Brincadeiras com os sons das letras, envolvendo músicas, movimentos e a bandinha da turma. Amei as atividades com o Método de Portfólios SHDI😍😍😍😍😍
Etapas do desenvolvimento da linguagem até os 5 anos.
• De 0 a 2 meses, o bebê se comunica com o mundo através do choro, para atingir suas necessidades básicas. Sorrisos são apenas reflexos.
• De 2 a 4 meses, a criança passa a emitir gritos e vocalizações, a sorrir ao interagir com pessoas e a ficar atenta aos sons emitidos ao seu redor.
• De 4 a 6 meses, é o período em que a criança passa a brincar com a voz (balbucio), empregando entonações e intensidades variadas. Além disso, passa a movimentar a cabeça para localizar os sons.
• De 6 a 8 meses, o bebê começa a pronunciar vogais e consoantes sequenciais, mas sem qualquer sentido. A capacidade de localizar os sons e atender ao chamado pelo seu nome está mais desenvolvida.
• De 8 a 12 meses, a criança passa a atender comandos simples e apresenta expressões básicas, como “não” com a cabeça e “tchau” com a mão. Também é nesse período que ela começa a associar sílabas, como “papa” e “mama”. Consegue localizar os sons que vêm de baixo e dos lados.
• De 12 a 18 meses, a criança inicia a produção de vocábulos isolados, com algum significado. Consegue localizar os sons que vêm de cima.
• De 18 meses aos 2 anos, a criança já desenvolve um vocabulário com cerca de 50 palavras e consegue manter um pequeno diálogo.
• De 2 a 3 anos, o vocabulário já é de 200 a 400 palavras. Assim, a criança já é capaz de elaborar pequenas histórias. E consegue identificar os vindos de todos os cantos e representa as atividades diárias com brincadeiras.
• De 3 a 4 anos, já com um vocabulário extenso, a criança consegue formular frases mais longas (com cerca de seis palavras), no passado, presente ou futuro. Os diálogos e as histórias são mais detalhados. Ainda é possível certa dificuldade na fala, mas a comunicação é de fácil compreensão.
• De 4 a 5 anos, a criança deve ser capaz de pronunciar, de forma adequada, todos os fonemas. Os diálogos e as histórias são contados com detalhes, com noção de tempero e espaço.
* O ritmo de aprendizado pode variar de criança para criança, de acordo com os limites individuais e os estímulos que cada criança recebe.
Etapas do desenvolvimento da linguagem até os 5 anos.
• De 0 a 2 meses, o bebê se comunica com o mundo através do choro, para atingir suas necessidades básicas. Sorrisos são apenas reflexos.
• De 2 a 4 meses, a criança passa a emitir gritos e vocalizações, a sorrir ao interagir com pessoas e a ficar atenta aos sons emitidos ao seu redor.
• De 4 a 6 meses, é o período em que a criança passa a brincar com a voz (balbucio), empregando entonações e intensidades variadas. Além disso, passa a movimentar a cabeça para localizar os sons.
• De 6 a 8 meses, o bebê começa a pronunciar vogais e consoantes sequenciais, mas sem qualquer sentido. A capacidade de localizar os sons e atender ao chamado pelo seu nome está mais desenvolvida.
• De 8 a 12 meses, a criança passa a atender comandos simples e apresenta expressões básicas, como “não” com a cabeça e “tchau” com a mão. Também é nesse período que ela começa a associar sílabas, como “papa” e “mama”. Consegue localizar os sons que vêm de baixo e dos lados.
• De 12 a 18 meses, a criança inicia a produção de vocábulos isolados, com algum significado. Consegue localizar os sons que vêm de cima.
• De 18 meses aos 2 anos, a criança já desenvolve um vocabulário com cerca de 50 palavras e consegue manter um pequeno diálogo.
• De 2 a 3 anos, o vocabulário já é de 200 a 400 palavras. Assim, a criança já é capaz de elaborar pequenas histórias. E consegue identificar os vindos de todos os cantos e representa as atividades diárias com brincadeiras.
• De 3 a 4 anos, já com um vocabulário extenso, a criança consegue formular frases mais longas (com cerca de seis palavras), no passado, presente ou futuro. Os diálogos e as histórias são mais detalhados. Ainda é possível certa dificuldade na fala, mas a comunicação é de fácil compreensão.
• De 4 a 5 anos, a criança deve ser capaz de pronunciar, de forma adequada, todos os fonemas. Os diálogos e as histórias são contados com detalhes, com noção de tempero e espaço.
* O ritmo de aprendizado pode variar de criança para criança, de acordo com os limites individuais e os estímulos que cada criança recebe.
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