quarta-feira, 25 de setembro de 2019

SUBTRAÇÃO


Nas atividades do Método de Portfólios de Simone Helen Drumond Ischkanian, o importante é a criança, jovem ou adulto, compreender o que está sendo mediado (ensinado), para desenvolver as demais etapas com autonomia, segurança e revelando coesão de sua aprendizagem.

Quando as atividades são estruturadas, é possível promover as correções e delinear novos percursos de aprendizagens. Mas, estruturar os matérias e quando estruturar, depende especificamente da avaliação do profissional que trabalhar diretamente com a aprendizagem.

Segundo a psicopedagoga Neusa Venditte "Cada criança, jovem ou adulto tem uma maturidade neuropsicomotora e é necessário conhecer o perfil de necessidades de cada pessoa e estruturar a atividade de acordo com esse perfil". (Neusa é Diretora do Projeto Conviver e Inclusão)

A inclusão pauta-se em princípios até então considerados incomuns como:

• Aceitação e celebração das diferenças
individuais;
• Valorização de cada pessoa – direito de
pertencer;
• Convivência dentro da diversidade humana
representada por origem nacional, crença religiosa, gênero, idade, raça e deficiência;
• Aprendizagem através da cooperação e
solidariedade humanitária;
• Cidadania com qualidade de vida.

Percebam que revelamos que o contato das crianças entre si, mediados pelas atividades do Método de Portfólios, reforçam atitudes positivas, ajudando-as a aprender a serem sensíveis, a compreender, a respeitar e acrescer, convivendo com as diferenças e as semelhanças individuais entre seus pares.
Todas as crianças, sem distinção, podem beneficiar-se das experiências obtidas no ambiente educacional, através de nossos matérias.Os alunos com deficiência, em especial,quando em ambientes inclusivos, podem apresentar melhor desempenho no âmbito educacional, social e ocupacional, através dos materiais específicos do Método de Portfólios. Eles aprendem como atuar e interagir com seus pares no mundo educacional real.(ISCHKANIAN. SHD, 2012)

Do mesmo modo, o benefício maior para os professores é a co-participação na transformação da escola, por meio do apoio cooperativo e aprimoramento das habilidades profissionais, através de nossas formações, com elaboração de matérias delineados para atender seus alunos.

De acordo com a especialista em estruturar materiais pedagógicos, Patrícia Boscatto "Tudo deve ser adaptado, de acordo com a maturidade de cada criança

As vantagens e os benefícios desse trabalho com o Método de Portfólios é o de inserção e podem ser observados mediante o enriquecimento e desenvolvimento do ambiente escolar e de todos que dele fazem parte.
















































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