domingo, 25 de agosto de 2019

O Método de Portfólios Educacionais de Simone Helen Drumond Ischkanian

Perrenoud (1997) afirma que a avaliação da aprendizagem escolar tem sido um mecanismo do sistema de ensino que converte as diferenças culturais em desigualdades escolares. 

Nesse sentido, evidenciamos alguns depoimentos de  pais, educadores e profissionais terapeutas que utilizam o Método de Portfólios Educacionais de Simone Helen Drumond Ischkanian em seu cotidiano:

1. Chegamos à conclusão de que o Método de Portfólios Educacionais de Simone Helen Drumond Ischkanian é, sem dúvida, o método de aprendizagem e avaliação mais coerente e honesto que conheci, uma vez que atende especificamente as necessidades intelectuais e motoras dos alunos (Silvana Nascimento de Carvalho). 

2. A avaliação por meio de portfólio vem reforçar ainda mais a aprendizagem no contexto da inclusão, as atividades são  produtivas e interessantes (Olga Silva).

3. Quando concluímos e refletimos sobre os assuntos abordados em sala de aula e os enviados pelos terapeutas do Bernardo Vilhena, verificamos quanto  ele aprendeu. O Método de Portfólios Educacionais de Simone Helen Drumond Ischkanian é, nos dá abertura para que façamos novas contextualizações, neste sentido pais, educadores e profissionais, são avaliados a todo o momento, mesmo sem perceberem, ficando isentos da pressão cotidiana de metodologias tradicionais.(L Vilhena, C Vilhena, B "professora" e C "psicóloga")

O Método de Portfólios Educacionais de Simone Helen Drumond Ischkanian é um momento em que a avaliação é ao mesmo tempo um processo de ensino-aprendizagem ( Silvia Carvalho - mãe do Heitor). 

Através do Método de Portfólios Educacionais de Simone Helen Drumond Ischkanian descobrimos que somos capazes de “questionar e refletir”. Tivemos orgulho de saber que o resultado saiu de nossa parceria e que como pais, podemos e sabemos construir idéias (Erika Coutinho, mãe do Felipe Coutinho). 

O Método de Portfólios Educacionais de Simone Helen Drumond Ischkanian é uma nova forma de possibilidades uma interação, com foco no desenvolvimento de habilidades globais, oferecendo oportunidades de reflexão sobre a construção da aprendizagem e do autoconhecimento ( I. Galdino - Mãe do Kauã).

O Método de Portfólios Educacionais de Simone Helen Drumond Ischkanian é um leque de instrumentos pedagógicos  moderno e arrojado, que tem como protagonista todos os recursos oferecidos pelos diferentes Métodos Educacionais, para o André Sardinha, o portfólio veio para tirar o medo que ele tinha das atividades tradicionais, sentíamos no decorrer das atividades que ele gosta de brincar  e expressar conhecimentos, pensamentos e sentimentos (Família Sardinha). 

Quanto aos depoimentos, pôde-se identificar que não só demonstraram que os envolvidos foram favoráveis à perspectiva metodológica realizada por meio do Método de Portfólios Educacionais de Simone Helen Drumond Ischkanian, bem como  mostraram que todos compreenderam as propostas desenvolvidas. 

No contexto da inclusão é notório o prazer e o entusiasmo demonstrado pelas crianças, jovens e adultos que participaram da pesquisa. 

Todos desencadearam não só uma relação de interação com uma diversidade de possibilidades de um novo aprender, mas também contribuiu sobremaneira para a compreensão vivida dos conteúdos. 

No Paraguay e no Brasil, a abertura do campo pedagógico, a partir do Método de Portfólios Educacionais de Simone Helen Drumond Ischkanianfoi proporcionaram em todos os momentos  a ampliação dos saberes dos envolvidos. 

Percebemos as diversas formas de pensar, agir, caminhar, ler, compreender, escrever e pontuar  saberes, com isso, o Método de Portfólios Educacionais de Simone Helen Drumond Ischkanian, foi sendo elaborada passo a passo à medida que os envolvidos se posicionavam como sujeitos reflexivos na construção de sua própria aprendizagem. 

Destacamos as seguintes vantagens em realizar as atividades do Método de Portfólios Educacionais de Simone Helen Drumond Ischkanian:


1. Oferecer aos pais, professores e terapeutas, uma oportunidade de refletir sobre o progresso da criança, jovem ou adulto, ao mesmo tempo que possibilita a introdução de mudanças durante o desenvolvimento do Plano Educacional Individualizado; 


2. Permitir aos pais, professores e terapeutas, aproximarem-se dos saberes que realmente são pertinentes, não de uma maneira pontual e isolada,  mas, baseado em momentos de aprendizagens;

3. Permitir que as crianças, jovens ou adultos no contexto da inclusão, possam sentir a aprendizagem como algo próprio (coerência entre as atividades de ensino com as finalidades de aprendizagens);

4. Possibilitar a identificação de questões relacionadas com o modo como as crianças, jovens ou adultos  refletem sobre quais são os objetivos de sua aprendizagem; 

5. Oportunizar  a todos, refletirem sobre o desenvolvimento, as mudanças  e permitir um acompanhamento num contexto em que a atividade de ensinar estejam inter-relacionados.

O Método de Portfólios Educacionais de Simone Helen Drumond Ischkanian, constitui uma estratégia que procura atender à necessidade de aprofundar o conhecimento sobre a relação ensino e aprendizagem, assegurando aos alunos e professores uma compreensão maior do que foi ensinado e, desse modo, índices mais elevados de qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário