O LÚDICO: JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA
CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO
AUTISTA/ TRANSTORNO GLOBAL DO DESENVOLVIMENTO
Simone Helen Drumond Ischkanian[1]
Projeto: Autismo e
Educação – Método de Portfólios Educacionais
http://autismosimonehelendrumond.blogspot.com
As atividades com jogos,
brinquedos e brincadeiras lúdicas no cotidiano da criança com Transtorno do
Espectro Autista é muito importante devido à influência que os mesmos exercem
frente às motivações das crianças TEA/TGD, quando eles estão envolvidos
emocionalmente na ação, torna-se mais fácil e dinâmico o processo de
desenvolvimento de habilidades, voltadas para o ensino e aprendizagem. O foco do
Projeto: Autismo e
Educação – Método de Portfólios Educacionais é demonstrar a inserção do lúdico: jogos, brinquedos
e brincadeiras e revelar que em qualquer contexto voltado para aprendizagem das
crianças TEA/TGD é uma proposta educacional prática de vivência transformadora que
pode ser mediada eficazmente, dentro dos lares, das escolas, clínicas e demais
espaços educacionais.
[1]Graduada em pedagogia
pela UFAM. Especialização em Educação
Infantil pela UFAM. Especialização em Coordenação Pedagógica e Especialização
em Supervisão Escolar pela Universidade
Gama do Rio de Janeiro. Cursando Neuropsicopedagogia pela UCAMPROMINAS
MG. Cursando pós-graduação em Inclusão e
em Educação na Perspectiva do Ensino Estruturado para Autistas da abordagem
TEACCH. Formadora pedagógica em plataformas EAD nos contextos educacionais para
inclusão escolar. Autora do
Projeto: Autismo e Educação, método de portfólios educacionais para pessoas com
o TGD/TEA, mestrado em Ciências da Educação na Universidad San Carlos.