domingo, 6 de março de 2022

Atividades letra Z

Zum..zum..zum... Lá vem o seu zangão, voando...voando...e contornando a letra Z. 

A alfabetização, para Vygotsky é uma  brincadeira de valor inestimável, uma vez que  as atividades para alfabetizar, contribuem para o desenvolvimento da língua escrita na medida em que a simbolização do jogo abre espaço para a expressão gráfica, seja por meio do desenho ou da escrita.

Alfabetizar na inclusão é ampliar as possibilidades de relação com o mundo (relação interpsiquica). 

A ludicidade projetada nas atividades com letras, contribuem para a internalização do mundo (relação intrapsiquica), nas atividades do Método de Portfólios Educacionais SHDI,  não dissociamos brincadeira de alfabetização, afinal  brincar faz parte do jogo da vida precisamos levar essa vida, com toda a sua brincadeira, para o jogo de aprender e diminuir o abismo que separa o mundo adulto do infantil. Precisamos nos desvendar para o jogo, descobrir o prazer de aprender, enfim, gostar de ensinar e aprender e ensinar no contexto da inclusão. 

Conheça as atividades do MÉTODO DE PORTFÓLIOS EDUCACIONAIS SHDI















 

Brincar para aprender♥️♥️♥️♥️

O hiperfoco Infantil e as perspectivas da alfabetização, envolvem conhecimento profundo da vivência da criança.

É necessário o conhecimento por parte  dos professores, pais, medidores ou terapeutas, de  materiais, técnicas, métodos e muito apoio para se desenvolver um trabalho alfabetizador coesos e abrangente no universo infantil. 

Na alfabetização construtivista e/ou interdisciplinar utilização do hiperfoco é importante. E o mesmo respeito deve ser projetado as formas de aprender, para poder estimular na criança os aspectos motores, cognitivos e afetivos.

Alfabetizar para inclusão, necessita de práticas de alfabetização, onde a pesquisa e a interação de conhecimentos, estejam refletidas.

Emília Ferreiro destaca níveis estruturais da linguagem escrita que são: Nível Pré-Silábico e Nível Alfabético. 

Destaco para conhecimento coletivo, que no nível pré-silábico, não se busca correspondência com o som. Por tanto, a criança não verbal, deve ser mediada para diferenciar desenho e escrita, utilizando duas, três ou mais letras para escrever palavras. Além de utilizar a macrografia ou micrografia, a partir das possibilidades motoras da criança. Neste sentido quando variamos os símbolos para obter novas palavras, a criança projeta coesamente os conhecimentos adquiridos e os que ainda necessitam de estímulos. 

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Brincar e aprender noções de matemática

As brincadeiras, para o aprendizado da Matemática, tem por finalidade aguçar o imaginário infantil, estimulando positivamente o desenvolvendo das capacidades globalizantes, a memorização, a imaginação, a noção de espaço, a percepção e a atenção.

Para que o resultado seja positivo no decorrer das atividades matemática, os pais,  professores, mediadores e/ou terapeutas, devem estimular a criatividade, proporcionando a criança, o prazer em aprender os números e os conceitos que pertencem a matemática. 

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