios do Projeto: Inclusão - Autismo e Educação são excelentes suportes ao corpo docente por meio de mecanismos de supervisão e avaliação.

Os portfólios educacionais de autoria de Simone Helen Drumond Ischkanian, viabilizam um ensino eficaz.

Porém o ENSINO EFICAZ, através dos materiais de autoria de Simone Helen Drumond Ischkanian,  ocorrem quando a família, o profissional terapeuta, a escola, o professor e todos os envolvidos com a educação da criança, jovem ou adulto no contexto da INCLUSÃO, tomam decisões prévias e em tempo real sobre os objetivos dos conteúdos, materiais e estratégias, bem como as alterações de necessárias para atingir os resultados previstos.

Segundo Jean Piaget, o ser humano é ativo na construção de seu conhecimento e não uma massa a ser moldada.

Neste sentido o método de Portfólios de Simone Helen Drumond Ischkanian, revela-se de extrema importância na atuação escolar.

Queridos educadores (utilizando a palavra num sentido globalizante) permita o envolvimento do aluno no processo de aprendizagem, execute intervenções constantes levando o aluno a pensar sem transmitir respostas prontas.

O material está prontinho para ajudar a EDUCAÇÃO no contexto da INCLUSÃO em nosso querido BRASIL.

O método de Portfólios de Simone Helen Drumond Ischkanian é um material concreto, competente, com compromisso de atender a EDUCAÇÃO e desenvolver habilidades.

Método de Portfólios de Simone Helen Drumond Ischkanian:

Desenvolve habilidades de ATENÇÃO associados a conceitos
pedagógicos diversos.
Desenvolve habilidades PSICOMOTORAS associados a conceitos pedagógicos diversos.
Desenvolve habilidades de LINGUAGEM ORAL e ESCRITA associados a conceitos pedagógicos diversos.
Desenvolve habilidades de RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO  associados a conceitos pedagógicos diversos.

O método de Portfólios de Simone Helen Drumond Ischkanian, viabiliza atividades planificadas no papel, que possibilitam a construção de jogos INTERVENTIVOS associados a conceitos pedagógicos diversos e facilitam o planejamento do professor, uma vez que o material está pronto para intervenção, permitindo assim, que o aluno no contexto da INCLUSÃO seja protagonista da aula do dia, de sua aprendizagem e de seu desenvolvimento de habilidades.

Os benefícios  do método de Portfólios de Simone Helen Drumond Ischkanian são os mais diversos a favor do desenvolvimento de habilidades do aluno.

 A autora  dos portfólios tem um único objetivo, que é de promover possibilidades para os alunos no contexto da INCLUSÃO. Em nenhum momento Simone Helen Drumond Ischkanian, implica diferenças ideológicas dos métodos existentes, mas afirma em evidências as possibilidades de aprendizagens na INCLUSÃO.

Para desenvolver as atividades do método de Portfólios de Simone Helen Drumond Ischkanian:

Adaptação do Curriculo para atender ao aluno;

Planejamento e seleção das atividades dos portfólios de Simone Helen Drumond Ischkanian.

Promover atividades de rotina, como meio de orientar a criança nas etapas de atividades do dia e desenvolver novas habilidades funcionais.

Desenvolver a atividades do dia com organização do ambiente e organização da proposta planejada para o dia.

  Para garantir capacidades de aprendizagens é necessário,  um ambiente organizado, com atividades adequadas (previamente planejadas). Quando a atividade é particularmente planejada para atender a  individualidade do aluno, a garantia de promover desenvolvimentos de habilidades, capacidades e aprendizagens é bastante significativa.

 Perceba que o método de Portfólios de Simone Helen Drumond Ischkanian, utiliza uma COMUNICAÇÃO VISUAL CLARA, tornando a atividades compreensiva ao aluno, garantindo a ordem do manuseio para desenvolver as etapas, garantindo previsibilidade na interação do aluno com a proposta educacional.

Para que seu aluno realmente aprenda nesta proposta de ensino, é necessário no cotidiano ORGANIZAÇÃO do ESPAÇO de trabalho, dos MATERIAIS e das ATIVIDADES (portfólios que serão trabalhados no dia).

Os pais, terapeutas e educadores devem  ter conhecimento claro de como a criança, jovem ou adulto aprende, para iniciar com portfólios do porto de partida de suas habilidades já desenvolvidas ou que necessitam ser desenvolvidas e gradualmente,  planejar as modificações e adequações, para o desenvolvimento de novas habilidades.

Trabalhando com os Portfólios de Simone Helen Drumond Ischkanian:

1. Planeje as atividade de seleção dos portfólios como uma  forma de proporcionar a intenção e controle da atenção, do comportamental e da emocional do aluno.

2. Ofereça  a possibilidade do aluno compreender que no ambiente, existe uma rotina referente as atividades diárias.

3. Observações e avaliações diagnósticas pedagogicas:

Na escola - os professores devem escrever breves relatórios periodicamente relatando o processo de desenvolvimento do aluno.

Em casa - os pais devem orientar, observar e mediar perpetravas nas atividades (portfólios) escolares que vão para casa.
 
Pedagoga ou profissional terapeuta da escola - aplicar periodicamente  avaliações diagnósticas pedagógicas embasadas nos trabalhos com os portfólios, garantindo um acompanhamento coeso no processo de aprendizagem do aluno.

4. O aluno deve ter o seu PEI – Plano Educacional Individualizado e as adaptações curriculares, pertinentes ao portfólios, devem estar condizentes as reais necessidades do aluno.
 
5. Planejar as atividades, selecionar os portfólios de Simone Helen Drumond Ischkanian e elaborar os materiais, mediante aos dados coletados nas sondagens da avaliação diagnóstica. Não ofereça as atividades dos portfólios que não condizem com a REAL perspectiva motora e cognitiva do aluno.

6. É importante a utilização dos recursos da tecnologia assistiva  para qualificar  as intervenções.

7. Utilizar a comunicação alternativa (quando necessário). A comunicação alternativa para alguns alunos beneficia um melhor entendimento, principalmente nos casos de alunos não verbais.

8. O mediador escolar é um profissional de fundamental importância, para acompanhar as individualidades do aluno.

O que é um mediador escolar?

E o profissional de apoio pedagógico, ao aluno que necessita de atenção individualizada.

9. E quando o aluno se e desestruturar na atividade?

Passo 1 - Respeite  o espaço e o tempo do aluno.
Passo 2 - Leve-o com calma e carinho para um local mais tranquilo e silencioso, permaneça no local até a reorganização do aluno. Neste ambiente é necessário  conversar sobre o que está acontecendo de forma objetiva. Passe bastante segurança para o aluno e tenha serenidade, afetividade e paciência em todo contexto.

10. A escola deve promover encontros com as famílias e principalmente com os profissionais que acompanham o aluno, para garantir intervenções de qualidade e realizarem um trabalho em parceria.

Objetivos gerais dos portfólios educacionais do Projeto: Inclusão - Autismo e Educação de autoria de Simone Helen Drumond Ischkanian:

Promover padrões de autonomia pessoal e independência alcançando um ambiente de desenvolvimento adequado;
Desenvolver estratégias básicas de autocontrole ao nível do comportamento;
Desenvolver estratégias de interação social melhorando a compreensão do campo sócio-emocional;
Desenvolver a capacidade de conviver no meio social;
Desenvolver estratégias ao nível da comunicação espontânea e generalizada, através de pictogramas, sinais, ou outros sistemas de comunicação;
Incentivar a comunicação e a reciprocidade;
Desenvolver a área acadêmica e funcional, os conceitos básicos e os processos cognitivos como atenção, memória e abstração.

Objetivos dos portfólios educacionais do Projeto: Autismo e Educação referente à autonomia:

O corpo e suas necessidades básicas: comida, roupas e produtos de higiene pessoal;
Diferentes atividades da vida diária;
Orientação e deslocamentos;
Educação para a segurança rodoviária;
Desenvolvimento de atividades em ambientes naturais;
Executar tarefas e responsabilidades; 
Cuidados e limpeza do corpo;
Regulamento de comportamento em diferentes atividades;
Orientação em espaços comuns;
Confiança no seu próprio potencial;
Iniciativa e independência nas tarefas diárias, tarefas e jogos de resolução; e
Cuidados e gosto pela aparência pessoal

Objetivos dos portfólios educacionais do Projeto: Autismo e Educação referente ao cognitivo:
   
Conhecimento do ambiente: ambientes diferentes, animais, plantas, transporte e serviços de comunicação, profissionais e comunidade;
Esquema corporal;
Noções básicas: formas, cores, relações de similaridade, conceitos espaço- temporais;
Letramento / Alfabetização;
Conceitos de Matemática;
Resolução de Tarefas;
Manipulação de objetos;
Relação com o meio;
Observar o ambiente em mudança;
Análise ambiental através dos sentidos e ações;
Exploração das características e qualidades do corpo;
Antecipação dos efeitos de ações em objetos no ambiente;
O interesse em conhecer as características do ambiente;
Curiosidade para os objetos e exploração dos mesmos; e
Valorização do trabalho bem feito.

Objetivos dos portfólios educacionais do Projeto: Autismo e Educação referente a comunicação:
     
Gestos, sinais, fotografias, pictogramas, linguagem oral e escrita;
Necessidades ao nível da comunicação ajudar a obter informações e transmitir estados;
Antecipação de rotinas através da leitura do livro, utilizando objetos, imagens e pictogramas;
Interpretação de gestos, imagens e símbolos;
Utilizar diferentes formas de comunicação;
Compreensão de outras intenções comunicativas em situações de jogo, rotinas de trabalho;
Situações de comunicação comuns em diferentes contextos;
Avaliar o uso da linguagem oral e escrita e sistemas de comunicação alternativos; e
Experiência com processos de comunicação

Objetivos dos portfólios educacionais do Projeto: Autismo e Educação referente a socialização:
     
Os grupos sociais a que pertence: família, escola; mediadores, terapeutas clínicos e educacionais;
Socialização;
Formas de iniciativa à interação;
Sentimentos e emoções próprias e dos outros;
O jogo;
Antecipação e atividades de previsão;
Solução de problemas;
Participação em jogos;
Observação de eventos significativos;
Demonstração e regulação progressiva de sentimentos e emoções;
Juros e iniciativa para participar do trabalho de grupo;
Atitude positiva para a regularidade de experiências de vida diária;
Atitude positiva mostra de afeto;
Gosto de estabelecer interações no jogo;
Atitude de ajuda e cooperação; e
Verificação Ambiental.

Objetivos dos portfólios educacionais do Projeto: Autismo e Educação referente à área motora:
     
Domínio do corpo e habilidades motoras finas;
Formas de expressão artística;
Desenvolvimento de jogos de condução;
Explorar as possibilidades e limitações do corpo;
Monitorização de normas e regras;
Desenvolvimento de jogos circulares e interativo;
A participação em desportos;
Técnicas básicas de desenho, pintura, modelagem e colagem;
Exploração e utilização de diferentes materiais;
Interesse em participar em jogos de equipe; e
Cumprimento das regras do jogo.
Esquema corporal;
Conceitos Espaciais;
A linguagem corporal;

9. Intervenção Pedagógica Inclusiva

  9.1. Plano de Intervenção Pedagógica

  Segundo vários autores, nomeadamente, Siegel (2008), Hewitt (2006), Coll  et al. (1995), Wing (1996), Jordan (2000),  Riviére (2001), Ministry of Education (2000) e (Marques,  2002),  surgem  algumas  estratégias  para  lidar  com  as  alunos  TEA. Compreendemos que até o momento que o autismo não tem cura, embora as competências dos alunos TEA possam desde cedo ser desenvolvidas, para que se encontre um equilíbrio. Tal poderá ser feito através da educação do método de portfólios. 

  Não existe um método específico para ensinar os alunos TEA, que seja um sucesso para todos os alunos, uma vez que as necessidades de todos alteram com o tempo, tornando-se necessário tentar outras abordagens (Ministry of Education, 2000).       Para Marques (2001), um ambiente estruturado é mais funcional na educação de alunos TEA, em que o docente pode alterar as condições físicas que irão favorecer a aprendizagem. 

O método de portfólios do Projeto: Inclusão - Autismo e Educação, evidencia que as atividades adaptam-se às necessidades de cada aluno e os instrumentos de trabalho utilizados são adequados e escolhidos com o máximo de cuidado. No entanto, um ambiente estruturado requer uma planificação individualizada, com conteúdos claros e objetivos.

Em relação à programação do método de portfólios do Projeto: Inclusão - Autismo e Educação na  sala  de  aula,   é  um  elemento  fundamental  que  irá orientar e guiar o processo de ensino-aprendizagem da criança com TEA, uma vez que, engloba os objetivos e conteúdos, a  metodologia  a  ser  exercida  pelo  professor,  as  atividades  a  serem implementadas, as metas que se pretende atingir, os recursos e os materiais a serem utilizados,  o  processo  de  avaliação  e  a  organização  das  situações  de  ensino-aprendizagem.

As adaptações curriculares necessárias deverão ser ajustadas de acordo  com  as  necessidades  de  cada  aluno,  a  fim  de manter  o  equilíbrio  necessário entre a resposta ao grupo e a cada aluno do grupo (Coll, Palacios & Marchesi, 1995). (…)

Publicado em 2012 por Simone Helen Drumond Ischkanian - 200 laudas
Autora: Simone Helen Drumond Ischkanian
Registrado e Certificado pelo MEC.

Brincando com os números 😍😍😍

 Brincando com os números até 5. Tendo em vista que nos utilizamos da linguagem numérica todo o tempo, é necessário introduzir o conceito de números e quantidades às crianças a fim de ampliar-lhes a visão e a compreensão do mundo que as circundam.

Objetivos da atividade do Método de Portfólios SHDI:

😍Promover a internalização do conceito de número e estabelecer sua relação com as quantidades.
😍Estimular a formação do conceito de número;
😍Identificar e nomear os numerais de 1 a 5;
😍Ampliar vocabulário;
😍Possibilitar o desenvolvimento das percepções visuais, auditivas e sensório-motoras;
😍Estabelecer a relação/correspondência do número e a quantidade.




O lúdico 😍😍😍😍

 O lúdico na construção da aprendizagem para autistas.

As atividades com jogos, brinquedos e brincadeiras lúdicas no cotidiano da criança com Transtorno do Espectro Autista é muito importante devido à influência que os mesmos exercem frente às motivações das crianças TEA/TGD, quando eles estão envolvidos emocionalmente na ação, torna-se mais fácil e dinâmico o processo de desenvolvimento de habilidades, voltadas para o ensino e aprendizagem. O foco do Projeto: Autismo e Educação – Método de Portfólios Educacionais é demonstrar a inserção do lúdico: jogos, brinquedos e brincadeiras e revelar que em qualquer contexto voltado para aprendizagem das crianças TEA/TGD é uma proposta educacional prática de vivência transformadora que pode ser mediada eficazmente, dentro dos lares, das escolas, clínicas e demais espaços educacionais.

O lúdico na construção do processo de aprendizagem da criança com TEA/TGD é o exercício do aprender, através do desenvolvimento de atividades com brincadeiras, jogos e brinquedos, a partir dos aspectos experimentais contidos no DCNEI. O desenvolvimento de habilidades da criança com TEA/TGD e seu conseqüente aprendizado por meio do lúdico: jogos, brinquedos e brincadeiras na construção do processo de aprendizagem, ocorrem quando ela participa ativamente de sua aprendizagem. É de extrema importância que os pais, educadores e terapeutas proponham desafios e incentivem a participação da criança nas atividades.

Na escola a intervenção dos educadores é um fator primordial no processo do ensino e aprendizagem, além da interação social das crianças com TEA/TGD. O lúdico: jogos, brinquedos e brincadeiras na construção do processo de aprendizagem são aspectos indispensáveis para o desenvolvimento do conhecimento da criança com TEA/TGD e os educadores são mediadores fundamentais nesse processo. De acordo com o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (BRASIL, 1998, p. 23): Educar significa, portanto, propiciar situações de cuidado, brincadeiras e aprendizagem orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança, e o acesso, pelas crianças aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural.

No Projeto: Autismo e Educação, por meio das atividades propostas no método de Portfólios Educacionais para crianças com Transtorno do Espectro Autista, educar é acima de tudo a inter-relação entre os sentimentos, os afetos e a construção do conhecimento. Segundo este processo educativo, a afetividade ganha destaque, pois acreditamos que a interação afetiva ajuda a compreender e desenvolver as habilidades da criança com TEA/TGD. Como podemos perceber os jogos, os brinquedos e as brincadeiras são fontes inesgotáveis de interação lúdica e afetiva. Os significados dos jogos e das brincadeiras para a formação humana permitem o desenvolvimento e a aprendizagem da criança com TEA/TGD. “A introdução de jogos e atividades lúdicas no cotidiano da criança com TEA/TGD é muito importante devido à influência que os mesmos exercem frente às mesmas, pois quando elas estão envolvidas emocionalmente na ação, torna-se mais fácil e dinâmico o processo de ensino-aprendizagem. O lúdico enquanto recurso pedagógico na aprendizagem deve ser encarado de forma séria, competente e responsável. Os jogos, as brincadeiras e os brinquedos, quando usado de maneira correta, poderão oportunizar ao educador e ao educando, importantes momentos de aprendizagem em múltiplos aspectos. ISCHKANIAN, (2013, p.05)”.

A formação humana, o desenvolvimento e a aprendizagem da criança com TEA/TGD, se tornam relevantes, a partir do momento em que os jogos e as brincadeiras vão surgindo gradativamente na vida da criança. Desde os mais funcionais até os de regra, os jogos e as brincadeiras proporcionam experiências, possibilitando a conquista e a formação da identidade infantil. Em casa, na escola, nas clínicas e nos espaços educacionais, educar uma criança com o TEA/TGD não se limita em repassar informações ou mostrar apenas um caminho, mas mediar os saberes necessários, para que a criança com TEA/TGD possa obter consciência de si e do seu entorno. Educar também é oferecer diversas possibilidades para que a criança com TEA/TGD possa escolher caminhos compatíveis com seus valores, sua visão de mundo e com as circunstâncias adversas que cada um irá encontrar. Nessa perspectiva, segundo o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (BRASIL, 1998, p. 30).

FONTE: Só escola - Artigo de Simone Helen Drumond Ischkanian


sábado, 11 de julho de 2020

Benefícios de rasgar papel na infância 😍😍


Trabalhar os movimentos de rasgar papel, desde os primeiros anos de vida contribui para a futura aquisição da escrita.

Essa atividade super criativa do Método de Portfólios SHDI, estimula os músculos das mãos e garante que a criança tenha mais facilidade em realizar os movimentos necessários para se desenvolver integralmente no momento em que for aprender a escrever.

Pessoas iluminadas😍😍😍😍

😍Pessoas iluminadas, tem sempre um sorriso no rosto, afinal um sorriso é mais do que uma expressão facial.

😍As pessoas iluminadas sabem muito bem, viver com criatividade.

😍As pessoas iluminadas,  muitas vezes não  precisam dizer nada para transmitir algo de bom, basta olhar para elas e dar um sorriso sincero, e elas compreendem que sua criatividade e harmonia, refletem positivamente no planeta azul. Simone Ischkanian e Sandro Ischkanian😍😍

Desenvolvimento da linguagem infantil 😍😍

 Brincadeiras com os sons das letras, envolvendo músicas, movimentos e a bandinha da turma. Amei as atividades com o Método de Portfólios SHDI😍😍😍😍😍

Etapas do desenvolvimento da linguagem até os 5 anos.

• De 0 a 2 meses, o bebê se comunica com o mundo através do choro, para atingir suas necessidades básicas. Sorrisos são apenas reflexos.

• De 2 a 4 meses, a criança passa a emitir gritos e vocalizações, a sorrir ao interagir com pessoas e a ficar atenta aos sons emitidos ao seu redor.

• De 4 a 6 meses, é o período em que a criança passa a brincar com a voz (balbucio), empregando entonações e intensidades variadas. Além disso, passa a movimentar a cabeça para localizar os sons.

• De 6 a 8 meses, o bebê começa a pronunciar vogais e consoantes sequenciais, mas sem qualquer sentido. A capacidade de localizar os sons e atender ao chamado pelo seu nome está mais desenvolvida.

• De 8 a 12 meses, a criança passa a atender comandos simples e apresenta expressões básicas, como “não” com a cabeça e “tchau” com a mão. Também é nesse período que ela começa a associar sílabas, como “papa” e “mama”. Consegue localizar os sons que vêm de baixo e dos lados.

• De 12 a 18 meses, a criança inicia a produção de vocábulos isolados, com algum significado. Consegue localizar os sons que vêm de cima.

• De 18 meses aos 2 anos, a criança já desenvolve um vocabulário com cerca de 50 palavras e consegue manter um pequeno diálogo.

• De 2 a 3 anos, o vocabulário já é de 200 a 400 palavras. Assim, a criança já é capaz de elaborar pequenas histórias. E consegue identificar os vindos de todos os cantos e representa as atividades diárias com brincadeiras.

• De 3 a 4 anos, já com um vocabulário extenso, a criança consegue formular frases mais longas (com cerca de seis palavras), no passado, presente ou futuro. Os diálogos e as histórias são mais detalhados. Ainda é possível certa dificuldade na fala, mas a comunicação é de fácil compreensão.

• De 4 a 5 anos, a criança deve ser capaz de pronunciar, de forma adequada, todos os fonemas. Os diálogos e as histórias são contados com detalhes, com noção de tempero e espaço.

* O ritmo de aprendizado pode variar de criança para criança, de acordo com os limites individuais e os estímulos que cada criança recebe.




😍Estamos vivendo tempos de transformações no plano terrestre  E o propósito do amor de Deus por nós, é que ninguém se perca, ninguém pereça, mas receba a vida eterna, através das suas virtudes diárias.

😍Vamos viver uma vida de comunhão com Ele, se arrepender, reconher os erros e confessar que Jesus é nosso único e verdadeiro SALVADOR.

😍Simone Helen Drumond Ischkanian 😍