quarta-feira, 28 de agosto de 2019

CALIGRAFIA ALFABETO







Promova um aprendizado inclusivo. Os materiais do Método de Portfólios Educacionais de Simone Helen Drumond Ischakanian patenteiam uma metodologia inclusiva para o ensino, abordando os níveis de aprendizagens, respeitando a acuidade visual, com tamanhos diversificados de imagens, letras e disposição de contextos pedagógicos.
 
No contexto educacional globalizante, a Lei exige adaptações que visam incluir todos os estudantes e nós do Método de Portfólios Educacionais SHDI, estamos constantemente disponibilizando materiais pedagógicos que atendem as diversas especificidades da inclusão.
 
Fiquem atentos as exigências da Lei e comprove que nossos matérias estão em consonância com as diversas formas de aprender, além de estarem alinhados as propostas do MEC.
 
As Institucionalizações educacionais:
 
Precisam utilizar novos métodos e técnicas pedagógicas, materiais didáticos, equipamentos e recursos de tecnologia assistiva, de forma que as atividades pedagógicas se tornem acessíveis a todos.
 
Devem ter um projeto pedagógico que promova a inclusão e disponha aos profissionais capacitações constantes, para que possam auxiliar os estudantes com algum grau de deficiência.
 
Necessitam disponibilizar provas, atividades e trabalhos adaptados a formato acessível para todos os estudantes.
 
Precisam promover adaptação de tempo e especificidades, de acordo com as necessidades dos estudantes.
 
É de grande valia, que as instituições, também promovam a capacitação dos funcionários educadores, para a recepção e atendimento desse público. Caso seja necessário, a instituição deve contar com a presença de tradutores/interpretes das Libras.





















terça-feira, 27 de agosto de 2019

Consciência fonológica


Consciência fonológica é a habilidade que nós temos em manipular os sons de nossa língua.
O termo Consciência fonológica abrange todos os tipos de consciência dos sons que compõem o sistema de uma certa língua, é composta por diferentes níveis : a consciência fonêmica, a consciência silábica, e consciência intrassilábica.
As habilidades de consciência fonológica incluem:
  • Rima – palavras com terminações semelhantes – compreende a Capacidade de identificar ou repetir a sílaba ou fonema na posição final das palavras – as palavras rimam quando há semelhanças entre os sons desde a vogal ou ditongo tônico, até ao último fonema da palavra, podendo abranger a rima da sílaba, a sílaba inteira ou mais do que uma sílaba.- (Nascimento, 2009; Schuele & Boudreau, 2008)
  • Aliteração – Habilidade de identificar ou repetir sílabas ou fonemas na posição inicial de palavras .
  • Consciência Silábica– reflete-se na capacidade de realizar atividades de segmentação, aliteração, síntese e manipulação de sílabas
  • Consciências de FRASES e PALAVRAS – requer a capacidade de segmentar a frase em palavras.
  • Consciência Fonêmica (sons individuais)