domingo, 26 de junho de 2016

MÉTODO DE PORTFÓLIOS DO PROJETO: AUTISMO E EDUCAÇÃO




No contexto da Educação Inclusiva o educando revela suas habilidades, por meio de diferentes linguagens, pois evidenciam não o que “assimilaram” de conteúdos, mas sim como irão projetar tais habilidades em outros contextos.
No método de portfólios do Projeto: Autismo e Educação, quando o autista produz um desenho, os primeiros traços evidenciados, são de rabiscos, mas que revelam fases do desenvolvimento do desenho infantil e num constante movimento de ação-reflexão que traduz o próprio ato de aprender.
O portfólio é um termo vindo do inglês e tem uma importância muito grande para profissionais com a necessidade de mostrar além de seu currículo. O portfólio agrega valor para o indivíduo e normalmente é iniciado durante a vida acadêmica.(ISCHKANIAN, Simone Helen Drumond, 2015)
































PROJETO: AUTISMO E EDUCAÇÃO - MÉTODO DE PORTFÓLIOS




Segundo Hernández (2000), o Portfólio é continente de diferentes classes de documentos (notas pessoais, experiências de aula, trabalhos pontuais, acompanhamento do processo de aprendizagem, conexões com outros temas fora  da escola, representações visuais, dentre outros) que proporciona uma reflexão crítica do conhecimento construído, das estratégias utilizadas, e da disposição de quem o elabora em continuar aprendendo. O Portfólio constitui uma forma de avaliação dinâmica realizada pelo próprio aluno e que mostra seu desenvolvimento e suas mudanças através do tempo.(ISCHKANIAN, Simone Helen Drumond, 2015)