domingo, 25 de agosto de 2019

Método de Portfólios Educacionais SHDI e ação cognitiva




Teorias de Jean Piaget e o Método de Portfólios Educacionais de Simone Helen Drumond Ischkanian



Método de Portfólios Educacionais SHDI e ação cognitiva: a organização (processo interno) e a adaptação (processo externo), esses conceitos demonstram que pais, educadores e profissionais terapeutas devem investigar as concepções prévias, do seu filho, aluno ou paciente, para desenvolver o Plano Educacional Individualizado, mediados em significados.

O MÉTODO DE PORTFÓLIOS DO PROJETO: AUTISMO E EDUCAÇÃO

O Portfólio Reflexivo -  é um método de ensino, aprendizagem e avaliação, que visa a formação de profissionais críticos, reflexivos, criativos, autônomos e participativos, conforme orienta as Diretrizes Curriculares Nacionais. 

O Método de Portfólios Educacionais de Simone Helen Drumond Ischkanian, apresenta a experiência de utilização do portfólio reflexivo, como método inovador de ensino, aprendizagem e avaliação,

Método de Portfólios Educacionais de Simone Helen Drumond Ischkanian

Inclusão – Autismo e Educação

Método de Portfólios Educacionais de
Simone Helen Drumond Ischkanian

Portfólio acadêmico - é uma ferramenta pedagógica que consiste em uma listagem de atividades ou trabalhos, que serão  realizados por um estudante.

Os trabalhos realizados no contexto profissional, também podem contextualizar o portfólio academico. 

É imprescindível que as atividades ou trabalhos, estejam organizados de forma cronológica, para demonstrar as competências adquiridas através de tarefas realizadas. Neste caso o Método de Portfólio Educacionais de Simone Helen Drumond Ischkanian,  facilita o pensamento crítico em relação ao processo acadêmico do aluno no contexto da inclusão.

O Método de Portfólios Educacionais de Simone Helen Drumond Ischkanian

Perrenoud (1997) afirma que a avaliação da aprendizagem escolar tem sido um mecanismo do sistema de ensino que converte as diferenças culturais em desigualdades escolares. 

Nesse sentido, evidenciamos alguns depoimentos de  pais, educadores e profissionais terapeutas que utilizam o Método de Portfólios Educacionais de Simone Helen Drumond Ischkanian em seu cotidiano:

1. Chegamos à conclusão de que o Método de Portfólios Educacionais de Simone Helen Drumond Ischkanian é, sem dúvida, o método de aprendizagem e avaliação mais coerente e honesto que conheci, uma vez que atende especificamente as necessidades intelectuais e motoras dos alunos (Silvana Nascimento de Carvalho). 

2. A avaliação por meio de portfólio vem reforçar ainda mais a aprendizagem no contexto da inclusão, as atividades são  produtivas e interessantes (Olga Silva).

3. Quando concluímos e refletimos sobre os assuntos abordados em sala de aula e os enviados pelos terapeutas do Bernardo Vilhena, verificamos quanto  ele aprendeu. O Método de Portfólios Educacionais de Simone Helen Drumond Ischkanian é, nos dá abertura para que façamos novas contextualizações, neste sentido pais, educadores e profissionais, são avaliados a todo o momento, mesmo sem perceberem, ficando isentos da pressão cotidiana de metodologias tradicionais.(L Vilhena, C Vilhena, B "professora" e C "psicóloga")

O Método de Portfólios Educacionais de Simone Helen Drumond Ischkanian é um momento em que a avaliação é ao mesmo tempo um processo de ensino-aprendizagem ( Silvia Carvalho - mãe do Heitor). 

Através do Método de Portfólios Educacionais de Simone Helen Drumond Ischkanian descobrimos que somos capazes de “questionar e refletir”. Tivemos orgulho de saber que o resultado saiu de nossa parceria e que como pais, podemos e sabemos construir idéias (Erika Coutinho, mãe do Felipe Coutinho). 

O Método de Portfólios Educacionais de Simone Helen Drumond Ischkanian é uma nova forma de possibilidades uma interação, com foco no desenvolvimento de habilidades globais, oferecendo oportunidades de reflexão sobre a construção da aprendizagem e do autoconhecimento ( I. Galdino - Mãe do Kauã).

O Método de Portfólios Educacionais de Simone Helen Drumond Ischkanian é um leque de instrumentos pedagógicos  moderno e arrojado, que tem como protagonista todos os recursos oferecidos pelos diferentes Métodos Educacionais, para o André Sardinha, o portfólio veio para tirar o medo que ele tinha das atividades tradicionais, sentíamos no decorrer das atividades que ele gosta de brincar  e expressar conhecimentos, pensamentos e sentimentos (Família Sardinha). 

Quanto aos depoimentos, pôde-se identificar que não só demonstraram que os envolvidos foram favoráveis à perspectiva metodológica realizada por meio do Método de Portfólios Educacionais de Simone Helen Drumond Ischkanian, bem como  mostraram que todos compreenderam as propostas desenvolvidas. 

No contexto da inclusão é notório o prazer e o entusiasmo demonstrado pelas crianças, jovens e adultos que participaram da pesquisa. 

Todos desencadearam não só uma relação de interação com uma diversidade de possibilidades de um novo aprender, mas também contribuiu sobremaneira para a compreensão vivida dos conteúdos. 

No Paraguay e no Brasil, a abertura do campo pedagógico, a partir do Método de Portfólios Educacionais de Simone Helen Drumond Ischkanianfoi proporcionaram em todos os momentos  a ampliação dos saberes dos envolvidos. 

Percebemos as diversas formas de pensar, agir, caminhar, ler, compreender, escrever e pontuar  saberes, com isso, o Método de Portfólios Educacionais de Simone Helen Drumond Ischkanian, foi sendo elaborada passo a passo à medida que os envolvidos se posicionavam como sujeitos reflexivos na construção de sua própria aprendizagem. 

Destacamos as seguintes vantagens em realizar as atividades do Método de Portfólios Educacionais de Simone Helen Drumond Ischkanian:


1. Oferecer aos pais, professores e terapeutas, uma oportunidade de refletir sobre o progresso da criança, jovem ou adulto, ao mesmo tempo que possibilita a introdução de mudanças durante o desenvolvimento do Plano Educacional Individualizado; 


2. Permitir aos pais, professores e terapeutas, aproximarem-se dos saberes que realmente são pertinentes, não de uma maneira pontual e isolada,  mas, baseado em momentos de aprendizagens;

3. Permitir que as crianças, jovens ou adultos no contexto da inclusão, possam sentir a aprendizagem como algo próprio (coerência entre as atividades de ensino com as finalidades de aprendizagens);

4. Possibilitar a identificação de questões relacionadas com o modo como as crianças, jovens ou adultos  refletem sobre quais são os objetivos de sua aprendizagem; 

5. Oportunizar  a todos, refletirem sobre o desenvolvimento, as mudanças  e permitir um acompanhamento num contexto em que a atividade de ensinar estejam inter-relacionados.

O Método de Portfólios Educacionais de Simone Helen Drumond Ischkanian, constitui uma estratégia que procura atender à necessidade de aprofundar o conhecimento sobre a relação ensino e aprendizagem, assegurando aos alunos e professores uma compreensão maior do que foi ensinado e, desse modo, índices mais elevados de qualidade.

O MÉTODO DE PORTFÓLIOS DO PROJETO: AUTISMO E EDUCAÇÃO

Collins (1991) distingue quatro tipos de evidências que podem fazer parte de um portfólio: 

Os artefatos que são documentos produzidos durante o trabalho do curso e vão desde as atividades em sala de aula até os trabalhos realizados por iniciativa própria dos alunos ou por sugestão do professor; 

As reproduções que são documentos que incluem acontecimentos que normalmente não se recolhem em sala de aula, como gravações, impressão de página de internet, etc; 

Os atestados que são documentos sobre o trabalho do aluno, preparados por outras pessoas, como os comentários realizados pelo professor e as produções que são os documentos especificamente preparados para dar forma e sentido ao portfólio e incluem três tipos de estratégias: explicação de metas; as reflexões e as anotações.

O MÉTODO DE PORTFÓLIOS DO PROJETO: AUTISMO E EDUCAÇÃO

O Método de Portfólios Educacionais de Simone Helen Drumond Ischkanian, objetivam nas perspectivas de Hernández (2000) que descreve, com clareza, os componentes e todos os passos que devem ser seguidos para a realização de um portfólio, que são:

O estabelecimento do objetivo do portfólio;

O estabelecimento das finalidades de aprendizagem;

A integração das evidências e experiências de aprendizagem; 

A seleção das fontes que comporão o portfólio e a reflexão, acerca do desenvolvimento de habilidades. 

Simone Helen Drumond Ischkanian, ressalta-se que pais, educadores e terapeutas, devem ter um propósito, ou seja, criar, recolher e organizar todo material que evidencie o  progresso, de tal forma que demonstre em uma avaliação o desenvolvimento das  finalidades estabelecidas. 

A autora, evidencia que há, também, que haver um lugar onde será colocado todos os materiais produzidos a partir do Método de Portfólios Educacionais, que é denominado continente. Esse continente pode adquirir diferentes modalidades, como caixas de diferentes tamanhos, cartazes, pastas devolutivas, cds, vídeos, fotos, colagens em cadernos, etc. 


O Método de Portfólios Educacionais de Simone Helen Drumond Ischkanian, não é um conjunto de apostilas e nem tão pouco um colcha de retalhos, são todos fundamentados na forma de aprender globalizante do ser humano. 














Método de Portfólios de Simone Helen Drumond Ischkanian

Hernández (2000) destaca que a proposta pedagógica com portfólios, fundamenta-se na intenção de levar adiante o desenvolvimento de habilidades que estejam em consonância com a natureza evolutiva do processo de aprendizagem. 

O que pode ser referendado por De Sordi (2000), quando apresenta o portfólio como uma possibilidade interessante de aprendizagem do estudante universitário de modo contínuo e processual, uma vez que reúne sistematicamente as diferentes produções dos alunos e os estimula às mais diversas formas de expressões de suas qualidades. 

Neste sentido, o Método de Portfólios de Simone Helen Drumond Ischkanian, faz com que se rompa com o vício de super valorizar a escrita e a comunicação em situações formais previamente estipuladas nos diversos ambientes educacionais. De acordo com as considerações trazidas, pode-se afirmar que um portfólio é muito mais que uma reunião de trabalhos ou materiais colocados numa pasta. Além de selecionar e ordenar evidências de aprendizagens, possibilita, também, identificar questões relacionadas ao modo como os estudantes e os educadores refletem sobre quais os reais objetivos de sua aprendizagem, quais foram cumpridos e quais não foram alcançados.

O MÉTODO DE PORTFÓLIOS DO PROJETO: AUTISMO E EDUCAÇÃO

Segundo o editor da obra “Manual de Portfólio” de Shores e Grace (2001) todos se beneficiam ao desenvolver bons portfólios, pois esse tipo de avaliação aumenta a cooperação e o entendimento entre pais, professores e terapeutas. 

O Método de Portfólios Educacionais de Simone Helen Drumond Ischkanian, individualiza as experiências de aprendizagens e permite que cada criança, jovem ou adulto no contexto da inclusão, possam crescer no seu próprio potencial máximo, com determinação do seu próprio ritmo e de diferentes domínios de aprendizagens. Nesse sentido, Shores e Grace (2001) sugerem a aplicação de técnicas  com portfólio em crianças, jovens e adultos, afirmando que essas técnicas encorajam o ensino centrado no desenvolvimento de diversas habilidades. 

Para Simone Helen Drumond Ischkanian, as crianças, jovens e adultos no contexto da inclusão  que desenvolvem o hábito de refletir, através das atividades dos portfólios, são coesamente capazes de revelar objetivos de aprendizagem por si mesmas.

O MÉTODO DE PORTFÓLIOS DO PROJETO: AUTISMO E EDUCAÇÃO


O portfólio é um elemento de auto-reflexão e avaliação, segundo Gardner (1994), tem o objetivo de refletir uma crença metodológica, possibilitando melhores possibilidades de uma pessoa aprender.
As atividades do Método de Portfólios, permitem que os envolvidos no processo ensino e aprendizagem, tenham um compromisso com as atividades que acontecem durante um período de tempo significativo e que se constroem sobre conexões naturais com
 os conhecimentos escolares.

O MÉTODO DE PORTFÓLIOS DO PROJETO: AUTISMO E EDUCAÇÃO

Sá- Chaves (2000) evidência por meio de suas afirmações que uso do portfólio permite:

  • Promover o desenvolvimento reflexivo dos participantes; 
  • Estimular o processo de enriquecimento conceitual;
  • Estruturar a organização conceitual ao nível individual; 
  • Fundamentar os processos de reflexão para a ação;
  • Garantir mecanismo de aprofundamento conceitual continuado; 
  • Estimular a originalidade e criatividade individuais no que se refere aos processos de intervenção educativa; 
  • Contribuir para a construção personalizada do conhecimento; 
  • Permitir a regulação em tempo preciso, garantindo o desenvolvimento progressivo da autonomia e da identidade; 
  • Facilitar os processos de auto e hetero-avaliação” (Sá- Chaves 2000, p. 10).

Método de Portfólios: Inclusão, Autismo e Educação de Simone Helen Drumond Ischkanian

Sá-Chaves (2000) compreende o portfólio como sendo um instrumento de estimulação do pensamento reflexivo, facilitando oportunidades para documentar, registrar e estruturar os procedimentos e a própria aprendizagem. 

O Método de Portfólios: Inclusão, Autismo e Educação de Simone Helen Drumond Ischkanian, possibilita o sucesso de seu aluno ou  paciente, uma vez que as atividades gradativas nos diversos níveis de habilidades,  permitem ao coletivo educacional, transformar, mudar, (re) equacionar as aprendizagens, em vez de simplesmente saber sobre ela.

As publicações da autora nos portfólios educacionais,   permite aos professores, pais e profissionais terapeutas, repensar sua prática e suas condutas pedagógicas, a partir de seu método, técnica ou proposta educacional, em vez de somente fazer algum juízo, avaliar ou classificar o processo de ensino-aprendizagem.

.O MÉTODO DE PORTFÓLIOS DO PROJETO: AUTISMO E EDUCAÇÃO

Sá-Chaves (2000) referem-se ao portfólio reflexivo como sendo instrumentos de diálogo entre educador e educando, que não são produzidos só no término do período para fins avaliativos.

No Método de Portfólios: Inclusão, Autismo e Educação de Simone Helen Drumond Ischkanian as propostas para o desenvolvimento de habilidades, são continuamente (re)elaboradas na ação e partilhados de forma a recolherem, em tempo útil, outros modos de ver e de interpretar, que facilitem a criança, jovem ou adulto uma ampliação e diversificação do seu olhar, levando-o à tomada de decisões, ao reconhecimento da necessidade de fazer opções, de julgar, de definir critérios, além de permitir as dúvidas e conflitos para deles poder emergir mais consciente, mais informado, mais seguro de si e mais tolerante quanto às hipóteses dos outros.

O MÉTODO DE PORTFÓLIOS DO PROJETO: AUTISMO E EDUCAÇÃO


Hernández (1998) define portfólio como um “continente de diferentes classes de documentos (notas pessoais, experiências de aula, trabalhos pontuais, controle de aprendizagem, conexões com outros temas fora da escola, representações visuais, etc) que proporciona evidências do conhecimento que foi construído, das estratégias utilizadas e da disposição de quem o elabora em continuar aprendendo” (p. 100). 

Vilas Boas (2001), referindo- se ao processo de avaliação formativa, sugere o uso do portfólio ou pasta avaliativa como um instrumento eficaz para realização de tal avaliação. Visto que reúne as produções dos alunos e professores, para que, eles próprios e outras pessoas conheçam seus esforços, seus progressos e suas necessidades em uma determinada área.

Método de Portfólios da Autora Simone Helen Drumond Ischkanian


Nos Estados Unidos da América, o uso do portfólio no meio educativo adquiriu um significado tão importante, que levou a Association for Supervision and Curriculum, a considerá-lo como uma das três metodologias de topo, atualmente em uso naquele país (Sá-Chaves, 2000). Para Seldin & cols. (1998), o portfólio tem sido usado no Canadá, por quase 20 anos, onde é chamado de dossiê de ensino e, atualmente, tem sido adotado ou testado por mais de 1.000 universidades nos Estados Unidos..

Método de Portfólios: Inclusão, Autismo e Educação de Simone Helen Drumond Ischkanian

 
Hernández (2000) ressalta que as mudanças no contexto da educação, são reconhecidas pela maioria das propostas curriculares. Propostas que enfatizam a forma de avaliar a aprendizagem para poder: “Levar adiante uma avaliação da aprendizagem que pudesse dar conta e estar em consonância com as finalidades educativas” (p. 163-164). 

No Método de Portfólios: Inclusão, Autismo e Educação de Simone Helen Drumond Ischkanian, isso significa que a proposta atual de educação é a de tornar a evolução a peça chave do ensino e da aprendizagem, permitindo que pais, educadores e terapeutas, tenham clareza do que seus filhos, alunos e pacientes, aprenderam e que tenham uma referência do que necessitam aprender.

Método de Portfólios: Inclusão, Autismo e Educação de Simone Helen Drumond Ischkanian


 
A educação necessita ser repensada  e refletida, pelo fato dos valores sociais e os saberes estarem transformando-se, a educação atual necessita respeitar a inclusão e as inteligências múltiplas. Para ser coerente a essa visão de aprendizagem e avaliação, o “Método de Portfólios: Inclusão, Autismo e Educação de Simone Helen Drumond Ischkanian”, desponta propostas de atividades, em níveis gradativos de aprendizagem global, tornando  a pratica nos ambientes educacionais (lar, escola e espaços terapêuticos) muito mais promissora. 

O uso do “Método de Portfólios: Inclusão, Autismo e Educação de Simone Helen Drumond Ischkanian”, em educação constitui uma estratégia que procura atender às necessidades de aprofundar o conhecimento sobre a relação ensino-aprendizagem, assegurando a todos uma compreensão maior do que foi ensinado e, desse modo, índices mais elevados na qualidade no desenvolvimento de habilidades.